REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rumenos, Nijima Novello
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Massabni, Vânia Galindo, Bonito, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27691
Resumo: A Educação Infantil constitui a primeira etapa da educação básica no processo educativo, pois favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, nos vários domínios, de modo a potencializar suas características pessoais, adaptando-a e integrando-a à sociedade, como forma de despertar de consciência para a autonomia, a liberdade e a solidariedade. Neste âmbito, o ensino de ciências em idades precoces oferece aos alunos um conjunto de atividades que lhes permitem adquirir e expandir saberes e analisar a sua própria experiência e suas vivências imediatas à luz de uma interpretação científica dos fatos. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a educação em ciências, em uma sala de Jardim II da Pré- Escola, em uma escola brasileira, realizando um estudo de caso, ou seja, baseado em uma abordagem qualitativa. Para isso, buscou-se relatar o desenvolvimento de três atividades sobre ciências na educação infantil, elaboradas de modo que as crianças pudessem valorizar as questões científicas em seu cotidiano. Para melhor elaboração dessas atividades, foram observados quatro episódios de ensino de ciências e analisados baseados em um quadro de referencial epistemológico, além da análise da matriz do planejamento da docente responsável, confrontado-a com os episódios observados. Os resultados apontam para a inserção do ensino de Ciências na prática docente, incluindo temas e atividades relacionadas à natureza. A maioria das atividades observadas segue um paradigma teórico e expositivo, com recurso reduzido a atividades práticas. Este estudo permitiu o desenvolvimento de um plano de ação, complementar, como reposta às necessidades identificadas no planejamento e ação docente.
id RCAP_608b7204599c0634497edd73a37a7e88
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASILEnsino de CiênciasEducação InfantilAtividades PráticasVivência da CriançaPrática DocenteA Educação Infantil constitui a primeira etapa da educação básica no processo educativo, pois favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, nos vários domínios, de modo a potencializar suas características pessoais, adaptando-a e integrando-a à sociedade, como forma de despertar de consciência para a autonomia, a liberdade e a solidariedade. Neste âmbito, o ensino de ciências em idades precoces oferece aos alunos um conjunto de atividades que lhes permitem adquirir e expandir saberes e analisar a sua própria experiência e suas vivências imediatas à luz de uma interpretação científica dos fatos. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a educação em ciências, em uma sala de Jardim II da Pré- Escola, em uma escola brasileira, realizando um estudo de caso, ou seja, baseado em uma abordagem qualitativa. Para isso, buscou-se relatar o desenvolvimento de três atividades sobre ciências na educação infantil, elaboradas de modo que as crianças pudessem valorizar as questões científicas em seu cotidiano. Para melhor elaboração dessas atividades, foram observados quatro episódios de ensino de ciências e analisados baseados em um quadro de referencial epistemológico, além da análise da matriz do planejamento da docente responsável, confrontado-a com os episódios observados. Os resultados apontam para a inserção do ensino de Ciências na prática docente, incluindo temas e atividades relacionadas à natureza. A maioria das atividades observadas segue um paradigma teórico e expositivo, com recurso reduzido a atividades práticas. Este estudo permitiu o desenvolvimento de um plano de ação, complementar, como reposta às necessidades identificadas no planejamento e ação docente.Centro Universitário Sagrado Coração2020-03-06T11:33:02Z2020-03-062019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27691http://hdl.handle.net/10174/27691porRumenos, N. N., Massabni, V. G., & Bonito, J. (2019). Reforçar a educação em ciências na educação infantil no Brasil. Revista Mimesis, 40(2), 275-296. [ISNN 2177-3793].275-2962177-3793https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/mimesis/mimesis_v40_n2_2019/mimesis_v40_n2_2019_art_05.pdf40Mimesis, Bauru2nnrumenos@gmail.commassabni@usp.brjbonito@uevora.ptREFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL229Rumenos, Nijima NovelloMassabni, Vânia GalindoBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:41.376173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
title REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
spellingShingle REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Rumenos, Nijima Novello
Ensino de Ciências
Educação Infantil
Atividades Práticas
Vivência da Criança
Prática Docente
title_short REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
title_full REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
title_fullStr REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
title_full_unstemmed REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
title_sort REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
author Rumenos, Nijima Novello
author_facet Rumenos, Nijima Novello
Massabni, Vânia Galindo
Bonito, Jorge
author_role author
author2 Massabni, Vânia Galindo
Bonito, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rumenos, Nijima Novello
Massabni, Vânia Galindo
Bonito, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Educação Infantil
Atividades Práticas
Vivência da Criança
Prática Docente
topic Ensino de Ciências
Educação Infantil
Atividades Práticas
Vivência da Criança
Prática Docente
description A Educação Infantil constitui a primeira etapa da educação básica no processo educativo, pois favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, nos vários domínios, de modo a potencializar suas características pessoais, adaptando-a e integrando-a à sociedade, como forma de despertar de consciência para a autonomia, a liberdade e a solidariedade. Neste âmbito, o ensino de ciências em idades precoces oferece aos alunos um conjunto de atividades que lhes permitem adquirir e expandir saberes e analisar a sua própria experiência e suas vivências imediatas à luz de uma interpretação científica dos fatos. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a educação em ciências, em uma sala de Jardim II da Pré- Escola, em uma escola brasileira, realizando um estudo de caso, ou seja, baseado em uma abordagem qualitativa. Para isso, buscou-se relatar o desenvolvimento de três atividades sobre ciências na educação infantil, elaboradas de modo que as crianças pudessem valorizar as questões científicas em seu cotidiano. Para melhor elaboração dessas atividades, foram observados quatro episódios de ensino de ciências e analisados baseados em um quadro de referencial epistemológico, além da análise da matriz do planejamento da docente responsável, confrontado-a com os episódios observados. Os resultados apontam para a inserção do ensino de Ciências na prática docente, incluindo temas e atividades relacionadas à natureza. A maioria das atividades observadas segue um paradigma teórico e expositivo, com recurso reduzido a atividades práticas. Este estudo permitiu o desenvolvimento de um plano de ação, complementar, como reposta às necessidades identificadas no planejamento e ação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-06T11:33:02Z
2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27691
http://hdl.handle.net/10174/27691
url http://hdl.handle.net/10174/27691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rumenos, N. N., Massabni, V. G., & Bonito, J. (2019). Reforçar a educação em ciências na educação infantil no Brasil. Revista Mimesis, 40(2), 275-296. [ISNN 2177-3793].
275-296
2177-3793
https://secure.unisagrado.edu.br/static/biblioteca/mimesis/mimesis_v40_n2_2019/mimesis_v40_n2_2019_art_05.pdf
40
Mimesis, Bauru
2
nnrumenos@gmail.com
massabni@usp.br
jbonito@uevora.pt
REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Sagrado Coração
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Sagrado Coração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136659202113536