Modelo de medição do risco de startups que utilizem o marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Francisco Fontes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20022
Resumo: Este trabalho pretende analisar e relacionar as teorias basilares do marketing e as ferramentas que a internet proporcionou, com a teoria das fases de desenvolvimento das startups. Como tal, o problema de reflexão desta dissertação é o seguinte: Como utilizar as ferramentas de marketing, de forma integrada, aplicando-as ao contexto específico das startups, tendo em conta as atividades e os riscos inerentes às diversas fases de desenvolvimento destas novas organizações? O aparecimento de novas ferramentas e formas de comunicação, decorrente do contínuo surgimento de novas tecnologias e da utilização massificada da internet, introduziu no mercado a necessidade de ganhar constantemente vantagem competitiva. Considera-se que uma comunicação empresarial eficaz e a operacionalização de estratégias de negócio vencedoras, são requisitos fundamentais para sobreviver num mercado cada vez mais agressivo. Neste enquadramento, o marketing assume-se como ferramenta de gestão essencial de apoio às empresas, devendo, no entanto, ser adotada de forma a maximizar o seu potencial e a minimizar os custos da sua implementação. É com esta preocupação que esta dissertação ganha fundamento, pretendendo-se criar uma proposta de modelo de apoio à autoanálise, interpretação de risco e escolha dos canais de marketing digitais mais apropriados a cada uma das fases de desenvolvimento das startups. Decompôs-se o modelo em cinco partes. Inicialmente, foi necessário definir o conceito de risco e a interligação temporal entre os componentes do marketing mix e as fases de desenvolvimento das startups; de seguida, procedeu-se à interligação dos níveis de risco de cada componente do marketing mix segundo o avanço temporal; seguiu-se a construção das matrizes “base” separadas por fases de desenvolvimento, onde se agregaram as principais atividades a realizar em cada uma das ferramentas de marketing digital e o seu respetivo nível de risco; a realização da prova de conceito do modelo desenvolvido, através da sua transposição para a realidade de três casos de estudo; por último, realizou-se a análise dos resultados obtidos, de modo a se perceber o potencial contributo do modelo proposto para a decisão do futuro estratégico e operacional das startups, facilitando a alocação de recursos e alavancando o seu posicionamento competitivo. Este trabalho permitiu concluir que o modelo desenvolvido é uma mais-valia. Deve, no entanto, ser aplicado com as devidas adaptações ao contexto de cada sector. Assim, foi possível criar um guião operacional de suporte às startups, capaz de potenciar cada fase do seu ciclo de desenvolvimento, via a adoção das práticas de marketing digital mais adequadas a cada momento.
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