Integração educativa das crianças e jovens de etnia cigana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Inês dos Santos Rebolo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26750
Resumo: A escola ocupa um lugar particularmente importante nos processos de integração social das comunidades que se mantêm ou que são mantidas cultural, social e economicamente à margem da sociedade dominante, como é o caso da comunidade cigana, sendo a educação a base para transformações sociais e culturais dos cidadãos (Ramos, 2011). Assim, entende-se que a escola terá de responder cada vez mais à diversidade cultural presente nos seus territórios educativos, reconhecendo que os diferentes agentes da comunidade educativa podem constituir-se como um fator facilitador e/ou de bloqueio a esses mesmos processos de integração. O presente trabalho enquadra a problemática da integração educativa das crianças e jovens de etnia cigana e foi planeado baseando-se na metodologia de projeto. Com o objetivo de realizar o diagnóstico procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa, realizada numa escola do distrito de Lisboa. Neste sentido, as necessidades diagnosticadas prendem-se com as dimensões da relação família-escola, da valorização escolar, da importância da participação dos pais no processo socioeducativo das crianças e jovens de etnia cigana, da diferenciação curricular e da promoção do sucesso escolar. Consequentemente o trabalho consistiu em desenhar um projeto de intervenção que tem como objetivos gerais: contribuir para a melhoria da relação família-escola e reduzir o absentismo, contemplando os eixos descritos na avaliação das necessidades, e tendo em conta os recursos identificados.
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