A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ângela Filipe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038
Resumo: A avaliação da produção escrita em L2 de nível avançado é de difícil quantificação, como também são os objetivos estabelecidos para esta competência no mesmo nível. A correção não é suficiente. Procura-se a qualidade da escrita, traduzida na precisão e na riqueza lexicais, bem como na complexidade frásica. No sentido de medir estas características da escrita sofisticada, propõem-se a Densidade de Ideias e a Complexidade Gramatical como parâmetros de avaliação da escrita já explorados por Snowdon et al. (1996) e por Kemper et al. (2001) no âmbito do Nun Study (Snowdon 2001). A sua aplicação ao contexto da aprendizagem do português L2 no nível avançado (C1/C2) é feita no sentido de estudar a natureza das frases produzidas em duas tarefas de produção escrita: uma síntese e uma réplica. Verificou-se, em primeiro lugar, uma variabilidade elevada nos resultados que decorre da heterogeneidade do grupo de estudantes em questão. Em segundo lugar, ambas as medidas evidenciaram uma associação significativa em ambas as tarefas de escrita, levando a concluir que quem escrever com riqueza e precisão lexicais produzirá também frases de complexidade gramatical mais elevada. Por último, verificou-se a influência da leitura sobre a escrita, na medida em que os estudantes que leem por hábito são aqueles que obtiveram marcas mais elevadas nos dois parâmetros medidos.
id RCAP_616891b8a1a86ecc876bb5ea05a3ef2a
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2ArtigosA avaliação da produção escrita em L2 de nível avançado é de difícil quantificação, como também são os objetivos estabelecidos para esta competência no mesmo nível. A correção não é suficiente. Procura-se a qualidade da escrita, traduzida na precisão e na riqueza lexicais, bem como na complexidade frásica. No sentido de medir estas características da escrita sofisticada, propõem-se a Densidade de Ideias e a Complexidade Gramatical como parâmetros de avaliação da escrita já explorados por Snowdon et al. (1996) e por Kemper et al. (2001) no âmbito do Nun Study (Snowdon 2001). A sua aplicação ao contexto da aprendizagem do português L2 no nível avançado (C1/C2) é feita no sentido de estudar a natureza das frases produzidas em duas tarefas de produção escrita: uma síntese e uma réplica. Verificou-se, em primeiro lugar, uma variabilidade elevada nos resultados que decorre da heterogeneidade do grupo de estudantes em questão. Em segundo lugar, ambas as medidas evidenciaram uma associação significativa em ambas as tarefas de escrita, levando a concluir que quem escrever com riqueza e precisão lexicais produzirá também frases de complexidade gramatical mais elevada. Por último, verificou-se a influência da leitura sobre a escrita, na medida em que os estudantes que leem por hábito são aqueles que obtiveram marcas mais elevadas nos dois parâmetros medidos.Advanced L2 written production assessment is difficult to quantify as are learning goals established for this competence in the same level. Correction is not enough. Quality in writing is expected to translate into lexical precision and richness, as well as sentence complexity. In order to measure these characteristics of sophisticated writing, Idea Density and Grammatical Complexity are proposed as assessment parameters as they were explored by Snowdon et al. (1996) and by Kemper et al. (2001) in the Nun Study (Snowdon 2001). Its adoption to the advanced Portuguese L2 learning context (C1/C2) underlied the study of sentences produced in two writing tasks: a synthesis and a writing prompt. First, results were highly variable due to the heterogeneity of the group of participants. Both measures were found to be correlated in both writing tasks, which led to the conclusion that participants who write with lexical precision and richness also produce higher complexity sentences. Lastly, the results confirmed that reading has an influence on writing quality, insofar as the students who usually read as the ones who got the highest scores in both parameters.FLUP2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038por1647-8770Lopes, Ângela Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-13T07:01:31Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:39.905433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
title A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
spellingShingle A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
Lopes, Ângela Filipe
Artigos
title_short A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
title_full A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
title_fullStr A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
title_full_unstemmed A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
title_sort A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
author Lopes, Ângela Filipe
author_facet Lopes, Ângela Filipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ângela Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A avaliação da produção escrita em L2 de nível avançado é de difícil quantificação, como também são os objetivos estabelecidos para esta competência no mesmo nível. A correção não é suficiente. Procura-se a qualidade da escrita, traduzida na precisão e na riqueza lexicais, bem como na complexidade frásica. No sentido de medir estas características da escrita sofisticada, propõem-se a Densidade de Ideias e a Complexidade Gramatical como parâmetros de avaliação da escrita já explorados por Snowdon et al. (1996) e por Kemper et al. (2001) no âmbito do Nun Study (Snowdon 2001). A sua aplicação ao contexto da aprendizagem do português L2 no nível avançado (C1/C2) é feita no sentido de estudar a natureza das frases produzidas em duas tarefas de produção escrita: uma síntese e uma réplica. Verificou-se, em primeiro lugar, uma variabilidade elevada nos resultados que decorre da heterogeneidade do grupo de estudantes em questão. Em segundo lugar, ambas as medidas evidenciaram uma associação significativa em ambas as tarefas de escrita, levando a concluir que quem escrever com riqueza e precisão lexicais produzirá também frases de complexidade gramatical mais elevada. Por último, verificou-se a influência da leitura sobre a escrita, na medida em que os estudantes que leem por hábito são aqueles que obtiveram marcas mais elevadas nos dois parâmetros medidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-8770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP
publisher.none.fl_str_mv FLUP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130771335675904