O Instagram como palco comunicacional dos supermercados em Portugal: Um estudo dos perfis do Lidl, Pingo Doce e Auchan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Inês Rocheta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29842
Resumo: A crescente utilização das redes sociais no dia-a-dia da sociedade, tornou a utilização destas plataformas online parte integrante do estilo de vida da população. Isto contribuiu para o surgimento de diversas oportunidades para as empresas, proporcionando uma maior proximidade aos seus clientes. Exatamente por isso, o Instagram passou a ter um papel fundamental para a diferenciação das marcas e respetiva vantagem competitiva, independentemente da sua área de negócio. Como tal, empresas relacionadas com o retalho alimentar, nomeadamente os supermercados, também recorrem a esta rede social para se relacionarem com os seus públicos. É neste sentido que esta dissertação pretende, com recurso aos métodos digitais e à análise temática, caracterizar de que forma três supermercados com atividade em Portugal comunicam com os seus clientes através do seu perfil de Instagram. Para isto, foi desenvolvido e aplicado, a um conjunto de publicações recolhidas desta rede social, um codebook composto por 14 dimensões de análise. Através de uma análise qualitativa dos dados dos perfis do Lidl, Pingo Doce e Auchan, caracterizou-se a comunicação destes três supermercados no Instagram no contexto português. De um modo geral, verificou-se uma preferência pela utilização de fotografias para partilhar conteúdo e que as principais dimensões através das quais estes supermercados se dirigem aos seguidores são receitas, memes e produtos alimentares.
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