Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tenório De Souza, Flaviane Michelly, Barbosa, Silvânia Da Cruz, Lopes, Iranda Rúbia De Sousa, Fernandes, Danielle Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9608
Resumo: Resumo: A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores do ensino médio que responderam a escala Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, prova de correlação de Pearson e análise de regressão linear múltipla. A subfunção Normativa foi a que mais apresentou correlações com as dimensões do burnout, especialmente tradição e obediência se mostraram valores importantes para a diminuição do distanciamento afetivo interpessoal e para o alívio do esgotamento emocional. Verificou-se a importância de se fomentar os valores centrais e pessoais para promover a sensação de realização profissional.
id RCAP_650cf54175304f7a0a269808e3e7147b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacionalSíndrome de burnoutValores humanosProfessoresBurnout syndromeHuman valuesTeachersResumo: A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores do ensino médio que responderam a escala Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, prova de correlação de Pearson e análise de regressão linear múltipla. A subfunção Normativa foi a que mais apresentou correlações com as dimensões do burnout, especialmente tradição e obediência se mostraram valores importantes para a diminuição do distanciamento afetivo interpessoal e para o alívio do esgotamento emocional. Verificou-se a importância de se fomentar os valores centrais e pessoais para promover a sensação de realização profissional.Abstract: The burnout syndrome is a reaction to chronic stress experienced at work. It presents three dimensions: Emotional Exhaustion, Depersonalization and Professional Achievement. Values are categories of orientation considered desirable, based on human needs and the preconditions to satisfy them, can vary as to their magnitude and the elements defined. The research verified the relationship between the dimensions of burnout syndrome and human values of the teachers of the public schools of the city of João Pessoa – PB. Participated 220 teachers who responded to the scale of the Maslach Burnout Inventory – MBI (ED version), the Questionnaire of Human Values and Sociodemographic Data. Were performed descriptive statistics analysis, Pearson’s correlations and linear regression analyses. The subfunction Normative was that showed correlations with the dimensions of burnout, especially tradition and obedience are very important values to decrease interpersonal emotional detachment and for the relief of emotional exhaustion. There was the importance of promoting the central and personal values to the feeling of professional achievement.Edições ISPARepositório do ISPASouza, SandraTenório De Souza, Flaviane MichellyBarbosa, Silvânia Da CruzLopes, Iranda Rúbia De SousaFernandes, Danielle Gomes2024-02-27T12:01:49Z2016-062016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9608porSouza, S., Souza, F. M. T., Barbosa, S. C., Lopes, I. R. S., & Fernandes, D. G. (2016). Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional. Análise Psicológica, 34(2), 119-131. https://doi.org/10.14417/ap.9100870-823110.14417/ap.910info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T02:15:34Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:20.305116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional
title Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional
spellingShingle Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional
Souza, Sandra
Síndrome de burnout
Valores humanos
Professores
Burnout syndrome
Human values
Teachers
title_short Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional
title_full Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional
title_fullStr Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional
title_full_unstemmed Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional
title_sort Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa : um estudo correlacional
author Souza, Sandra
author_facet Souza, Sandra
Tenório De Souza, Flaviane Michelly
Barbosa, Silvânia Da Cruz
Lopes, Iranda Rúbia De Sousa
Fernandes, Danielle Gomes
author_role author
author2 Tenório De Souza, Flaviane Michelly
Barbosa, Silvânia Da Cruz
Lopes, Iranda Rúbia De Sousa
Fernandes, Danielle Gomes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sandra
Tenório De Souza, Flaviane Michelly
Barbosa, Silvânia Da Cruz
Lopes, Iranda Rúbia De Sousa
Fernandes, Danielle Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de burnout
Valores humanos
Professores
Burnout syndrome
Human values
Teachers
topic Síndrome de burnout
Valores humanos
Professores
Burnout syndrome
Human values
Teachers
description Resumo: A síndrome de burnout é uma reação ao estresse crônico vivenciado no trabalho. Apresenta três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Valores são categorias de orientação consideradas como desejáveis, baseadas nas necessidades humanas, variando quanto a sua magnitude e seus elementos definidores. A pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre as dimensões da síndrome de burnout e os valores humanos dos professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa – PB. Participaram 220 professores do ensino médio que responderam a escala Maslach Burnout Inventory – MBI (versão ED), o Questionário de Valores Humanos e uma Ficha Sociodemográfica. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, prova de correlação de Pearson e análise de regressão linear múltipla. A subfunção Normativa foi a que mais apresentou correlações com as dimensões do burnout, especialmente tradição e obediência se mostraram valores importantes para a diminuição do distanciamento afetivo interpessoal e para o alívio do esgotamento emocional. Verificou-se a importância de se fomentar os valores centrais e pessoais para promover a sensação de realização profissional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06
2016-06-01T00:00:00Z
2024-02-27T12:01:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9608
url http://hdl.handle.net/10400.12/9608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, S., Souza, F. M. T., Barbosa, S. C., Lopes, I. R. S., & Fernandes, D. G. (2016). Síndrome de burnout e valores humanos em professores da rede pública estadual da cidade de João Pessoa: Um estudo correlacional. Análise Psicológica, 34(2), 119-131. https://doi.org/10.14417/ap.910
0870-8231
10.14417/ap.910
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137772517195776