Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15459 |
Resumo: | O objetivo deste projeto passa por criar uma plataforma para o Mercado das Padarias e Pastelarias em Portugal, que visa ajudar na comunicação entre o estabelecimento e os vários tipos de consumidores. A plataforma apresenta-se em dois formatos: Aplicação para telemóvel e Website. O principal objetivo é notificar os consumidores dos horários a que saem novas fornadas de pães e bolos, nos estabelecimentos ao seu redor. Para uma melhor análise à necessidade por parte do consumidor e da loja, foi feito um questionário para estas duas perspetivas, com o intuito de entender os principais constrangimentos deste mercado. Através da análise feita, destacaram-se dois pontos fundamentais. Para o consumidor, a proximidade do estabelecimento e a frescura do produto são fatores essências para a compra e consumo do artigo. Relativamente à loja, a incerteza das quantidades a produzir é uma realidade que afeta as suas vendas, pois muitas vezes traduz-se em quebras do seu "stock". Perante estas duas perspetivas, e com o intuito de satisfazer os interesses dos consumidores e das Padarias e Pastelarias, surgiu a oportunidade da criação da Plataforma "Freshcato". A fim de permitir o arranque do projeto, será necessário um investimento inicial de 10.000,00€, destinado à contratação de programadores especializados, administrativo e também para a construção da própria plataforma. De acordo com os pressupostos considerados, a avaliação do projeto demonstra que este Plano de Negócio viável a nível financeiro e económico, uma vez que o Valor Atual Líquido é de 291.003,73 €, com uma Taxa Interna de Rentabilidade de 627%, e um período de recuperação ("Payback Period") de 2 anos, pelo que são valores positivos para este tipo de negócio avaliado. |
id |
RCAP_6823b4862bc9236107ea038bf486ff13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescosComunicaçãoTelemóvelPágina webPlano de negócioEstabelecimento comercialMobile appNotificationBatchesBakeries/PastryO objetivo deste projeto passa por criar uma plataforma para o Mercado das Padarias e Pastelarias em Portugal, que visa ajudar na comunicação entre o estabelecimento e os vários tipos de consumidores. A plataforma apresenta-se em dois formatos: Aplicação para telemóvel e Website. O principal objetivo é notificar os consumidores dos horários a que saem novas fornadas de pães e bolos, nos estabelecimentos ao seu redor. Para uma melhor análise à necessidade por parte do consumidor e da loja, foi feito um questionário para estas duas perspetivas, com o intuito de entender os principais constrangimentos deste mercado. Através da análise feita, destacaram-se dois pontos fundamentais. Para o consumidor, a proximidade do estabelecimento e a frescura do produto são fatores essências para a compra e consumo do artigo. Relativamente à loja, a incerteza das quantidades a produzir é uma realidade que afeta as suas vendas, pois muitas vezes traduz-se em quebras do seu "stock". Perante estas duas perspetivas, e com o intuito de satisfazer os interesses dos consumidores e das Padarias e Pastelarias, surgiu a oportunidade da criação da Plataforma "Freshcato". A fim de permitir o arranque do projeto, será necessário um investimento inicial de 10.000,00€, destinado à contratação de programadores especializados, administrativo e também para a construção da própria plataforma. De acordo com os pressupostos considerados, a avaliação do projeto demonstra que este Plano de Negócio viável a nível financeiro e económico, uma vez que o Valor Atual Líquido é de 291.003,73 €, com uma Taxa Interna de Rentabilidade de 627%, e um período de recuperação ("Payback Period") de 2 anos, pelo que são valores positivos para este tipo de negócio avaliado.The goal of this project is to create a platform for Bakery and Pastry Market in Portugal, which aims to help in communication between the store and the different types of consumers. The platform comes in two formats: Mobile application and Website. The main goal is to notify consumers regarding the hours of a batch of breads and cakes, at a store nearby. In order to understand the real need to consumers and stores, in Bakery and Pastry Market, a query was made for these two perspectives, with the purpose of understanding the main problems of this market. Tha analysis made highlighted two fundamental points. In a consumer perspective, proximity of the store and a freshness of the product are essential for a purchase and consumption of the article. Regarding store perspective, the uncertainty of the quantities to produce is a reality that affects their sales, once it translates into stock break. Given these two perspectives, and to satisfy the interests of consumers and bakeries, a great opportunity arose to create "Freshcato" Platform. In order to allow the startup of project, an initial investment of € 10,000.00 will be required, to hiring specialized programmers, administrative and also for construction of the platform itself. According to the assumptions considered, the project evaluation demonstrates that this Business Plan is financially and economically viable, since the Net Present Value is 291.003,73 €, with an Internal Rate of Return of 627%, and a Payback Period of 2 years, where it shows positive values for this project evaluation.2018-03-27T13:25:16Z2020-03-27T00:00:00Z2017-11-29T00:00:00Z2017-11-292017-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15459TID:201769344porPrada, Mário António da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:23Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:22.818147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos |
title |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos |
spellingShingle |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos Prada, Mário António da Silva Comunicação Telemóvel Página web Plano de negócio Estabelecimento comercial Mobile app Notification Batches Bakeries/Pastry |
title_short |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos |
title_full |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos |
title_fullStr |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos |
title_full_unstemmed |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos |
title_sort |
Plano de negócio de uma plataforma de notificação para produtos frescos |
author |
Prada, Mário António da Silva |
author_facet |
Prada, Mário António da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prada, Mário António da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Telemóvel Página web Plano de negócio Estabelecimento comercial Mobile app Notification Batches Bakeries/Pastry |
topic |
Comunicação Telemóvel Página web Plano de negócio Estabelecimento comercial Mobile app Notification Batches Bakeries/Pastry |
description |
O objetivo deste projeto passa por criar uma plataforma para o Mercado das Padarias e Pastelarias em Portugal, que visa ajudar na comunicação entre o estabelecimento e os vários tipos de consumidores. A plataforma apresenta-se em dois formatos: Aplicação para telemóvel e Website. O principal objetivo é notificar os consumidores dos horários a que saem novas fornadas de pães e bolos, nos estabelecimentos ao seu redor. Para uma melhor análise à necessidade por parte do consumidor e da loja, foi feito um questionário para estas duas perspetivas, com o intuito de entender os principais constrangimentos deste mercado. Através da análise feita, destacaram-se dois pontos fundamentais. Para o consumidor, a proximidade do estabelecimento e a frescura do produto são fatores essências para a compra e consumo do artigo. Relativamente à loja, a incerteza das quantidades a produzir é uma realidade que afeta as suas vendas, pois muitas vezes traduz-se em quebras do seu "stock". Perante estas duas perspetivas, e com o intuito de satisfazer os interesses dos consumidores e das Padarias e Pastelarias, surgiu a oportunidade da criação da Plataforma "Freshcato". A fim de permitir o arranque do projeto, será necessário um investimento inicial de 10.000,00€, destinado à contratação de programadores especializados, administrativo e também para a construção da própria plataforma. De acordo com os pressupostos considerados, a avaliação do projeto demonstra que este Plano de Negócio viável a nível financeiro e económico, uma vez que o Valor Atual Líquido é de 291.003,73 €, com uma Taxa Interna de Rentabilidade de 627%, e um período de recuperação ("Payback Period") de 2 anos, pelo que são valores positivos para este tipo de negócio avaliado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-29T00:00:00Z 2017-11-29 2017-06 2018-03-27T13:25:16Z 2020-03-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/15459 TID:201769344 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/15459 |
identifier_str_mv |
TID:201769344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134865980915712 |