Formação inicial de professores de ciências em Angola: conceções e perceções sobre as práticas de supervisão pedagógica de estagiários e supervisores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Paulino Domingos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60712
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
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spelling Formação inicial de professores de ciências em Angola: conceções e perceções sobre as práticas de supervisão pedagógica de estagiários e supervisoresInitial science teacher education in Angola: conceptions and perceptions on the practices regarding pedagogical supervision of trainees and supervisorsConceções e percepçõesFormação inicial de professores de ciênciasEstágio pedagógicoSupervisão pedagógicaSupervisoresConceptions and perceptionsInitial formation of science teachersPedagogical supervisionSupervisorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)A formação inicial de professores de Ciências é assumida ao nível da política educativa e da investigação como um fator fulcral para o futuro professor desenvolver competências essenciais que lhe permitirão exercer a atividade docente. No caso do estágio pedagógico na formação inicial, que é supervisionado por um professor da área, a supervisão pedagógica visa a monitorização da prática pedagógica com vista ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do estagiário. Neste contexto, a presente investigação visa responder ao seguinte problema de investigação: qual o papel atribuído à supervisão pedagógica na formação inicial de professores de ciências, em Angola? A investigação incluiu dois estudos qualitativos. No primeiro estudo, analisaram-se os documentos oficiais usando uma grelha de análise relativa ao papel da supervisão na formação inicial de professores de Ciências. No segundo estudo, com estagiários dos Cursos de Licenciatura em Ciências de Educação, opção Ensino de Ciências (Biologia, Física e Química) (n=124) e com supervisores de Ciências (n=18), afetos ao Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) angolano, foi aplicado um questionário, com uma versão para os estagiários e outra para os supervisores de Ciências, para recolher as suas conceções, representações e perspetivas para o futuro sobre a supervisão pedagógica. Os resultados desta investigação mostravam que tanto na legislação como na conceção da maior parte dos supervisores e estagiários de Ciências, a supervisão pedagógica tinha o papel de monitorização do estágio pedagógico, embora revelasse também preocupações reflexivas e humanistas. Na perceção da maior parte dos inquiridos a prática supervisiva no estágio pedagógico desenvolvia-se através de atividades de preparação de aulas, assistência de aulas e de encontros de discussão para análise das práticas de ensino. O supervisor e o professor cooperante assumiam um carácter mais diretivo do que colaborativo, cujo foco era a orientação da prática pedagógica do estagiário na escola de estágio e prestavam apoio ao estagiário no processo de construção da sua identidade profissional, (re) construção do conhecimento pedagógico do conteúdo, aconselhamento e acompanhamento da prática de ensino na sala de aula. Os resultados deste estudo tem implicações nas políticas e práticas de formação de professores de Ciências, incluindo o estágio e a formação de professores orientadores.Initial science teacher education is assumed at the level of educational policies and research as a key factor for prospective teachers to develop essential skills that will allow them to carry out their teaching activities. In the case of pedagogical internship, which is supervised by a teacher of the same subject area, the pedagogical supervision aims at monitoring the pedagogical practices with a view to the development of the trainee's personal and professional competences. In this context, the present research aims to answer the following research problem: what is the role assigned to pedagogical supervision in initial science teacher education in Angola? The investigation included two qualitative studies. In the first, official documents were analysed regarding the role of pedagogical supervision in the pre-service Science teachers’ training using an analysis grid. In the second study, with trainees in the Degree in Educational Sciences, Science Teaching (Biology, Physics and Chemistry) (n = 124) and science supervisors (n = 18), linked to the Angolan Higher Institute of Educational Sciences (ISCED), a questionnaire with one version for the trainees and one for the supervisors of Sciences was applied to collect their conceptions, representations and perspectives for future reference regarding pedagogical supervision. The results of this research demonstrated that both in the legislation and in the conceptions of most supervisors and trainees of Sciences, pedagogical supervision assumed the role of monitoring the pedagogical internship, although they also revealed reflective and humanistic concerns. In the perception of the majority of respondents, the supervising practice in the pedagogical internship was developed through activities involving the preparation of classes, attendance of classes and discussion meetings to analyse the teaching practices. The supervisor and the cooperating teacher assumed a more directive than collaborative role, whose focus was the orientation of the trainee's pedagogical practice in the traineeship school and provided support to the trainee in the process of constructing his/her professional identity, in the (re) construction of pedagogical content knowledge, counselling and follow-up of teaching practice in the classroom. Therefore, the results of this study have implications for the policies and practices of Science teacher education, including the internship and the training of mentoring teachers.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoQuintas, Paulino Domingos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60712por202255352info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:59.100711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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