A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, João Paulo Mendes Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8018
Resumo: O presente trabalho de investigação centrou-se na relação que o ensino da música tem com as aprendizagens estruturantes e o quanto pode ser benéfica a conciliação destas áreas na melhoria do aproveitamento escolar dos nossos alunos. O que levou ao desenvolvimento deste trabalho foi a pertinência do tema. Nos últimos cinco anos, a par com as aulas de Educação Musical dinamizou-se um projeto de ocupação de tempos livres em meio escolar, contemplando o ensino da música e instrumentos musicais aos alunos interessados em aprender algo mais para além das aulas regulares. Com o desenvolver das atividades, foram notáveis as ligações entre as aprendizagens musicais e a restante vida escolar dos alunos, salientando-se as relações interpessoais que se geraram entre jovens no ambiente escolar e as dinâmicas com as demais disciplinas e meio escolar abrangente. O estudo musical e a aprendizagem de instrumentos musicais, gerou nos alunos competências que se revelaram importantes no processo ensino-aprendizagem. A melhoria da atenção e concentração, postura e atitudes comportamentais foram notórias e influenciaram a avaliação em termos positivos. Também foram criadas interações de solidariedade dos alunos com a comunidade envolvente, nomeadamente com instituições sociais como lar de idosos e estabelecimento prisional, com momentos de animação sociocultural proporcionados aos residentes.
id RCAP_62270a67589738738dc2ea54fff63fa8
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básicoMúsicaAprendizagemJogoMotivaçãoPsicomotorO presente trabalho de investigação centrou-se na relação que o ensino da música tem com as aprendizagens estruturantes e o quanto pode ser benéfica a conciliação destas áreas na melhoria do aproveitamento escolar dos nossos alunos. O que levou ao desenvolvimento deste trabalho foi a pertinência do tema. Nos últimos cinco anos, a par com as aulas de Educação Musical dinamizou-se um projeto de ocupação de tempos livres em meio escolar, contemplando o ensino da música e instrumentos musicais aos alunos interessados em aprender algo mais para além das aulas regulares. Com o desenvolver das atividades, foram notáveis as ligações entre as aprendizagens musicais e a restante vida escolar dos alunos, salientando-se as relações interpessoais que se geraram entre jovens no ambiente escolar e as dinâmicas com as demais disciplinas e meio escolar abrangente. O estudo musical e a aprendizagem de instrumentos musicais, gerou nos alunos competências que se revelaram importantes no processo ensino-aprendizagem. A melhoria da atenção e concentração, postura e atitudes comportamentais foram notórias e influenciaram a avaliação em termos positivos. Também foram criadas interações de solidariedade dos alunos com a comunidade envolvente, nomeadamente com instituições sociais como lar de idosos e estabelecimento prisional, com momentos de animação sociocultural proporcionados aos residentes.The present research focused on the relationship that the teaching of music has with structuring learning and how beneficial it can be to reconcile these areas in the improvement of the scholastic achievement of our students. What led to the development of this work was the pertinence of this theme. In the last five years, along with the classes of Music Education, a project of occupation of free time in school was stimulated, contemplating the teaching of the music and musical instruments to the students interested in learning something more than the regular classes. With the development of the activities, the links between musical learning and the rest of the students' school life were remarkable, emphasizing the interpersonal relations that were generated among young people in the school environment and the dynamics with the other disciplines and comprehensive school environment. The musical study and the learning of musical instruments, generated in the students competences that proved to be important in the teaching-learning process. The improvement of attention and concentration, posture and behavioral attitudes were notorious and influenced the evaluation in positive terms. Student solidarity interactions with the surrounding community were also created, namely with social institutions such as nursing homes and prisons, with moments of sociocultural animation provided to the residents.2017-09-01T12:47:54Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8018TID:202032302porCorreia, João Paulo Mendes Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:09.383641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
title A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
spellingShingle A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
Correia, João Paulo Mendes Rodrigues
Música
Aprendizagem
Jogo
Motivação
Psicomotor
title_short A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
title_full A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
title_fullStr A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
title_full_unstemmed A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
title_sort A música como fator desbloqueador e motivador das aprendizagens estruturais e do bem-estar físico e emocional do aluno no ensino básico
author Correia, João Paulo Mendes Rodrigues
author_facet Correia, João Paulo Mendes Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, João Paulo Mendes Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Aprendizagem
Jogo
Motivação
Psicomotor
topic Música
Aprendizagem
Jogo
Motivação
Psicomotor
description O presente trabalho de investigação centrou-se na relação que o ensino da música tem com as aprendizagens estruturantes e o quanto pode ser benéfica a conciliação destas áreas na melhoria do aproveitamento escolar dos nossos alunos. O que levou ao desenvolvimento deste trabalho foi a pertinência do tema. Nos últimos cinco anos, a par com as aulas de Educação Musical dinamizou-se um projeto de ocupação de tempos livres em meio escolar, contemplando o ensino da música e instrumentos musicais aos alunos interessados em aprender algo mais para além das aulas regulares. Com o desenvolver das atividades, foram notáveis as ligações entre as aprendizagens musicais e a restante vida escolar dos alunos, salientando-se as relações interpessoais que se geraram entre jovens no ambiente escolar e as dinâmicas com as demais disciplinas e meio escolar abrangente. O estudo musical e a aprendizagem de instrumentos musicais, gerou nos alunos competências que se revelaram importantes no processo ensino-aprendizagem. A melhoria da atenção e concentração, postura e atitudes comportamentais foram notórias e influenciaram a avaliação em termos positivos. Também foram criadas interações de solidariedade dos alunos com a comunidade envolvente, nomeadamente com instituições sociais como lar de idosos e estabelecimento prisional, com momentos de animação sociocultural proporcionados aos residentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01T12:47:54Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8018
TID:202032302
url http://hdl.handle.net/10348/8018
identifier_str_mv TID:202032302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137116802777088