Inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angélico, Cátia Sofia Milharó
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15337
Resumo: O autismo é uma perturbação que condiciona o desenvolvimento da criança, colocando algumas limitações à sua educação e integração social e sobre o qual ainda se mantêm grandes dúvidas e divergências no campo científico (Veloso, 2014). Este estudo apresenta como objetivo conhecer e identificar as estratégias desenvolvidas com uma criança com perturbação do espetro de autismo (PEA) no jardim de infância verificando se a mesma é incluída. Para a elaboração da problemática, foi realizado um enquadramento teórico-conceptual relativamente à educação pré-escolar, educação especial e à perturbação do espetro do autismo. Para dar resposta ao objetivo do estudo desenvolveu-se trabalho de investigação de caráter qualitativo, na forma de estudo de caso (uma criança), com recurso à análise documental, a entrevistas e a observações. Os principais resultados demonstram que a criança é incluída no jardim de infância, através de estratégias inclusivas realizadas em sala em que há a entreajuda e cooperação entre todos os sujeitos do estudo, fornecendo à criança todas as ferramentas que esta necessita para se desenvolver e crescer de forma segura, incluída e saudável.
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