Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, João Miguel Filipe Meira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18841
Resumo: O presente documento tem como objetivo analisar de forma pormenorizada e reflexiva o processo de estágio pedagógico referente ao Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Fernando Namora (ESFN), no ano letivo 2017/2018. Nesta análise estão contidas as experiências vivenciadas, os conhecimentos e aprendizagens adquiridas que contribuíram de forma significativa para a minha formação pessoal enquanto futuro professor de Educação física, representando o culminar de uma formação académica de cinco anos. De forma a repercutir este processo com clareza, é realizada uma contextualização de todo o envolvimento presente neste ano letivo, no sentido de compreender como decorreram as atividades inerentes ao estágio pedagógico. Esta compreensão é essencial para introduzir as várias áreas que fazem parte do guia de estágio e que se encontram espelhadas no processo de estágio. Assim, serão analisadas crítica e detalhadamente as quatros áreas que compõem o estágio pedagógico: área 1 – organização e gestão do ensino e aprendizagem; área 2 – inovação e investigação pedagógica; área 3 – participação na escola; área 4 – relação com a comunidade. No final do documento é realizado um balanço de todo o processo de estágio, juntamente com as várias dificuldades sentidas e a forma como estas contribuíram para a minha formação pessoal. Serão igualmente apresentadas soluções que possam ser postas em prática em situações futuras e realçadas as experiências consideradas mais proveitosas na minha atividade docente.
id RCAP_67b39b31f9e8f8d1d5b6b56c60b18ffb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEducação FísicaEstágio PedagógicoFormaçãoEscolaProfessor de Educação FísicaPhysical EducationPedagogical TrainingTrainingSchoolPhysical Education TeacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento tem como objetivo analisar de forma pormenorizada e reflexiva o processo de estágio pedagógico referente ao Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Fernando Namora (ESFN), no ano letivo 2017/2018. Nesta análise estão contidas as experiências vivenciadas, os conhecimentos e aprendizagens adquiridas que contribuíram de forma significativa para a minha formação pessoal enquanto futuro professor de Educação física, representando o culminar de uma formação académica de cinco anos. De forma a repercutir este processo com clareza, é realizada uma contextualização de todo o envolvimento presente neste ano letivo, no sentido de compreender como decorreram as atividades inerentes ao estágio pedagógico. Esta compreensão é essencial para introduzir as várias áreas que fazem parte do guia de estágio e que se encontram espelhadas no processo de estágio. Assim, serão analisadas crítica e detalhadamente as quatros áreas que compõem o estágio pedagógico: área 1 – organização e gestão do ensino e aprendizagem; área 2 – inovação e investigação pedagógica; área 3 – participação na escola; área 4 – relação com a comunidade. No final do documento é realizado um balanço de todo o processo de estágio, juntamente com as várias dificuldades sentidas e a forma como estas contribuíram para a minha formação pessoal. Serão igualmente apresentadas soluções que possam ser postas em prática em situações futuras e realçadas as experiências consideradas mais proveitosas na minha atividade docente.The purpose of this document is to analyze in a detailed and reflexive manner the whole process of pedagogical training related to the Masters of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, held at the Fernando Namora Secondary School (ESFN), in the 2017/2018 school year. In this analysis are contained the lived experiences, knowledge and acquired learning that contributed significantly to my personal training as a future Physical Education teacher, representing the culmination of a five year academic training. In order to reflect this process with clarity, a contextualization of all the involvement present in this school year is carried out, in the sense of understanding how all the activities inherent to the pedagogic stage took place. This understanding is essential to introduce the various areas that are part of the internship guide and which are mirrored in the internship process. Thus, the four areas that make up the pedagogical stage will be analyzed critically and in detail: area 1 - organization and management of teaching and learning; area 2 - innovation and pedagogical research; area 3 - participation in school; area 4 - relationship with the community. At the end of the document a balance is taken of the entire internship process, along with the various difficulties experienced and the way in which they have contributed to my personal formation. It will also present solutions that can be put into practice in future situations and highlighted the experiences considered most useful in my teaching activity.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaCoelho, João Miguel Filipe Meira2019-11-25T15:27:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18841TID:202302695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:49.834654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Coelho, João Miguel Filipe Meira
Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação
Escola
Professor de Educação Física
Physical Education
Pedagogical Training
Training
School
Physical Education Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
author Coelho, João Miguel Filipe Meira
author_facet Coelho, João Miguel Filipe Meira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, João Miguel Filipe Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação
Escola
Professor de Educação Física
Physical Education
Pedagogical Training
Training
School
Physical Education Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Formação
Escola
Professor de Educação Física
Physical Education
Pedagogical Training
Training
School
Physical Education Teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente documento tem como objetivo analisar de forma pormenorizada e reflexiva o processo de estágio pedagógico referente ao Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Fernando Namora (ESFN), no ano letivo 2017/2018. Nesta análise estão contidas as experiências vivenciadas, os conhecimentos e aprendizagens adquiridas que contribuíram de forma significativa para a minha formação pessoal enquanto futuro professor de Educação física, representando o culminar de uma formação académica de cinco anos. De forma a repercutir este processo com clareza, é realizada uma contextualização de todo o envolvimento presente neste ano letivo, no sentido de compreender como decorreram as atividades inerentes ao estágio pedagógico. Esta compreensão é essencial para introduzir as várias áreas que fazem parte do guia de estágio e que se encontram espelhadas no processo de estágio. Assim, serão analisadas crítica e detalhadamente as quatros áreas que compõem o estágio pedagógico: área 1 – organização e gestão do ensino e aprendizagem; área 2 – inovação e investigação pedagógica; área 3 – participação na escola; área 4 – relação com a comunidade. No final do documento é realizado um balanço de todo o processo de estágio, juntamente com as várias dificuldades sentidas e a forma como estas contribuíram para a minha formação pessoal. Serão igualmente apresentadas soluções que possam ser postas em prática em situações futuras e realçadas as experiências consideradas mais proveitosas na minha atividade docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-25T15:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18841
TID:202302695
url http://hdl.handle.net/10400.5/18841
identifier_str_mv TID:202302695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130138460160