Concepções, crenças e conhecimento — afinidades e distinções essenciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22852 |
Resumo: | Propõe-se neste texto uma análise teórica cujo objectivo principal é discutir em confronto, e procurar elucidar, alguns conceitos chave utilizados com muita frequência na investigação sobre o pensamento ou o conhecimento do professor (teacher thinking e teacher knowledge, na literatura em língua inglesa). Depois de uma justificação da razão e importância da investigação nesta área, analisam-se os conceitos de concepção, crença e conhecimento, confrontando-os e confrontado perspectivas de vários autores, propondo distinções e afinidades entre esses conceitos: entre concepção e conhecimento, concepção e crença, entre crença e conhecimento. Discute-se também, a natureza e papel dos sistemas conceptuais, como se caracterizam e organizam, e também como esses sistemas, enquanto conjunto de concepções e crenças se constituem e evoluem. |
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Concepções, crenças e conhecimento — afinidades e distinções essenciaisConcepções, crenças e conhecimento — afinidades e distinções essenciaisArtigosPropõe-se neste texto uma análise teórica cujo objectivo principal é discutir em confronto, e procurar elucidar, alguns conceitos chave utilizados com muita frequência na investigação sobre o pensamento ou o conhecimento do professor (teacher thinking e teacher knowledge, na literatura em língua inglesa). Depois de uma justificação da razão e importância da investigação nesta área, analisam-se os conceitos de concepção, crença e conhecimento, confrontando-os e confrontado perspectivas de vários autores, propondo distinções e afinidades entre esses conceitos: entre concepção e conhecimento, concepção e crença, entre crença e conhecimento. Discute-se também, a natureza e papel dos sistemas conceptuais, como se caracterizam e organizam, e também como esses sistemas, enquanto conjunto de concepções e crenças se constituem e evoluem.This text present a theoretical analysis which main aim is to discuss and clarify in a confronting way some key concepts that are frequently used in research on teacher thinking and teacher knowledge. After arguing in favor of the relevance of the research in this area, the concepts of knowledge, belief, and conception are cross-analyzed in a confronting way from the point of view of several authors. Affinities and distinctions between conception and knowledge, conception and belief, and belief and knowledge are proposed. We also discuss the nature and role of conceptual systems, how these systems can be characterized and how they are organized, and also how conceptual systems as sets of beliefs and conceptions are constituted and evolve APM - Associação de Professores de Matemática2010-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22852por2183-28380872-3915Guimarães, Henrique Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.284022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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