Integração educativa das crianças e jovens de etnia cigana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26750 |
Resumo: | A escola ocupa um lugar particularmente importante nos processos de integração social das comunidades que se mantêm ou que são mantidas cultural, social e economicamente à margem da sociedade dominante, como é o caso da comunidade cigana, sendo a educação a base para transformações sociais e culturais dos cidadãos (Ramos, 2011). Assim, entende-se que a escola terá de responder cada vez mais à diversidade cultural presente nos seus territórios educativos, reconhecendo que os diferentes agentes da comunidade educativa podem constituir-se como um fator facilitador e/ou de bloqueio a esses mesmos processos de integração. O presente trabalho enquadra a problemática da integração educativa das crianças e jovens de etnia cigana e foi planeado baseando-se na metodologia de projeto. Com o objetivo de realizar o diagnóstico procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa, realizada numa escola do distrito de Lisboa. Neste sentido, as necessidades diagnosticadas prendem-se com as dimensões da relação família-escola, da valorização escolar, da importância da participação dos pais no processo socioeducativo das crianças e jovens de etnia cigana, da diferenciação curricular e da promoção do sucesso escolar. Consequentemente o trabalho consistiu em desenhar um projeto de intervenção que tem como objetivos gerais: contribuir para a melhoria da relação família-escola e reduzir o absentismo, contemplando os eixos descritos na avaliação das necessidades, e tendo em conta os recursos identificados. |
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Integração educativa das crianças e jovens de etnia ciganaCigano -- GypsyAbsentismo -- AbsenteeismEducação intercultural -- Intercultural educationIntegraçãoRomaIntegrationA escola ocupa um lugar particularmente importante nos processos de integração social das comunidades que se mantêm ou que são mantidas cultural, social e economicamente à margem da sociedade dominante, como é o caso da comunidade cigana, sendo a educação a base para transformações sociais e culturais dos cidadãos (Ramos, 2011). Assim, entende-se que a escola terá de responder cada vez mais à diversidade cultural presente nos seus territórios educativos, reconhecendo que os diferentes agentes da comunidade educativa podem constituir-se como um fator facilitador e/ou de bloqueio a esses mesmos processos de integração. O presente trabalho enquadra a problemática da integração educativa das crianças e jovens de etnia cigana e foi planeado baseando-se na metodologia de projeto. Com o objetivo de realizar o diagnóstico procedeu-se a uma investigação de natureza qualitativa, realizada numa escola do distrito de Lisboa. Neste sentido, as necessidades diagnosticadas prendem-se com as dimensões da relação família-escola, da valorização escolar, da importância da participação dos pais no processo socioeducativo das crianças e jovens de etnia cigana, da diferenciação curricular e da promoção do sucesso escolar. Consequentemente o trabalho consistiu em desenhar um projeto de intervenção que tem como objetivos gerais: contribuir para a melhoria da relação família-escola e reduzir o absentismo, contemplando os eixos descritos na avaliação das necessidades, e tendo em conta os recursos identificados.School occupies a particular important place, in the social integration process of communities that remains or are maintained culturally, socially and economically at the edge of the dominant society, which is the case of the gipsy community, with education beeing the base for social and cultural transformations of the citizens (Ramos, 2011). Thus, it is understood that the school will have to respond even more to the cultural diversity present in its educational regions, recognizing that the different agents of the educational community can be seen as facilitating or blocking factor to the same integration processes. The present paper adresses the issue of educational integration of young and teenage gipsy children and was planned based on the project´s methodology. In order to carry out the diagnosis, an investigation of a qualitative nature was carried out, in a school is the Lisbon district. In this sense, the diagnosed needs are related to the dimentions of the "family-school relationship", school appreciation, the importance of parents participation in the socio-educational process of young and teenage gipsy children, curricular differentiation and the promotion of school sucess. Consequently this paper consisted in drawing an intervention project that has the following general objectives: contribute to the improvement of the "family-school relationship" and reduce absenteeism, consedering the axes described in the needs assessment, and taking into account the identified resources.2022-12-22T11:41:36Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-142022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26750TID:203126742porDias, Inês dos Santos Reboloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:20.750387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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