Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Isabel Domingues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600073.
Resumo: Objetivo: Descrever a percepção de docentes sobre o ensino da sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem mista. Participaram do grupo focal sete docentes do Curso Técnico em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. O conteúdo textual foi tratado com auxílio do IRAMUTEQ e a análise dos dados foi realizada a partir do referencial teórico de Alfred Schutz. Resultados: Os docentes do curso técnico de enfermagem tipificam a importância de integrar o técnico de enfermagem na sistematização da assistência e para tanto realçam a necessidade de incluir tal temática na formação em nível técnico. Conclusão: os docentes denotam dúvidas e receios em não saber como e quando efetivar o ensino da SAE em nível técnico, mas refletem sobre as possibilidades e necessidades de consolidar esta temática.
id RCAP_67b5ed4b18627a238a18495f6a287b07
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:5866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentesProcessos de enfermagemDocentes de enfermagemEducação técnica em enfermagemAuxiliares de enfermagemObjetivo: Descrever a percepção de docentes sobre o ensino da sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem mista. Participaram do grupo focal sete docentes do Curso Técnico em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. O conteúdo textual foi tratado com auxílio do IRAMUTEQ e a análise dos dados foi realizada a partir do referencial teórico de Alfred Schutz. Resultados: Os docentes do curso técnico de enfermagem tipificam a importância de integrar o técnico de enfermagem na sistematização da assistência e para tanto realçam a necessidade de incluir tal temática na formação em nível técnico. Conclusão: os docentes denotam dúvidas e receios em não saber como e quando efetivar o ensino da SAE em nível técnico, mas refletem sobre as possibilidades e necessidades de consolidar esta temática.2016-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600073.https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600073.porhttp://web.esenfc.pt/?url=5MEKElVuFernandes, Maria Isabel Dominguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2017-01-24T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:11.863260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes
title Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes
spellingShingle Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes
Fernandes, Maria Isabel Domingues
Processos de enfermagem
Docentes de enfermagem
Educação técnica em enfermagem
Auxiliares de enfermagem
title_short Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes
title_full Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes
title_fullStr Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes
title_full_unstemmed Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes
title_sort Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes
author Fernandes, Maria Isabel Domingues
author_facet Fernandes, Maria Isabel Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Isabel Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de enfermagem
Docentes de enfermagem
Educação técnica em enfermagem
Auxiliares de enfermagem
topic Processos de enfermagem
Docentes de enfermagem
Educação técnica em enfermagem
Auxiliares de enfermagem
description Objetivo: Descrever a percepção de docentes sobre o ensino da sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem mista. Participaram do grupo focal sete docentes do Curso Técnico em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. O conteúdo textual foi tratado com auxílio do IRAMUTEQ e a análise dos dados foi realizada a partir do referencial teórico de Alfred Schutz. Resultados: Os docentes do curso técnico de enfermagem tipificam a importância de integrar o técnico de enfermagem na sistematização da assistência e para tanto realçam a necessidade de incluir tal temática na formação em nível técnico. Conclusão: os docentes denotam dúvidas e receios em não saber como e quando efetivar o ensino da SAE em nível técnico, mas refletem sobre as possibilidades e necessidades de consolidar esta temática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600073.
https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600073.
url https://doi.org/info:doi:http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600073.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=5MEKElVu
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137223731314688