Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15158 |
Resumo: | As características particulares da formação em enfermagem requerem da parte dos responsáveis pela mesma uma intervenção no sentido de proporcionar a todos os que dela usufruem uma abordagem promotora do desenvolvimento de competências, onde o saber prático cresça sustentado num saber teórico. É nesta perspectiva e em resposta aos novos desafios, que a cooperação escola/organizações de saúde surge como paradigma emergente à formação em enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clinico, onde o equilíbrio dinâmico entre teoria e prática é essencial. Sabendo que a cooperação organizacional não pode ser entendida à margem dos actores que a operacionalizam, interessou-nos nesta investigação conhecer as lógicas e estratégias pelas quais professores e enfermeiros modelam as suas orientações em ensino clinico. Pretendendo compreendê-los como actores, que desenvolvem o seu trabalho e que se confrontam no seu dia-a-dia com dificuldades, para as quais mobilizam estratégias tendo em conta os seus próprios objectivos e finalidades, realizámos um estudo qualitativo, configurando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. /*** Abstract - The particular features of the training in nursing require from the ore responsible a great leal of intervention. There is a need of promoting and developing competence in a practical way based in theoretical knowledge. It is in this perspective, and in an answer to new challenges, that the cooperation between the nursing school and the health organizations is emerging as a paradigm of training in nursing. In the clinical teaching context this aspect of dynamic balance between theory and practice is very essential. Taking in to account that a structured cooperation cannot work without the participation of the main subjects who deals activity whit it, we ware interested, in this investigation, to know the logics and strategies that the teachers and the nurses use as their guidance in the clinical teaching. Trying to understand them as main subjects, who develop their work and face daily with difficulties, mobilizing strategies taking in to their minds proper objectives and targets, we did a qualitative study, putting as research strategy the case study. |
id |
RCAP_606ec4dda509bc2c2f411eef3ca8c9b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15158 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagemEnfermagemEnsino clínicoÉvora (Portugal)As características particulares da formação em enfermagem requerem da parte dos responsáveis pela mesma uma intervenção no sentido de proporcionar a todos os que dela usufruem uma abordagem promotora do desenvolvimento de competências, onde o saber prático cresça sustentado num saber teórico. É nesta perspectiva e em resposta aos novos desafios, que a cooperação escola/organizações de saúde surge como paradigma emergente à formação em enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clinico, onde o equilíbrio dinâmico entre teoria e prática é essencial. Sabendo que a cooperação organizacional não pode ser entendida à margem dos actores que a operacionalizam, interessou-nos nesta investigação conhecer as lógicas e estratégias pelas quais professores e enfermeiros modelam as suas orientações em ensino clinico. Pretendendo compreendê-los como actores, que desenvolvem o seu trabalho e que se confrontam no seu dia-a-dia com dificuldades, para as quais mobilizam estratégias tendo em conta os seus próprios objectivos e finalidades, realizámos um estudo qualitativo, configurando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. /*** Abstract - The particular features of the training in nursing require from the ore responsible a great leal of intervention. There is a need of promoting and developing competence in a practical way based in theoretical knowledge. It is in this perspective, and in an answer to new challenges, that the cooperation between the nursing school and the health organizations is emerging as a paradigm of training in nursing. In the clinical teaching context this aspect of dynamic balance between theory and practice is very essential. Taking in to account that a structured cooperation cannot work without the participation of the main subjects who deals activity whit it, we ware interested, in this investigation, to know the logics and strategies that the teachers and the nurses use as their guidance in the clinical teaching. Trying to understand them as main subjects, who develop their work and face daily with difficulties, mobilizing strategies taking in to their minds proper objectives and targets, we did a qualitative study, putting as research strategy the case study.Universidade de Évora2015-09-01T09:42:23Z2015-09-012003-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15158http://hdl.handle.net/10174/15158pordep. C.S.helenarco@essp.pt687Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:42.033653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem |
title |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem |
spellingShingle |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do Enfermagem Ensino clínico Évora (Portugal) |
title_short |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem |
title_full |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem |
title_fullStr |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem |
title_sort |
Entre a lógica organizacional e as estratégias dos actores o caso da cooperação na orientação do ensino clínico de enfermagem |
author |
Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do |
author_facet |
Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino clínico Évora (Portugal) |
topic |
Enfermagem Ensino clínico Évora (Portugal) |
description |
As características particulares da formação em enfermagem requerem da parte dos responsáveis pela mesma uma intervenção no sentido de proporcionar a todos os que dela usufruem uma abordagem promotora do desenvolvimento de competências, onde o saber prático cresça sustentado num saber teórico. É nesta perspectiva e em resposta aos novos desafios, que a cooperação escola/organizações de saúde surge como paradigma emergente à formação em enfermagem, nomeadamente no contexto do ensino clinico, onde o equilíbrio dinâmico entre teoria e prática é essencial. Sabendo que a cooperação organizacional não pode ser entendida à margem dos actores que a operacionalizam, interessou-nos nesta investigação conhecer as lógicas e estratégias pelas quais professores e enfermeiros modelam as suas orientações em ensino clinico. Pretendendo compreendê-los como actores, que desenvolvem o seu trabalho e que se confrontam no seu dia-a-dia com dificuldades, para as quais mobilizam estratégias tendo em conta os seus próprios objectivos e finalidades, realizámos um estudo qualitativo, configurando como estratégia de pesquisa o estudo de caso. /*** Abstract - The particular features of the training in nursing require from the ore responsible a great leal of intervention. There is a need of promoting and developing competence in a practical way based in theoretical knowledge. It is in this perspective, and in an answer to new challenges, that the cooperation between the nursing school and the health organizations is emerging as a paradigm of training in nursing. In the clinical teaching context this aspect of dynamic balance between theory and practice is very essential. Taking in to account that a structured cooperation cannot work without the participation of the main subjects who deals activity whit it, we ware interested, in this investigation, to know the logics and strategies that the teachers and the nurses use as their guidance in the clinical teaching. Trying to understand them as main subjects, who develop their work and face daily with difficulties, mobilizing strategies taking in to their minds proper objectives and targets, we did a qualitative study, putting as research strategy the case study. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-02-01T00:00:00Z 2015-09-01T09:42:23Z 2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15158 http://hdl.handle.net/10174/15158 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep. C.S. helenarco@essp.pt 687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136561010311168 |