Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Gisela Maria Maia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16544
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
id RCAP_66cc8177260b8761d8b0582d09b8ae8a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em AngolaMarketing internacionalMarketing relacionamentoTeoria confiança-compromissoConfiançaCompromissoCooperaçãoDesempenho à exportaçãoInternational marketingRelationship marketingCommitment-trust theoryTrustCommitmentCooperationExport performance658.8339.564Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaEste trabalho de investigação procura incorporar alguns conceitos oriundos do marketing de relacionamento propondo um modelo que explique os diferentes factores que antecedem e determinam o Desempenho à Exportação das empresas portuguesas a operar em Angola, em particular pretende compreender o relacionamento entre exportadores e respectivos intermediários. A relevância deste estudo passa precisamente por incluir um país africano, onde em termos de literatura existe uma forte escassez de estudos. O modelo conceptual apresentado baseia-se na literatura de marketing de relacionamento e, em particular, no modelo KMV (Key Mediating Variables) (Morgan & Hunt, 1994). Este procura analisar de que forma a Confiança influencia o Compromisso e a Cooperação. Da mesma forma, procura analisar o modo como o Compromisso influencia a Cooperação. Finalmente, este estudo visa, também, analisar qual a associação entre Cooperação e Desempenho à Exportação (últimos três anos), assim como, a associação entre a Cooperação e o Desempenho à Exportação (próximos três anos). Em termos de metodologia adoptada optou-se pelo questionário e entrevistas. O questionário foi aplicado a um universo de 102 empresas portuguesas presentes na FILDA (Feira Internacional de Luanda), tendo-se obtido trinta questionários válidos. De seguida, os dados foram sujeitos à análise através de SPSS. Por seu turno, foram desenvolvidas algumas entrevistas a responsáveis de empresas portuguesas para perceber algumas questões relacionadas com o “como” e “porquê”. Em termos gerais, foi possível concluir uma associação positiva entre Confiança, Compromisso e Cooperação. De igual modo, também se confirmou uma associação positiva entre Cooperação e o Desempenho à Exportação.This work aims intends to develop a model that explains the different factors that precede the export performance of Portuguese companies operating in Angola; particularly it seeks to understand the relationship between exporters and their local intermediaries from a relationship point of view. This study becomes more relevant for the reason that it includes an African country and due to the lack of literature in this particular field. The conceptual model presented is based on the relationship marketing literature, specifically the Morgan-Hunt Model (1994), designated named KMV (Key Mediating Variables). It intends to analyse how Trust influences both Commitment and Cooperation. Similarly, it examines how Commitment influences Cooperation. Finally, this study aims to analyse the association between cooperation and Export Performance based on the last three years and next three years. Concerning the methodology adopted, it was chosen the questionnaire and interviews. The study sampled 102 Portuguese companies at FILDA (International Fair of Luanda). Thirty questionnaires were fully responded. The data was analysed through SPSS. Meanwhile, some Portuguese companies managers were interviewed so that questions related to «how» and «why» could be clarified. All in all, it was possible to acknowledge a positive association amongst Trust, Commitment and Cooperation. Likewise, it was confirmed that there is also a positive association between Cooperation and Export Performance.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoAlves, Gisela Maria Maia20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16544porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:25.571718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola
title Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola
spellingShingle Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola
Alves, Gisela Maria Maia
Marketing internacional
Marketing relacionamento
Teoria confiança-compromisso
Confiança
Compromisso
Cooperação
Desempenho à exportação
International marketing
Relationship marketing
Commitment-trust theory
Trust
Commitment
Cooperation
Export performance
658.8
339.564
title_short Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola
title_full Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola
title_fullStr Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola
title_full_unstemmed Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola
title_sort Qualidade do relacionamento, cooperação e desempenho : o caso específico das empresas portuguesas a operar em Angola
author Alves, Gisela Maria Maia
author_facet Alves, Gisela Maria Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Gisela Maria Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing internacional
Marketing relacionamento
Teoria confiança-compromisso
Confiança
Compromisso
Cooperação
Desempenho à exportação
International marketing
Relationship marketing
Commitment-trust theory
Trust
Commitment
Cooperation
Export performance
658.8
339.564
topic Marketing internacional
Marketing relacionamento
Teoria confiança-compromisso
Confiança
Compromisso
Cooperação
Desempenho à exportação
International marketing
Relationship marketing
Commitment-trust theory
Trust
Commitment
Cooperation
Export performance
658.8
339.564
description Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/16544
url http://hdl.handle.net/1822/16544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132600416075776