Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22912 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos Problemas de Internalização (PI), avaliados por diferentes informadores, em função do nível de Realização Académica (RA), em alunos do 2º CEB, 3º CEB e ensino secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria ASEBA validados para a população portuguesa foram utilizados a CBCL 6-18, YSR 11-18 e TRF 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam mais PI do que alunos com RA média e/ou elevada. No entanto no 3º CEB, na perspetiva dos próprios jovens, os alunos com RA elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com RA baixa. Estes resultados indicam-nos que para além dos alunos com RA baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para PI, é necessário ter também especial atenção aos alunos com RA elevada. |
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Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundárioRealização académicaBem-estar psicológicoProblemas de internalizaçãoDepressãoAnsiedadeAcademic achievementPsychological well-beingInternalization problemsDepressionAnxietyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos Problemas de Internalização (PI), avaliados por diferentes informadores, em função do nível de Realização Académica (RA), em alunos do 2º CEB, 3º CEB e ensino secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria ASEBA validados para a população portuguesa foram utilizados a CBCL 6-18, YSR 11-18 e TRF 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam mais PI do que alunos com RA média e/ou elevada. No entanto no 3º CEB, na perspetiva dos próprios jovens, os alunos com RA elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com RA baixa. Estes resultados indicam-nos que para além dos alunos com RA baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para PI, é necessário ter também especial atenção aos alunos com RA elevada.The main goal of this research paper is to analyze the differences in internalization problems, evaluated by different informants, according to academic achievement level, among students of the 2nd and 3nd cycle of basic education and high-school. For this study was used a stratified sampling representative of the portuguese population constituted by of 1510 students aged between 11 and 18 years old. From the set of ASEBA battery tests validated for the Portuguese population, the three instruments used were: CBCL 6-18, YSR 11-18 e TRF 6-18. In general, the results of this study suggest that students with low academic achievement show more internalization problems than students with medium and/or high academic achievement. However in 3nd cycle, from the perspective of the students, students with high academic achievement show higher levels of anxiety/depression, compared to students with low academic achievement. These results indicate that in addition to students with low academic achievement who are at risk and vulnerable to internalization problems, special attention must also be paid to students with high academic achievement.Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoDias, PedroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Elodie dos2017-10-03T14:21:17Z2017-07-2020172017-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22912TID:201759063porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:03.176894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos Problemas de Internalização (PI), avaliados por diferentes informadores, em função do nível de Realização Académica (RA), em alunos do 2º CEB, 3º CEB e ensino secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria ASEBA validados para a população portuguesa foram utilizados a CBCL 6-18, YSR 11-18 e TRF 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam mais PI do que alunos com RA média e/ou elevada. No entanto no 3º CEB, na perspetiva dos próprios jovens, os alunos com RA elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com RA baixa. Estes resultados indicam-nos que para além dos alunos com RA baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para PI, é necessário ter também especial atenção aos alunos com RA elevada. |
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