A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19317 |
Resumo: | A gestão educacional é um campo de estudos especialmente relevante. O presente texto resulta de uma reflexão teórica sobre esta área do saber, procu-rando-se desenvolver um pensamento em torno das idiossincrasias das organiza-ções escolares e, ainda, sobre alguns dos domínios que, na contemporaneidade, caracterizam as políticas, os sistemas e, de algum modo, as instituições educativas. Decorrente dessa discussão, apresentam-se cinco desafios presentes que se colocam aos professores-gestores que atuam em diversos contextos educativos. |
id |
RCAP_6681827a3aa649647cf58dc7dd887d53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19317 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneosEscolaGestão escolarPolítica educativaDemocraciaA gestão educacional é um campo de estudos especialmente relevante. O presente texto resulta de uma reflexão teórica sobre esta área do saber, procu-rando-se desenvolver um pensamento em torno das idiossincrasias das organiza-ções escolares e, ainda, sobre alguns dos domínios que, na contemporaneidade, caracterizam as políticas, os sistemas e, de algum modo, as instituições educativas. Decorrente dessa discussão, apresentam-se cinco desafios presentes que se colocam aos professores-gestores que atuam em diversos contextos educativos.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Pedro2022-01-05T15:24:48Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19317porDuarte, P. (2021). A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos. Medi@ções: Revista OnLine, 9(9), 102-117.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:24.507788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos |
title |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos |
spellingShingle |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos Duarte, Pedro Escola Gestão escolar Política educativa Democracia |
title_short |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos |
title_full |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos |
title_fullStr |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos |
title_full_unstemmed |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos |
title_sort |
A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos |
author |
Duarte, Pedro |
author_facet |
Duarte, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Gestão escolar Política educativa Democracia |
topic |
Escola Gestão escolar Política educativa Democracia |
description |
A gestão educacional é um campo de estudos especialmente relevante. O presente texto resulta de uma reflexão teórica sobre esta área do saber, procu-rando-se desenvolver um pensamento em torno das idiossincrasias das organiza-ções escolares e, ainda, sobre alguns dos domínios que, na contemporaneidade, caracterizam as políticas, os sistemas e, de algum modo, as instituições educativas. Decorrente dessa discussão, apresentam-se cinco desafios presentes que se colocam aos professores-gestores que atuam em diversos contextos educativos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-05T15:24:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19317 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Duarte, P. (2021). A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos. Medi@ções: Revista OnLine, 9(9), 102-117. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131481922076672 |