Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14745 |
Resumo: | A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista. |
id |
RCAP_630223733ddecf6cb6e2ee360e23456e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14745 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académicoEnvolvimento do estudanteEnsino superiorResidênciaAno académicoA presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.RCIPLCovas, FilomenaVeiga, F. H.2022-06-27T14:10:19Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14745porCovas, F. & Veiga, F. H. (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXIV(3), 720. http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:29.855714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico |
title |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico |
spellingShingle |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico Covas, Filomena Envolvimento do estudante Ensino superior Residência Ano académico |
title_short |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico |
title_full |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico |
title_fullStr |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico |
title_sort |
Envolvimento dos estudantes no ensino superior: análise em função da residência e do ano académico |
author |
Covas, Filomena |
author_facet |
Covas, Filomena Veiga, F. H. |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, F. H. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Covas, Filomena Veiga, F. H. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento do estudante Ensino superior Residência Ano académico |
topic |
Envolvimento do estudante Ensino superior Residência Ano académico |
description |
A presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-06-27T14:10:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14745 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Covas, F. & Veiga, F. H. (2020). Envolvimento dos estudantes no ensino superior: Análise em função da residência e do ano académico. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, XXIV(3), 720. http://pec.ispgaya.pt/index.php/publicacoes |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133497453969408 |