Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bibiana Elisabete Carneiro Dias da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16177
Resumo: O presente relatório apresenta-se como a última fase do processo de formação para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino, abarcando as vivências, considerações e aprendizagens executadas em ambos os níveis educativos, com vista à construção de um perfil duplo. Assim, as ações concretizadas nestas duas valências foram práticas baseadas em teorias socioconstrutivistas, sendo a criança o centro da ação tendo um papel ativo na edificação do seu próprio conhecimento. Neste trabalho ressalva-se que a prática educativa supervisionada se apresenta fulcral na formação de um profissional de educação permitindo o desenvolvimento do saber ser, saber pensar e saber agir de forma articulada aos diferentes contextos educativos para o desenvolvimento holístico da criança. Este documento encontra-se organizado em três capítulos que, concomitantemente, demonstram a construção de saberes intrínsecos à prática educativa e possibilitam uma melhor compreensão sobre a intencionalidade educativa das atividades desenvolvidas, apesar de que, no contexto de 1.º Ciclo, a prática educativa foi realizada na base de um ensino à distância, maioritariamente, derivado à pandemia do COVID-19. Ao longo do relatório pretendeu-se adotar uma posição crítica sobre a prática educativa, sobre o percurso desenvolvido, na qual o processo reflexivo arcou um papel de importância como ferramenta potenciadora para a melhoria da ação docente e como fase elementar do processo cíclico da metodologia de investigação-ação, assim como da metodologia de trabalho de projeto.
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