Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20022 |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar e relacionar as teorias basilares do marketing e as ferramentas que a internet proporcionou, com a teoria das fases de desenvolvimento das startups. Como tal, o problema de reflexão desta dissertação é o seguinte: Como utilizar as ferramentas de marketing, de forma integrada, aplicando-as ao contexto específico das startups, tendo em conta as atividades e os riscos inerentes às diversas fases de desenvolvimento destas novas organizações? O aparecimento de novas ferramentas e formas de comunicação, decorrente do contínuo surgimento de novas tecnologias e da utilização massificada da internet, introduziu no mercado a necessidade de ganhar constantemente vantagem competitiva. Considera-se que uma comunicação empresarial eficaz e a operacionalização de estratégias de negócio vencedoras, são requisitos fundamentais para sobreviver num mercado cada vez mais agressivo. Neste enquadramento, o marketing assume-se como ferramenta de gestão essencial de apoio às empresas, devendo, no entanto, ser adotada de forma a maximizar o seu potencial e a minimizar os custos da sua implementação. É com esta preocupação que esta dissertação ganha fundamento, pretendendo-se criar uma proposta de modelo de apoio à autoanálise, interpretação de risco e escolha dos canais de marketing digitais mais apropriados a cada uma das fases de desenvolvimento das startups. Decompôs-se o modelo em cinco partes. Inicialmente, foi necessário definir o conceito de risco e a interligação temporal entre os componentes do marketing mix e as fases de desenvolvimento das startups; de seguida, procedeu-se à interligação dos níveis de risco de cada componente do marketing mix segundo o avanço temporal; seguiu-se a construção das matrizes “base” separadas por fases de desenvolvimento, onde se agregaram as principais atividades a realizar em cada uma das ferramentas de marketing digital e o seu respetivo nível de risco; a realização da prova de conceito do modelo desenvolvido, através da sua transposição para a realidade de três casos de estudo; por último, realizou-se a análise dos resultados obtidos, de modo a se perceber o potencial contributo do modelo proposto para a decisão do futuro estratégico e operacional das startups, facilitando a alocação de recursos e alavancando o seu posicionamento competitivo. Este trabalho permitiu concluir que o modelo desenvolvido é uma mais-valia. Deve, no entanto, ser aplicado com as devidas adaptações ao contexto de cada sector. Assim, foi possível criar um guião operacional de suporte às startups, capaz de potenciar cada fase do seu ciclo de desenvolvimento, via a adoção das práticas de marketing digital mais adequadas a cada momento. |
id |
RCAP_653516af8f0d53fc84f4b2f5b4993818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digitalInternetMarketingInovaçãoEmpreendedorismoStartupsRiscoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaEste trabalho pretende analisar e relacionar as teorias basilares do marketing e as ferramentas que a internet proporcionou, com a teoria das fases de desenvolvimento das startups. Como tal, o problema de reflexão desta dissertação é o seguinte: Como utilizar as ferramentas de marketing, de forma integrada, aplicando-as ao contexto específico das startups, tendo em conta as atividades e os riscos inerentes às diversas fases de desenvolvimento destas novas organizações? O aparecimento de novas ferramentas e formas de comunicação, decorrente do contínuo surgimento de novas tecnologias e da utilização massificada da internet, introduziu no mercado a necessidade de ganhar constantemente vantagem competitiva. Considera-se que uma comunicação empresarial eficaz e a operacionalização de estratégias de negócio vencedoras, são requisitos fundamentais para sobreviver num mercado cada vez mais agressivo. Neste enquadramento, o marketing assume-se como ferramenta de gestão essencial de apoio às empresas, devendo, no entanto, ser adotada de forma a maximizar o seu potencial e a minimizar os custos da sua implementação. É com esta preocupação que esta dissertação ganha fundamento, pretendendo-se criar uma proposta de modelo de apoio à autoanálise, interpretação de risco e escolha dos canais de marketing digitais mais apropriados a cada uma das fases de desenvolvimento das startups. Decompôs-se o modelo em cinco partes. Inicialmente, foi necessário definir o conceito de risco e a interligação temporal entre os componentes do marketing mix e as fases de desenvolvimento das startups; de seguida, procedeu-se à interligação dos níveis de risco de cada componente do marketing mix segundo o avanço temporal; seguiu-se a construção das matrizes “base” separadas por fases de desenvolvimento, onde se agregaram as principais atividades a realizar em cada uma das ferramentas de marketing digital e o seu respetivo nível de risco; a realização da prova de conceito do modelo desenvolvido, através da sua transposição para a realidade de três casos de estudo; por último, realizou-se a análise dos resultados obtidos, de modo a se perceber o potencial contributo do modelo proposto para a decisão do futuro estratégico e operacional das startups, facilitando a alocação de recursos e alavancando o seu posicionamento competitivo. Este trabalho permitiu concluir que o modelo desenvolvido é uma mais-valia. Deve, no entanto, ser aplicado com as devidas adaptações ao contexto de cada sector. Assim, foi possível criar um guião operacional de suporte às startups, capaz de potenciar cada fase do seu ciclo de desenvolvimento, via a adoção das práticas de marketing digital mais adequadas a cada momento.Cavaco, NunoRUNDuarte, Francisco Fontes2017-02-10T15:23:42Z2016-092017-022016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:52Zoai:run.unl.pt:10362/20022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:52.330847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital |
title |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital |
spellingShingle |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital Duarte, Francisco Fontes Internet Marketing Inovação Empreendedorismo Startups Risco Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
title_short |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital |
title_full |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital |
title_fullStr |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital |
title_full_unstemmed |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital |
title_sort |
Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital |
author |
Duarte, Francisco Fontes |
author_facet |
Duarte, Francisco Fontes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavaco, Nuno RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Francisco Fontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Marketing Inovação Empreendedorismo Startups Risco Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
topic |
Internet Marketing Inovação Empreendedorismo Startups Risco Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
description |
Este trabalho pretende analisar e relacionar as teorias basilares do marketing e as ferramentas que a internet proporcionou, com a teoria das fases de desenvolvimento das startups. Como tal, o problema de reflexão desta dissertação é o seguinte: Como utilizar as ferramentas de marketing, de forma integrada, aplicando-as ao contexto específico das startups, tendo em conta as atividades e os riscos inerentes às diversas fases de desenvolvimento destas novas organizações? O aparecimento de novas ferramentas e formas de comunicação, decorrente do contínuo surgimento de novas tecnologias e da utilização massificada da internet, introduziu no mercado a necessidade de ganhar constantemente vantagem competitiva. Considera-se que uma comunicação empresarial eficaz e a operacionalização de estratégias de negócio vencedoras, são requisitos fundamentais para sobreviver num mercado cada vez mais agressivo. Neste enquadramento, o marketing assume-se como ferramenta de gestão essencial de apoio às empresas, devendo, no entanto, ser adotada de forma a maximizar o seu potencial e a minimizar os custos da sua implementação. É com esta preocupação que esta dissertação ganha fundamento, pretendendo-se criar uma proposta de modelo de apoio à autoanálise, interpretação de risco e escolha dos canais de marketing digitais mais apropriados a cada uma das fases de desenvolvimento das startups. Decompôs-se o modelo em cinco partes. Inicialmente, foi necessário definir o conceito de risco e a interligação temporal entre os componentes do marketing mix e as fases de desenvolvimento das startups; de seguida, procedeu-se à interligação dos níveis de risco de cada componente do marketing mix segundo o avanço temporal; seguiu-se a construção das matrizes “base” separadas por fases de desenvolvimento, onde se agregaram as principais atividades a realizar em cada uma das ferramentas de marketing digital e o seu respetivo nível de risco; a realização da prova de conceito do modelo desenvolvido, através da sua transposição para a realidade de três casos de estudo; por último, realizou-se a análise dos resultados obtidos, de modo a se perceber o potencial contributo do modelo proposto para a decisão do futuro estratégico e operacional das startups, facilitando a alocação de recursos e alavancando o seu posicionamento competitivo. Este trabalho permitiu concluir que o modelo desenvolvido é uma mais-valia. Deve, no entanto, ser aplicado com as devidas adaptações ao contexto de cada sector. Assim, foi possível criar um guião operacional de suporte às startups, capaz de potenciar cada fase do seu ciclo de desenvolvimento, via a adoção das práticas de marketing digital mais adequadas a cada momento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09 2016-09-01T00:00:00Z 2017-02-10T15:23:42Z 2017-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20022 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137889423982592 |