Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, António João
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1534
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão.
id RCAP_65c7d8c75eb4d3b1a447270d0b10ffee
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.InternacionalizaçãoVantagem competitivaParceriasInternationalizationCompetitive advantagesStrategyDissertação de Mestrado em Gestão.O presente Relatório de Atividade Profissional pretende contribuir para perceber o que torna certas empresas mais competitivas do que outras no seu processo de internacionalização e o impacto que este, baseado em vários fatores de competitividade e características empresariais e regionais, pode ter na construção de vantagens competitivas e no desempenho geral das empresas. Michael Porter (1990) defende que uma empresa só deve avançar para a internacionalização e consequente expansão quando a sua posição está bem definida dentro do seu próprio país. Só quando a empresa tiver vantagem competitiva perante os seus concorrentes internos é que deve tentar conquistar o mercado externo. Para isso ocorrer de uma forma sustentável, a empresa deve estar bem estruturada e deve conhecer a sua própria situação financeira e os seus limites (Porter, 1990). O presente Relatório de Atividade Profissional, elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade Portucalense, tem como objetivo apresentar uma análise ao tema da internacionalização empresarial e sua aplicabilidade em contexto real, através da experiência profissional enquanto Area Manager de uma empresa exportadora - a Recer. Para o efeito, parte da revisão de literatura apoia-se numa abordagem integrada que possibilite uma compreensão geral no desempenho internacional das empresas. Na segunda parte do Relatório é apresentada a atividade profissional desenvolvida no âmbito da internacionalização da empresa Recer. Assim, os objetivos específicos deste Relatório são a análise (1) da importância e formas da internacionalização, (2) da estrutura dinâmica da empresa Recer no processo da sua estratégia de internacionalização e (3) da perspetiva do Area Manager. Assim, analisa-se aqui o caso de uma empresa portuguesa e de que forma as teorias e modelos de internacionalização se podem concretizar na prática.This Report intends to contribute to understand what makes a company more competitive than others in its internationalization process and the impact that it can have in building competitive advantage and in the overall business performance, based on various competitive factors and regional characteristics. Michael Porter (1990) supports that a company should only advance to internationalization and consequent expansion when its position is well defined within its own country. Only when the company has competitive advantage over its domestic competitors should it try to conquer the foreign market. For this to occur in a sustainable way, the company should be well structured and should also know its own financial situation and its limits. This Report, elaborated as part of the Master in Management at Universidade Portucalense, has as main goal presenting an analysis to the subject of business internationalization and its application in a real context, through the professional experience of the author as Area Manager in a Portuguese exporting company – Recer. The literature review is based on an integrated approach enabling the general understanding of the company’s international performance. In the second part of this Report is presented the professional activity developed in the internationalization process of the company. Thus, the specific objectives of this Report are the analysis of (1) the importance and different modes of internationalization, (2) the dynamic structure of the company Recer in its internationalization process and (3) the Area Manager’s perspective. From a practical point of view there are several modes of firms’ internationalization. Hereby, it is analyzed the case of a Portuguese company and how theories can be implemented in practice.Orientação: Prof. Doutora Cláudia Carvalho.Universidade Portucalense2016-05-31T16:20:19Z2016-05-312015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRocha, A. R. (2015). Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1534.http://hdl.handle.net/11328/1534Rocha, A. R. (2015). Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1534.http://hdl.handle.net/11328/1534TID:201030152porCota: TMG 25Rocha, António Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:34Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:54.907195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
title Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
spellingShingle Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
Rocha, António João
Internacionalização
Vantagem competitiva
Parcerias
Internationalization
Competitive advantages
Strategy
title_short Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
title_full Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
title_fullStr Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
title_full_unstemmed Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
title_sort Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica.
author Rocha, António João
author_facet Rocha, António João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, António João
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Vantagem competitiva
Parcerias
Internationalization
Competitive advantages
Strategy
topic Internacionalização
Vantagem competitiva
Parcerias
Internationalization
Competitive advantages
Strategy
description Dissertação de Mestrado em Gestão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01T00:00:00Z
2016-05-31T16:20:19Z
2016-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rocha, A. R. (2015). Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1534.
http://hdl.handle.net/11328/1534
Rocha, A. R. (2015). Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1534.
http://hdl.handle.net/11328/1534
TID:201030152
identifier_str_mv Rocha, A. R. (2015). Estratégias de internacionalização na indústria cerâmica. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT: http://hdl.handle.net/11328/1534.
TID:201030152
url http://hdl.handle.net/11328/1534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMG 25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134960003579904