"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9533
Resumo: Tendo estado a Língua Inglesa (LI) ao dispor dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como Atividade de Enriquecimento Curricular e sido inserida curricularmente, no ano letivo 2015/2016, como obrigatória a todos os alunos do 3ºano, torna-se importante refletir e investigar sobre as especificidades do seu ensino quando se encontram dificuldades de aprendizagem. Este estudo de caso centra-se numa problemática real nas nossas escolas - a dislexia. Segundo Fonseca (1999), esta perturbação compromete a leitura e a escrita, incluindo a aprendizagem da LI. Após uma análise da literatura, verificou-se a importância do recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento facilitador no que concerne à melhoria da aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido criados alguns recursos hipermédia para colmatar as dificuldades de leitura, escrita e psicomotricidade de um aluno diagnosticado como disléxico, numa escola pública. Com o presente estudo analisaram-se possíveis contributos das TIC no Ensino da LI em crianças com dislexia, por forma a desenvolver pistas de possíveis ferramentas pedagógicas que reforcem a integração e a promoção do sucesso educativo dos alunos disléxicos. De maneira a ilustrar melhor o nosso trabalho, utilizou-se um software criado especificamente para este efeito chamado de "3nglish is fun"! Assim, foi nosso principal objetivo verificar a eficácia da aplicabilidade deste programa e das suas atividades didáticas, o que nos permitiu concluir que todas as técnicas e métodos utilizados tiveram a sua importância para se alcançarem resultados como o desenvolvimento e evolução das competências do aluno.
id RCAP_66586459d3b74f7afd65d6a6570fd6e4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexiaNecessidades Educativas Especiais (NEE)DislexiaAprendizagem da língua inglesaTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Software EducativoSpecial Needs (SN)DyslexiaEnglish language learningInformation and Communication Technologies (ICT)Educational SoftwareDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTendo estado a Língua Inglesa (LI) ao dispor dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como Atividade de Enriquecimento Curricular e sido inserida curricularmente, no ano letivo 2015/2016, como obrigatória a todos os alunos do 3ºano, torna-se importante refletir e investigar sobre as especificidades do seu ensino quando se encontram dificuldades de aprendizagem. Este estudo de caso centra-se numa problemática real nas nossas escolas - a dislexia. Segundo Fonseca (1999), esta perturbação compromete a leitura e a escrita, incluindo a aprendizagem da LI. Após uma análise da literatura, verificou-se a importância do recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento facilitador no que concerne à melhoria da aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido criados alguns recursos hipermédia para colmatar as dificuldades de leitura, escrita e psicomotricidade de um aluno diagnosticado como disléxico, numa escola pública. Com o presente estudo analisaram-se possíveis contributos das TIC no Ensino da LI em crianças com dislexia, por forma a desenvolver pistas de possíveis ferramentas pedagógicas que reforcem a integração e a promoção do sucesso educativo dos alunos disléxicos. De maneira a ilustrar melhor o nosso trabalho, utilizou-se um software criado especificamente para este efeito chamado de "3nglish is fun"! Assim, foi nosso principal objetivo verificar a eficácia da aplicabilidade deste programa e das suas atividades didáticas, o que nos permitiu concluir que todas as técnicas e métodos utilizados tiveram a sua importância para se alcançarem resultados como o desenvolvimento e evolução das competências do aluno.Since English Language (EL) was available to students of the 1st cycle of Basic Education as a Curriculum Enrichment Activity and having been inserted curricularly, in the academic year of 2015/2016, as compulsory for all students of the 3rd year, it is important to reflect and to investigate the specification of the English Language teaching when learning difficulties are found. This study focuses on a real problem in our schools - dyslexia. According to Fonseca (1999), this disorder compromises reading and writing, including the learning of the EL. After a research in the literature, it was verified the importance of the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a facilitator element in what concerns the improvement of the learning of children with Special Needs (SN). Hypermedia resources were created to overcome the difficulties of reading, writing and psychomotricity of a student diagnosed as dyslexic, in a public school. The present study analyzed possible contributions of ICT in the teaching of EL to children with dyslexia, in order to develop clues of possible pedagogical tools that reinforce the integration and promotion of the educational success of dyslexic students. In order to better illustrate our work, we used a software created specifically for this purpose called "3nglish is fun"! Thus, our main objective was to verify the effectiveness of the applicability of this program and its didactic activities, which allowed us to conclude that all the techniques and methods used had their importance to achieve results such as the development and evolution of the student's competences.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Ana Sofia Campos Azevedo2017-02-08T14:43:35Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9533TID:201612259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:07.165163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
title "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
spellingShingle "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Dislexia
Aprendizagem da língua inglesa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Software Educativo
Special Needs (SN)
Dyslexia
English language learning
Information and Communication Technologies (ICT)
Educational Software
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
title_full "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
title_fullStr "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
title_full_unstemmed "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
title_sort "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
author Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo
author_facet Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Dislexia
Aprendizagem da língua inglesa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Software Educativo
Special Needs (SN)
Dyslexia
English language learning
Information and Communication Technologies (ICT)
Educational Software
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Dislexia
Aprendizagem da língua inglesa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Software Educativo
Special Needs (SN)
Dyslexia
English language learning
Information and Communication Technologies (ICT)
Educational Software
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tendo estado a Língua Inglesa (LI) ao dispor dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como Atividade de Enriquecimento Curricular e sido inserida curricularmente, no ano letivo 2015/2016, como obrigatória a todos os alunos do 3ºano, torna-se importante refletir e investigar sobre as especificidades do seu ensino quando se encontram dificuldades de aprendizagem. Este estudo de caso centra-se numa problemática real nas nossas escolas - a dislexia. Segundo Fonseca (1999), esta perturbação compromete a leitura e a escrita, incluindo a aprendizagem da LI. Após uma análise da literatura, verificou-se a importância do recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento facilitador no que concerne à melhoria da aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido criados alguns recursos hipermédia para colmatar as dificuldades de leitura, escrita e psicomotricidade de um aluno diagnosticado como disléxico, numa escola pública. Com o presente estudo analisaram-se possíveis contributos das TIC no Ensino da LI em crianças com dislexia, por forma a desenvolver pistas de possíveis ferramentas pedagógicas que reforcem a integração e a promoção do sucesso educativo dos alunos disléxicos. De maneira a ilustrar melhor o nosso trabalho, utilizou-se um software criado especificamente para este efeito chamado de "3nglish is fun"! Assim, foi nosso principal objetivo verificar a eficácia da aplicabilidade deste programa e das suas atividades didáticas, o que nos permitiu concluir que todas as técnicas e métodos utilizados tiveram a sua importância para se alcançarem resultados como o desenvolvimento e evolução das competências do aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-08T14:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9533
TID:201612259
url http://hdl.handle.net/10400.22/9533
identifier_str_mv TID:201612259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131396831182848