A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagote
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36532 |
Resumo: | O presente relatório é escrito no âmbito das unidades curriculares, Prática Profissional I, Prática Profissional II e Projeto de Intervenção Pedagógica, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório está dividido em duas partes: Relatório da Prática Profissional realizada nas disciplinas de Instrumento – Fagote (M08) e Classe de Conjunto (M32) e Projeto de Intervenção Pedagógica. Na primeira parte, Relatório da Prática Profissional, é feita uma descrição e reflexão sobre as práticas/estratégias desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada realizado durante o ano letivo 2020- 2021 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, e é descrito o projeto de investigação desenvolvido nos alunos de iniciação de Fagote da mesma instituição no que respeita à utilização das cores como estratégia de leitura musical sob orientação científica do Professor Doutor Rui Pedro De Oliveira Alves e orientação pedagógica cooperante da Professora Sandra Ochoa. Na segunda parte, está presente o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) subordinado ao tema “A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagote”. Baseando-me no Cromáfono de Sérgio Aschero e na notação colorida desenvolvida pela ColourStrings, adaptei 5 peças tradicionais infantis procurando perceber a potencialidade desta estratégia nos alunos com dificuldades de leitura na iniciação de fagote fazendo gravações semanais. A metodologia empregada foi o estudo quasi-experimental, dividindo os 3 participantes em dois grupos (grupo de controlo e grupo experimental) e realizando um pré-teste e um pós-teste. Os resultados finais sugerem que houve melhorias a nível de leitura e associação da nota à dedilhação do instrumento nos alunos do grupo experimental comparando o pré-teste com o pós-teste. |
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A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagoteEstratégias de ensinoPrática de ensino supervisionadaLeitura musicalAs cores como estratégiaIniciação de fagoteTeaching strategiesSupervised teaching practiceMusical readingColors as a strategyBassoon initiationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório é escrito no âmbito das unidades curriculares, Prática Profissional I, Prática Profissional II e Projeto de Intervenção Pedagógica, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório está dividido em duas partes: Relatório da Prática Profissional realizada nas disciplinas de Instrumento – Fagote (M08) e Classe de Conjunto (M32) e Projeto de Intervenção Pedagógica. Na primeira parte, Relatório da Prática Profissional, é feita uma descrição e reflexão sobre as práticas/estratégias desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada realizado durante o ano letivo 2020- 2021 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, e é descrito o projeto de investigação desenvolvido nos alunos de iniciação de Fagote da mesma instituição no que respeita à utilização das cores como estratégia de leitura musical sob orientação científica do Professor Doutor Rui Pedro De Oliveira Alves e orientação pedagógica cooperante da Professora Sandra Ochoa. Na segunda parte, está presente o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) subordinado ao tema “A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagote”. Baseando-me no Cromáfono de Sérgio Aschero e na notação colorida desenvolvida pela ColourStrings, adaptei 5 peças tradicionais infantis procurando perceber a potencialidade desta estratégia nos alunos com dificuldades de leitura na iniciação de fagote fazendo gravações semanais. A metodologia empregada foi o estudo quasi-experimental, dividindo os 3 participantes em dois grupos (grupo de controlo e grupo experimental) e realizando um pré-teste e um pós-teste. Os resultados finais sugerem que houve melhorias a nível de leitura e associação da nota à dedilhação do instrumento nos alunos do grupo experimental comparando o pré-teste com o pós-teste.This report is written in the scope of the curricular units, Professional Practice I, Professional Practice II and Pedagogical Intervention Project, included in the Master in Music Teaching at Universidade Católica Portuguesa - Porto. The report is divided into two parts: the Professional Practice Report carried out in the Instrument disciplines - Bassoon (M08) and Ensemble Class (M32) and the Pedagogical Intervention Project. In the first part, Professional Practice Report, there is a description and reflection on the practices / strategies developed during the supervised teaching practice carried out during the academic year 2020-2021 at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga, and the project of research developed on bassoon’s initiation students from the same institution with regards to the use of colors as a musical reading strategy under the scientific guidance of Professor Doctor Rui Pedro De Oliveira Alves and pedagogical guidance of Professor Sandra Ochoa. In the second part, the Pedagogical Intervention Project (PIP) is focused on the theme “Color as a musical reading strategy for students in the 1st year of bassoon initiation”. Based on Sérgio Aschero's Chromaphon and the colorful notation developed by ColourStrings, I adapted 5 traditional children's pieces trying to understand the potential of this strategy in students with reading difficulties in bassoon initiation making weekly recordings. The methodology used was the quasi-experimental study, dividing the 3 participants into two groups (control group and experimental group) and performing a pre-test and a post-test. The final results suggest improvements in reading and association of the note to the strumming of the instrument in the students of the experimental group when comparing the pre-test with the post-test.Alves, Rui Pedro OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Diana Rafaela Malheiro de2023-01-21T01:30:25Z2021-09-062021-062021-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36532TID:202836312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:41.653432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório é escrito no âmbito das unidades curriculares, Prática Profissional I, Prática Profissional II e Projeto de Intervenção Pedagógica, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório está dividido em duas partes: Relatório da Prática Profissional realizada nas disciplinas de Instrumento – Fagote (M08) e Classe de Conjunto (M32) e Projeto de Intervenção Pedagógica. Na primeira parte, Relatório da Prática Profissional, é feita uma descrição e reflexão sobre as práticas/estratégias desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada realizado durante o ano letivo 2020- 2021 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, e é descrito o projeto de investigação desenvolvido nos alunos de iniciação de Fagote da mesma instituição no que respeita à utilização das cores como estratégia de leitura musical sob orientação científica do Professor Doutor Rui Pedro De Oliveira Alves e orientação pedagógica cooperante da Professora Sandra Ochoa. Na segunda parte, está presente o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) subordinado ao tema “A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagote”. Baseando-me no Cromáfono de Sérgio Aschero e na notação colorida desenvolvida pela ColourStrings, adaptei 5 peças tradicionais infantis procurando perceber a potencialidade desta estratégia nos alunos com dificuldades de leitura na iniciação de fagote fazendo gravações semanais. A metodologia empregada foi o estudo quasi-experimental, dividindo os 3 participantes em dois grupos (grupo de controlo e grupo experimental) e realizando um pré-teste e um pós-teste. Os resultados finais sugerem que houve melhorias a nível de leitura e associação da nota à dedilhação do instrumento nos alunos do grupo experimental comparando o pré-teste com o pós-teste. |
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