Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elodie dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22912
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos Problemas de Internalização (PI), avaliados por diferentes informadores, em função do nível de Realização Académica (RA), em alunos do 2º CEB, 3º CEB e ensino secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria ASEBA validados para a população portuguesa foram utilizados a CBCL 6-18, YSR 11-18 e TRF 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam mais PI do que alunos com RA média e/ou elevada. No entanto no 3º CEB, na perspetiva dos próprios jovens, os alunos com RA elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com RA baixa. Estes resultados indicam-nos que para além dos alunos com RA baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para PI, é necessário ter também especial atenção aos alunos com RA elevada.
id RCAP_61f29130a0ad9f8f7730eb6b2774f98c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundárioRealização académicaBem-estar psicológicoProblemas de internalizaçãoDepressãoAnsiedadeAcademic achievementPsychological well-beingInternalization problemsDepressionAnxietyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos Problemas de Internalização (PI), avaliados por diferentes informadores, em função do nível de Realização Académica (RA), em alunos do 2º CEB, 3º CEB e ensino secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria ASEBA validados para a população portuguesa foram utilizados a CBCL 6-18, YSR 11-18 e TRF 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam mais PI do que alunos com RA média e/ou elevada. No entanto no 3º CEB, na perspetiva dos próprios jovens, os alunos com RA elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com RA baixa. Estes resultados indicam-nos que para além dos alunos com RA baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para PI, é necessário ter também especial atenção aos alunos com RA elevada.The main goal of this research paper is to analyze the differences in internalization problems, evaluated by different informants, according to academic achievement level, among students of the 2nd and 3nd cycle of basic education and high-school. For this study was used a stratified sampling representative of the portuguese population constituted by of 1510 students aged between 11 and 18 years old. From the set of ASEBA battery tests validated for the Portuguese population, the three instruments used were: CBCL 6-18, YSR 11-18 e TRF 6-18. In general, the results of this study suggest that students with low academic achievement show more internalization problems than students with medium and/or high academic achievement. However in 3nd cycle, from the perspective of the students, students with high academic achievement show higher levels of anxiety/depression, compared to students with low academic achievement. These results indicate that in addition to students with low academic achievement who are at risk and vulnerable to internalization problems, special attention must also be paid to students with high academic achievement.Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoDias, PedroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Elodie dos2017-10-03T14:21:17Z2017-07-2020172017-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22912TID:201759063porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:03.176894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
title Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
spellingShingle Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
Santos, Elodie dos
Realização académica
Bem-estar psicológico
Problemas de internalização
Depressão
Ansiedade
Academic achievement
Psychological well-being
Internalization problems
Depression
Anxiety
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
title_full Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
title_fullStr Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
title_sort Realização académica e problemas de internalização em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e alunos do ensino secundário
author Santos, Elodie dos
author_facet Santos, Elodie dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisboa, Lurdes Lopes Veríssimo
Dias, Pedro
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elodie dos
dc.subject.por.fl_str_mv Realização académica
Bem-estar psicológico
Problemas de internalização
Depressão
Ansiedade
Academic achievement
Psychological well-being
Internalization problems
Depression
Anxiety
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Realização académica
Bem-estar psicológico
Problemas de internalização
Depressão
Ansiedade
Academic achievement
Psychological well-being
Internalization problems
Depression
Anxiety
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos Problemas de Internalização (PI), avaliados por diferentes informadores, em função do nível de Realização Académica (RA), em alunos do 2º CEB, 3º CEB e ensino secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria ASEBA validados para a população portuguesa foram utilizados a CBCL 6-18, YSR 11-18 e TRF 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com RA baixa apresentam mais PI do que alunos com RA média e/ou elevada. No entanto no 3º CEB, na perspetiva dos próprios jovens, os alunos com RA elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com RA baixa. Estes resultados indicam-nos que para além dos alunos com RA baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para PI, é necessário ter também especial atenção aos alunos com RA elevada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-03T14:21:17Z
2017-07-20
2017
2017-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22912
TID:201759063
url http://hdl.handle.net/10400.14/22912
identifier_str_mv TID:201759063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131884287950848