Ausência familiar e suas repercussões na construção da aprendizagem de crianças institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8463
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade averiguar o impacto do desligamento familiar na aprendizagem escolar, em crianças institucionalizadas, no contexto de um Serviço de Acolhimento Institucional de uma instituição pública, localizada no município de Laranjeiras/SE. A presença da família na vida de uma criança é imprescindível para a sua formação, desenvolvimento afetivo e segurança emocional. Por isso, quando as crianças e jovens, devido a situações sócio familiares, precisam de ser afastadas temporariamente do seu núcleo familiar, são colocadas em instituições sociais, de forma temporária. Porém, embora estas instituições se preocupem com o bem estar da criança e do jovem, muitas vezes, estes, por vários fatores, chegam à escola completamente desmotivados, propiciando a indisciplina, o absentismo escolar e, podendo originar a estigmatização, por parte da comunidade escolar. No desenvolvimento desta pesquisa, seguiu-se a abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, onde, como instrumentos de pesquisa, recorremos à entrevista estruturada que abrangeu a equipe técnica do abrigo (a diretora, 01 Psicólogo e 02 Assistentes Sociais), e 12 professores da escola freqüentada pelas crianças e jovens da casa Abrigo. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias e subcategorias possibilitando uma análise pormenorizada dos fatos descritos. O estudo concluiu que a quebra dos vínculos familiares constitui-se como fator decisivo no processo da não aprendizagem de crianças e adolescentes institucionalizadas.
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