"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9533 |
Resumo: | Tendo estado a Língua Inglesa (LI) ao dispor dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como Atividade de Enriquecimento Curricular e sido inserida curricularmente, no ano letivo 2015/2016, como obrigatória a todos os alunos do 3ºano, torna-se importante refletir e investigar sobre as especificidades do seu ensino quando se encontram dificuldades de aprendizagem. Este estudo de caso centra-se numa problemática real nas nossas escolas - a dislexia. Segundo Fonseca (1999), esta perturbação compromete a leitura e a escrita, incluindo a aprendizagem da LI. Após uma análise da literatura, verificou-se a importância do recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento facilitador no que concerne à melhoria da aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido criados alguns recursos hipermédia para colmatar as dificuldades de leitura, escrita e psicomotricidade de um aluno diagnosticado como disléxico, numa escola pública. Com o presente estudo analisaram-se possíveis contributos das TIC no Ensino da LI em crianças com dislexia, por forma a desenvolver pistas de possíveis ferramentas pedagógicas que reforcem a integração e a promoção do sucesso educativo dos alunos disléxicos. De maneira a ilustrar melhor o nosso trabalho, utilizou-se um software criado especificamente para este efeito chamado de "3nglish is fun"! Assim, foi nosso principal objetivo verificar a eficácia da aplicabilidade deste programa e das suas atividades didáticas, o que nos permitiu concluir que todas as técnicas e métodos utilizados tiveram a sua importância para se alcançarem resultados como o desenvolvimento e evolução das competências do aluno. |
id |
RCAP_66586459d3b74f7afd65d6a6570fd6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexiaNecessidades Educativas Especiais (NEE)DislexiaAprendizagem da língua inglesaTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Software EducativoSpecial Needs (SN)DyslexiaEnglish language learningInformation and Communication Technologies (ICT)Educational SoftwareDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTendo estado a Língua Inglesa (LI) ao dispor dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como Atividade de Enriquecimento Curricular e sido inserida curricularmente, no ano letivo 2015/2016, como obrigatória a todos os alunos do 3ºano, torna-se importante refletir e investigar sobre as especificidades do seu ensino quando se encontram dificuldades de aprendizagem. Este estudo de caso centra-se numa problemática real nas nossas escolas - a dislexia. Segundo Fonseca (1999), esta perturbação compromete a leitura e a escrita, incluindo a aprendizagem da LI. Após uma análise da literatura, verificou-se a importância do recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento facilitador no que concerne à melhoria da aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido criados alguns recursos hipermédia para colmatar as dificuldades de leitura, escrita e psicomotricidade de um aluno diagnosticado como disléxico, numa escola pública. Com o presente estudo analisaram-se possíveis contributos das TIC no Ensino da LI em crianças com dislexia, por forma a desenvolver pistas de possíveis ferramentas pedagógicas que reforcem a integração e a promoção do sucesso educativo dos alunos disléxicos. De maneira a ilustrar melhor o nosso trabalho, utilizou-se um software criado especificamente para este efeito chamado de "3nglish is fun"! Assim, foi nosso principal objetivo verificar a eficácia da aplicabilidade deste programa e das suas atividades didáticas, o que nos permitiu concluir que todas as técnicas e métodos utilizados tiveram a sua importância para se alcançarem resultados como o desenvolvimento e evolução das competências do aluno.Since English Language (EL) was available to students of the 1st cycle of Basic Education as a Curriculum Enrichment Activity and having been inserted curricularly, in the academic year of 2015/2016, as compulsory for all students of the 3rd year, it is important to reflect and to investigate the specification of the English Language teaching when learning difficulties are found. This study focuses on a real problem in our schools - dyslexia. According to Fonseca (1999), this disorder compromises reading and writing, including the learning of the EL. After a research in the literature, it was verified the importance of the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a facilitator element in what concerns the improvement of the learning of children with Special Needs (SN). Hypermedia resources were created to overcome the difficulties of reading, writing and psychomotricity of a student diagnosed as dyslexic, in a public school. The present study analyzed possible contributions of ICT in the teaching of EL to children with dyslexia, in order to develop clues of possible pedagogical tools that reinforce the integration and promotion of the educational success of dyslexic students. In order to better illustrate our work, we used a software created specifically for this purpose called "3nglish is fun"! Thus, our main objective was to verify the effectiveness of the applicability of this program and its didactic activities, which allowed us to conclude that all the techniques and methods used had their importance to achieve results such as the development and evolution of the student's competences.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Ana Sofia Campos Azevedo2017-02-08T14:43:35Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9533TID:201612259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:07.165163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia |
title |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia |
spellingShingle |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo Necessidades Educativas Especiais (NEE) Dislexia Aprendizagem da língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Software Educativo Special Needs (SN) Dyslexia English language learning Information and Communication Technologies (ICT) Educational Software Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia |
title_full |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia |
title_fullStr |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia |
title_full_unstemmed |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia |
title_sort |
"3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexia |
author |
Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo |
author_facet |
Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades Educativas Especiais (NEE) Dislexia Aprendizagem da língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Software Educativo Special Needs (SN) Dyslexia English language learning Information and Communication Technologies (ICT) Educational Software Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Necessidades Educativas Especiais (NEE) Dislexia Aprendizagem da língua inglesa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Software Educativo Special Needs (SN) Dyslexia English language learning Information and Communication Technologies (ICT) Educational Software Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tendo estado a Língua Inglesa (LI) ao dispor dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como Atividade de Enriquecimento Curricular e sido inserida curricularmente, no ano letivo 2015/2016, como obrigatória a todos os alunos do 3ºano, torna-se importante refletir e investigar sobre as especificidades do seu ensino quando se encontram dificuldades de aprendizagem. Este estudo de caso centra-se numa problemática real nas nossas escolas - a dislexia. Segundo Fonseca (1999), esta perturbação compromete a leitura e a escrita, incluindo a aprendizagem da LI. Após uma análise da literatura, verificou-se a importância do recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento facilitador no que concerne à melhoria da aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido criados alguns recursos hipermédia para colmatar as dificuldades de leitura, escrita e psicomotricidade de um aluno diagnosticado como disléxico, numa escola pública. Com o presente estudo analisaram-se possíveis contributos das TIC no Ensino da LI em crianças com dislexia, por forma a desenvolver pistas de possíveis ferramentas pedagógicas que reforcem a integração e a promoção do sucesso educativo dos alunos disléxicos. De maneira a ilustrar melhor o nosso trabalho, utilizou-se um software criado especificamente para este efeito chamado de "3nglish is fun"! Assim, foi nosso principal objetivo verificar a eficácia da aplicabilidade deste programa e das suas atividades didáticas, o que nos permitiu concluir que todas as técnicas e métodos utilizados tiveram a sua importância para se alcançarem resultados como o desenvolvimento e evolução das competências do aluno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-08T14:43:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9533 TID:201612259 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9533 |
identifier_str_mv |
TID:201612259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131396831182848 |