Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, José Jassuipe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Albuquerque, Pascoal, Ferreira, António Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11669
Resumo: Este artigo aborda a problemática da formação técnico-profissionalizante portuguesa nas décadas de 1940 e 1970 do século XX como alternativa para a formação profissional de indivíduos que financeiramente não tinham acesso ao ensino superior. O objetivo foi compreender o ensino técnico-profissional a partir da experiência educacional da Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) no tocante ao atendimento dos anseios de empregabilidade, emancipação socioeconômica no movimento escola, trabalho, cidade e dificuldades de acesso ao ensino superior. Optou-se por pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa, utilizando manuais escolares e documentos da escola. Os dados foram coletados nos arquivos do objeto de estudo. Os resultados indicam que a formação profissionalizante promovida pela ESAB de Coimbra trouxe empregabilidade para os alunos que concluíam seus estudos. As conclusões indicam que nas décadas aqui estudadas, este tipo de ensino proporcionava ascensão social para jovens que buscavam uma profissão e queriam se inserir no mundo do trabalho. Verificou-se que alguns alunos já eram contratados por grandes empresas, enquanto ainda estavam em sala de aula. Percebe-se assim, tamanho era o prestígio dos diplomados pela Brotero. Enfim, nota-se neste estudo que a formação técnico profissional direcionava jovens de classes sociais pouco abastadas para o mundo trabalho, enquanto isso os estudantes de classes sociais mais privilegiadas tinham acesso ao ensino superior.
id RCAP_65b950f6ca26f6e7aac35e28269ee24c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)EDUCAÇÃOFORMAÇÃO PROFISSIONALENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALJOVENSEXCLUSÃO SOCIALENSINO SUPERIORBRASILEDUCATIONVOCATIONAL TRAININGTECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATIONYOUTHSOCIAL EXCLUSIONHIGHER EDUCATIONBRAZILEste artigo aborda a problemática da formação técnico-profissionalizante portuguesa nas décadas de 1940 e 1970 do século XX como alternativa para a formação profissional de indivíduos que financeiramente não tinham acesso ao ensino superior. O objetivo foi compreender o ensino técnico-profissional a partir da experiência educacional da Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) no tocante ao atendimento dos anseios de empregabilidade, emancipação socioeconômica no movimento escola, trabalho, cidade e dificuldades de acesso ao ensino superior. Optou-se por pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa, utilizando manuais escolares e documentos da escola. Os dados foram coletados nos arquivos do objeto de estudo. Os resultados indicam que a formação profissionalizante promovida pela ESAB de Coimbra trouxe empregabilidade para os alunos que concluíam seus estudos. As conclusões indicam que nas décadas aqui estudadas, este tipo de ensino proporcionava ascensão social para jovens que buscavam uma profissão e queriam se inserir no mundo do trabalho. Verificou-se que alguns alunos já eram contratados por grandes empresas, enquanto ainda estavam em sala de aula. Percebe-se assim, tamanho era o prestígio dos diplomados pela Brotero. Enfim, nota-se neste estudo que a formação técnico profissional direcionava jovens de classes sociais pouco abastadas para o mundo trabalho, enquanto isso os estudantes de classes sociais mais privilegiadas tinham acesso ao ensino superior.This article addresses the problem of Portuguese technical-vocational training in the 1940s and 1970s of the twentieth century as an alternative to the vocational training of individuals who had no access to higher education. The objective was to understand the technical-professional education from the educational experience of Avelar Brotero Secondary School (ESAB) regarding the fulfillment of the aspirations of employability, socioeconomic emancipation in the movement school, work, city and difficulties of access to higher education. We opted for bibliographic and documentary research with qualitative analysis, using textbooks and school documents. The data were collected in the archives of the object of study. The results indicate that the vocational training promoted by ESAB of Coimbra brought employability to students who completed their studies. The conclusions indicate that in the decades studied here, this type of education provided social advancement for young people who sought a profession and wanted to insert themselves in the world of work. It was found that some students were already hired by large companies while still in the classroom. It can be seen, such was the prestige of Brotero graduates. Finally, it is noted in this study that vocational technical training directed young people from low income classes to the working world, while students from more privileged social classes had access to higher education.Cet article aborde le problème de la formation technico-professionnelle portugaise dans les années 1940 et 1970 du XXe siècle en tant qu’alternative à la formation professionnelle des personnes n’ayant pas accès à l’enseignement supérieur. L’objectif était de comprendre la formation technico-professionnelle tirée de l’expérience de l’école secondaire Avelar Brotero (ESAB) en ce qui concerne la réalisation des aspirations à l’emploi, émancipation socio-économique dans le mouvement école, travail, ville et difficultés d’accès à l’enseignement supérieur. Nous avons opté pour une recherche bibliographique et documentaire avec analyse qualitative, à l’aide de manuels et de documents scolaires. Les données ont été collectées dans les fichiers d’objets de l’étude. Les résultats indiquent que la formation professionnelle promue par l’ESAB de Coimbra a permis d’améliorer l’employabilité des étudiants ayant terminé leurs études. Les conclusions indiquent que, dans les décennies étudiées ici, ce type d’éducation offrait un avancement social aux jeunes qui cherchaient un métier et voulaient s’inscrire dans le monde du travail. Il a été constaté que certains étudiants avaient déjà été embauchés par de grandes entreprises alors qu’ils étaient encore en classe. On peut voir que tel était le prestige des diplômés de Brotero. Enfin, il est noté dans cette étude que la formation technique professionnelle a orienté les jeunes des classes populaires vers le monde du travail, tandis que les étudiants des classes sociales plus privilégiées ont accès à l’enseignement supérieur.Edições Universitárias Lusófonas2021-02-04T17:19:20Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11669por1646-401XMorais, José JassuipeAlbuquerque, PascoalFerreira, António Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:48.360972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
title Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
spellingShingle Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
Morais, José Jassuipe
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
JOVENS
EXCLUSÃO SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
BRASIL
EDUCATION
VOCATIONAL TRAINING
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
YOUTH
SOCIAL EXCLUSION
HIGHER EDUCATION
BRAZIL
title_short Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
title_full Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
title_fullStr Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
title_full_unstemmed Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
title_sort Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
author Morais, José Jassuipe
author_facet Morais, José Jassuipe
Albuquerque, Pascoal
Ferreira, António Gomes
author_role author
author2 Albuquerque, Pascoal
Ferreira, António Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, José Jassuipe
Albuquerque, Pascoal
Ferreira, António Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
JOVENS
EXCLUSÃO SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
BRASIL
EDUCATION
VOCATIONAL TRAINING
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
YOUTH
SOCIAL EXCLUSION
HIGHER EDUCATION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
JOVENS
EXCLUSÃO SOCIAL
ENSINO SUPERIOR
BRASIL
EDUCATION
VOCATIONAL TRAINING
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
YOUTH
SOCIAL EXCLUSION
HIGHER EDUCATION
BRAZIL
description Este artigo aborda a problemática da formação técnico-profissionalizante portuguesa nas décadas de 1940 e 1970 do século XX como alternativa para a formação profissional de indivíduos que financeiramente não tinham acesso ao ensino superior. O objetivo foi compreender o ensino técnico-profissional a partir da experiência educacional da Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) no tocante ao atendimento dos anseios de empregabilidade, emancipação socioeconômica no movimento escola, trabalho, cidade e dificuldades de acesso ao ensino superior. Optou-se por pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa, utilizando manuais escolares e documentos da escola. Os dados foram coletados nos arquivos do objeto de estudo. Os resultados indicam que a formação profissionalizante promovida pela ESAB de Coimbra trouxe empregabilidade para os alunos que concluíam seus estudos. As conclusões indicam que nas décadas aqui estudadas, este tipo de ensino proporcionava ascensão social para jovens que buscavam uma profissão e queriam se inserir no mundo do trabalho. Verificou-se que alguns alunos já eram contratados por grandes empresas, enquanto ainda estavam em sala de aula. Percebe-se assim, tamanho era o prestígio dos diplomados pela Brotero. Enfim, nota-se neste estudo que a formação técnico profissional direcionava jovens de classes sociais pouco abastadas para o mundo trabalho, enquanto isso os estudantes de classes sociais mais privilegiadas tinham acesso ao ensino superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-02-04T17:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11669
url http://hdl.handle.net/10437/11669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131274733944832