Indicadores de Qualidade na Prestação de Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos – Caso de Estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruna Sofia Teixeira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Maria Elisabete Ferreira, Brás, Isabel Paula Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8080
Resumo: Nos últimos anos, o setor dos serviços dos resíduos sólidos urbanos tem vindo a sofrer grandes desenvolvimentos, estabelecendo-se metas ambiciosas em termos de tratamento de resíduos produzidos. Esta conjuntura tem-se traduzido em operações de recolha e tratamento destes resíduos, cada vez mais exigentes, tanto a nível económico (controlo dos custos), como a nível da procura de um serviço eficiente. Por conseguinte, torna-se necessário avaliar o desempenho das entidades gestoras e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) tem assumido essa tarefa, sendo os indicadores de desempenho (ID) um bom instrumento de avaliação de qualidade, quer para a entidade reguladora, quer para as entidades gestoras. Este estudo teve por objetivo analisar os ID utilizados pela RESINORTE, S. A. - Unidade de Produção de Lamego e definir alternativas, nomeadamente na vertente operacional, com benefícios evidentes na gestão do serviço, e visando a melhoria da gestão integrada dos resíduos. Pela análise dos ID, houve a necessidade de proceder à sua reestruturação, através quer da exclusão quer da inclusão de indicadores. Globalmente, da análise efetuada constata-se que o sistema apresenta bons níveis de qualidade do serviço, embora haja necessidade de melhoria de alguns ID.
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