Desenvolvimento do produto turístico rural integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cristina Alexandra Matos dos Santos Aguiar
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8093
Resumo: Este projeto de investigação aborda o desenvolvimento do produto turístico rural integral, premiando a questão da experiência turística, que resulta de interações entre indivíduos e ambientes e que originam um fenómeno qualitativo. Para compreender a experiência turística como um produto integral, têm de ser estudados e avaliados os argumentos que estão relacionados com o comportamento do turista, os quais geram e influenciam as suas decisões relativamente a destinos, ao mesmo tempo que incluem expectativas, motivações e atividades procuradas durante as visitas. Para elaborar esta pesquisa recorreu-se à metodologia de base qualitativa, utilizando a informação recolhida através de dados secundários, quer por via da revisão bibliográfica, quer sustentada nas respostas às entrevistas delineadas pela equipa do projeto ORTE. Estas entrevistas foram realizadas a turistas de duas aldeias localizadas na região Centro de Portugal, nomeadamente, Janeiro de Cima, Aldeia de Xisto, e Linhares da Beira, Aldeia Histórica. No presente trabalho explorou-se a análise de conteúdo de modo a que fossem identificados os propósitos da viagem ao mundo rural, particularmente, às aldeias em estudo. No que diz respeito às perceções dos turistas, o turismo rural integrado engloba os diversos âmbitos da ruralidade, desde a agricultura, ao artesanato e ao meio ambiente, o património construído e cultural e a possibilidade de desenvolver atividades ao ar livre. Conclui-se que as pessoas que visitam o espaço rural apresentam as seguintes caraterísticas: urbanos de classe média alta e com elevadas habilitações literárias, possuidores de significativa autonomia, tanto na forma como escolhem os destinos, geralmente a internet, como nos meios que utilizam para se movimentar que são habitualmente os meios próprios. Deslocam-se por espaços temporais pequenos e para distâncias geográficas não muito alargadas, com o objetivo de alcançar um experiência única, retemperadora e memorável, fruto das virtudes que associam às suas perceções e expectativas. Os resultados alcançados permitem aferir que o espaço rural é valorizado pela ausência de rotinas e obrigações, sendo procurado para repousar, admirar a paisagem, passar tempo com a família num ambiente distinto do diário e ainda para recuperar forças e energia. Nestes espaços deseja-se viver, reviver ou mostrar aos filhos com idades inferiores a 15 anos, a autenticidade e o modo de vida das populações.
id RCAP_62d749a2c9576df56462570e3f59c7ad
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento do produto turístico rural integralGestão do turismoDesenvolvimento do turismoTurismo culturalTurismo ruralComportamento do consumidorMotivação turísticaProcura turísticaEste projeto de investigação aborda o desenvolvimento do produto turístico rural integral, premiando a questão da experiência turística, que resulta de interações entre indivíduos e ambientes e que originam um fenómeno qualitativo. Para compreender a experiência turística como um produto integral, têm de ser estudados e avaliados os argumentos que estão relacionados com o comportamento do turista, os quais geram e influenciam as suas decisões relativamente a destinos, ao mesmo tempo que incluem expectativas, motivações e atividades procuradas durante as visitas. Para elaborar esta pesquisa recorreu-se à metodologia de base qualitativa, utilizando a informação recolhida através de dados secundários, quer por via da revisão bibliográfica, quer sustentada nas respostas às entrevistas delineadas pela equipa do projeto ORTE. Estas entrevistas foram realizadas a turistas de duas aldeias localizadas na região Centro de Portugal, nomeadamente, Janeiro de Cima, Aldeia de Xisto, e Linhares da Beira, Aldeia Histórica. No presente trabalho explorou-se a análise de conteúdo de modo a que fossem identificados os propósitos da viagem ao mundo rural, particularmente, às aldeias em estudo. No que diz respeito às perceções dos turistas, o turismo rural integrado engloba os diversos âmbitos da ruralidade, desde a agricultura, ao artesanato e ao meio ambiente, o património construído e cultural e a possibilidade de desenvolver atividades ao ar livre. Conclui-se que as pessoas que visitam o espaço rural apresentam as seguintes caraterísticas: urbanos de classe média alta e com elevadas habilitações literárias, possuidores de significativa autonomia, tanto na forma como escolhem os destinos, geralmente a internet, como nos meios que utilizam para se movimentar que são habitualmente os meios próprios. Deslocam-se por espaços temporais pequenos e para distâncias geográficas não muito alargadas, com o objetivo de alcançar um experiência única, retemperadora e memorável, fruto das virtudes que associam às suas perceções e expectativas. Os resultados alcançados permitem aferir que o espaço rural é valorizado pela ausência de rotinas e obrigações, sendo procurado para repousar, admirar a paisagem, passar tempo com a família num ambiente distinto do diário e ainda para recuperar forças e energia. Nestes espaços deseja-se viver, reviver ou mostrar aos filhos com idades inferiores a 15 anos, a autenticidade e o modo de vida das populações.This research project approaches the development of the integral rural tourist product, regarding the tourist experience, which derives from the interaction between individuals and environments, representing a qualitative phenomenon. In order to comprehend the tourist experience as an overall and integral product, we must study and evaluate the arguments related to the behavior of the tourists, which generate and influence their decisions regarding destinations, and also reveal their expectations, motivations and activities sought during their visits and stays in rural areas. In this research project, a qualitative methodology was used, in the first phase based on secondary data, in the literature review, and in a second moment with primary data collected for the project "The overall rural tourism experience and sustainable local community development", through interviews. These interviews were undertaken with tourists in two villages situated in the Central region of Portugal, namely Janeiro de Cima, belonging to the “schist villages” network, and Linhares da Beira, belonging to the network of “historical villages of Portugal”. In this work, we explored the before-mentioned data collected via content analysis to identify the motives tourists associate to their trip to the rural world and experiences lived in the villages studied. As far as tourist perceptions are concerned, integrated rural tourism encompasses the various scopes and dimensions of the rural character of a given region, from agriculture, over craft works and the environment, to the built and cultural heritage and the possibility to develop and undertake outdoors activities. We conclude that those who decide to visit the villages exhibit the following characteristics: they tend to belong to the upper middle class of urban residents with university degrees, possessing a significant degree of autonomy, both in the manner in which they select their destinations (usually via Internet) and regarding the means they use to get around which are usually their own car. They travel for short periods of time, overcoming relatively small geographical distances, in order to live a unique and memorable experience, which allows them to "recharge their batteries", as a result of the virtues associated with their perceptions and expectations of their rural territories. The results achieved allow us to determine that the rural space is valued due to the absence of daily urban stress, routines and obligations, and is sought primarily for rest and relaxation (push motives), for esthetic pleasures associated to landscape appreciation, proximity to nature, for spending time with the family in an environment different from that of their daily lives and also for recovering strength and energy (push motives). In these spaces people wish to live, relive or show their children the authenticity and way of life of the local population (pull motives).Universidade de Aveiro2012-04-13T15:25:05Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8093porPinto, Cristina Alexandra Matos dos Santos Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:51Zoai:ria.ua.pt:10773/8093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:28.297319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do produto turístico rural integral
title Desenvolvimento do produto turístico rural integral
spellingShingle Desenvolvimento do produto turístico rural integral
Pinto, Cristina Alexandra Matos dos Santos Aguiar
Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Turismo cultural
Turismo rural
Comportamento do consumidor
Motivação turística
Procura turística
title_short Desenvolvimento do produto turístico rural integral
title_full Desenvolvimento do produto turístico rural integral
title_fullStr Desenvolvimento do produto turístico rural integral
title_full_unstemmed Desenvolvimento do produto turístico rural integral
title_sort Desenvolvimento do produto turístico rural integral
author Pinto, Cristina Alexandra Matos dos Santos Aguiar
author_facet Pinto, Cristina Alexandra Matos dos Santos Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Cristina Alexandra Matos dos Santos Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Turismo cultural
Turismo rural
Comportamento do consumidor
Motivação turística
Procura turística
topic Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Turismo cultural
Turismo rural
Comportamento do consumidor
Motivação turística
Procura turística
description Este projeto de investigação aborda o desenvolvimento do produto turístico rural integral, premiando a questão da experiência turística, que resulta de interações entre indivíduos e ambientes e que originam um fenómeno qualitativo. Para compreender a experiência turística como um produto integral, têm de ser estudados e avaliados os argumentos que estão relacionados com o comportamento do turista, os quais geram e influenciam as suas decisões relativamente a destinos, ao mesmo tempo que incluem expectativas, motivações e atividades procuradas durante as visitas. Para elaborar esta pesquisa recorreu-se à metodologia de base qualitativa, utilizando a informação recolhida através de dados secundários, quer por via da revisão bibliográfica, quer sustentada nas respostas às entrevistas delineadas pela equipa do projeto ORTE. Estas entrevistas foram realizadas a turistas de duas aldeias localizadas na região Centro de Portugal, nomeadamente, Janeiro de Cima, Aldeia de Xisto, e Linhares da Beira, Aldeia Histórica. No presente trabalho explorou-se a análise de conteúdo de modo a que fossem identificados os propósitos da viagem ao mundo rural, particularmente, às aldeias em estudo. No que diz respeito às perceções dos turistas, o turismo rural integrado engloba os diversos âmbitos da ruralidade, desde a agricultura, ao artesanato e ao meio ambiente, o património construído e cultural e a possibilidade de desenvolver atividades ao ar livre. Conclui-se que as pessoas que visitam o espaço rural apresentam as seguintes caraterísticas: urbanos de classe média alta e com elevadas habilitações literárias, possuidores de significativa autonomia, tanto na forma como escolhem os destinos, geralmente a internet, como nos meios que utilizam para se movimentar que são habitualmente os meios próprios. Deslocam-se por espaços temporais pequenos e para distâncias geográficas não muito alargadas, com o objetivo de alcançar um experiência única, retemperadora e memorável, fruto das virtudes que associam às suas perceções e expectativas. Os resultados alcançados permitem aferir que o espaço rural é valorizado pela ausência de rotinas e obrigações, sendo procurado para repousar, admirar a paisagem, passar tempo com a família num ambiente distinto do diário e ainda para recuperar forças e energia. Nestes espaços deseja-se viver, reviver ou mostrar aos filhos com idades inferiores a 15 anos, a autenticidade e o modo de vida das populações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-04-13T15:25:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8093
url http://hdl.handle.net/10773/8093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137506484027392