Educação e saúde em meio laboral. Um estudo sobre a estratégia de sobrevivência de trabalhadores com doenças do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roriz, Ubajara Silveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7697
Resumo: Esta dissertação busca refletir acerca da educação em saúde em meio laboral, estudando a estratégia de sobrevivência de seis trabalhadores e ex-trabalhadores com doenças do trabalho, na Empresa de Distribuição de Energia Elétrica de Sergipe (ENERGISA), nos anos 90, do século XX, e nos primeiros anos do século XXI. Observou-se a dinâmica do mercado de trabalho e os mecanismos de exclusão e segregação existentes na sociedade, refletindo-se sobre a proposta de estratégia qualificante de Elenice M. Leite, socióloga, secretária adjunta de Formação e Desenvolvimento Profissional do Ministério do Trabalho. No cotidiano dos indivíduos ouvidos em entrevistas semiestruturadas, foi possível saber sobre suas rotinas profissionais, vida social e em família, um cotidiano que reflete questões atuais que extrapolam o universo educacional na esfera política, econômica e social. Através de suas vozes encontram-se ideias expostas na Teoria Geral de Piaget, na qual o estudioso explica que o conhecimento é um processo e não um estado, em seu ponto de vista biológico, ser inteligente é adaptar-se ao meio. Ocorre, de acordo com Piaget, a equilibração/adaptação – assimilação – acomodação e, em sua teoria de estádios (níveis qualitativos de adaptação), ele descreve as características dos mesmos. Enfim, a dissertação busca analisar as condições de reinserção dos trabalhadores com Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho em Aracaju, Sergipe. Utilizou-se, para tanto, o estudo dos depoimentos de seis trabalhadores entrevistados por intermédio do Sindicato dos Eletricitários de Sergipe e do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, estabelecido pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Européia, em 16 de dezembro de 2008. Teve-se como parâmetro para a realização da análise a viabilidade da proposta de estratégia qualificante
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