Pr?tica Desportiva, Mindfulness e Inflexibilidade Psicol?gica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Dalila Antunes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Espirito-Santo, Helena (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/983
Resumo: Objetivo: Um dos pontos fulcrais na pr?tica desportiva ? a capacidade de direcionar e controlar a aten??o, sendo um dos aspetos trabalhados pelos atletas, no entanto, n?o existem estudos que avaliem a rela??o entre estas vari?veis. O objetivo principal deste estudo ? o de verificar se as vari?veis inflexibilidade psicol?gica, compet?ncias de mindfulness, depress?o, ansiedade e stress variam em fun??o do n?vel e tipo de pr?tica desportiva. Tivemos ainda como objetivos verificar se as vari?veis inflexibilidade psicol?gica, compet?ncias de mindfulness, depress?o, ansiedade e stress variam em fun??o das vari?veis sociodemogr?ficas (idade e sexo) e verificar a exist?ncia de rela??es entre as vari?veis em estudo, e se essa rela??o ? influenciada pelo n?vel de pr?tica desportiva. M?todo: A amostra foi constitu?da por 156 crian?as e adolescentes, com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos de idade, das quais 50 n?o praticava qualquer desporto extracurricularmente, 53 praticavam de modo recreativo e 53 praticavam de modo competitivo e federado. A amostra foi avaliada atrav?s do Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y), da Children?s Acceptance and Mindfulness Measure (CAMM) e da Depression, Anxiety and Stress Scale, short version (DASS-21). Resultados: N?o foram verificadas diferen?as significativas nas m?dias do AFQ-Y, da CAMM e das subescalas da DASS-21 em fun??o da idade, do sexo e do n?vel de pr?tica desportiva. A inflexibilidade psicol?gica mostrou-se positivamente associada ? sintomatologia depressiva, ? sintomatologia ansiosa e ao stress; e negativamente associada ?s compet?ncias de mindfulness. As compet?ncias de mindfulness apresentaram-se associadas negativamente ? sintomatologia depressiva, ? sintomatologia ansiosa e ao stress. A sintomatologia depressiva, a sintomatologia ansiosa e o stress mostraram-se positivamente associados entre si. O n?vel de pr?tica desportiva n?o se mostrou associado ao n?vel da inflexibilidade psicol?gica, aos n?veis das compet?ncias de mindfulness e ? sintomatologia depressiva, ? sintomatologia ansiosa e aos n?veis de stress. Conclus?o: Independentemente da intensidade e da frequ?ncia da pr?tica desportiva, n?o h? diferen?as quanto ? inflexibilidade psicol?gica, quanto ?s compet?ncias de mindfulness e quanto ? sintomatologia depressiva, ? sintomatologia ansiosa e ao stress. / Aim: One of the main aspects in sports practice is the ability to focus, being one of the aspects worked by athletes; however, there are not any existing studies that evaluate the relationship between these variables. The main objective of this study is to verify if the different variables such as the psychological inflexibility, mindfulness skills, depression, anxiety, and stress vary according to the practice of sports. Other objectives included verifying if the variables psychological inflexibility, mindfulness skills, depression, anxiety, and stress vary according to the sociodemographic variables (age and sex) and verify the existence of relationships between the different variables of the study and if that relationship is influenced by the level of sports practice. Method: This sample had a total of 156 children and adolescents, with ages between 9 and 18 years old, in which 50 did not practice any extracurricular sport, 53 practice in recreational mode and 53 practice in competitive and federated mode. Assessment comprised the Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y), the Children?s Acceptance and Mindfulness Measure (CAMM) and the Depression, Anxiety and Stress Scale, short version (DASS-21). Results: There were no statistical differences in the means of AFQ-Y, CAMM, and the subscales of DASS-21 according to age, sex, and the level of sports practice. The psychological inflexibility was associated positively with the depressive and anxiety symptoms, and stress; and was negatively associated with mindfulness skills. Mindfulness skills were shown to be associated negatively with symptoms of depression, anxiety, and stress. The depressive and anxiety symptoms as well as stress, shown to be positively associated with each other. The level of sports practice did not show any level of association with psychological inflexibility, mindfulness skills, depression and anxiety symptoms as well as levels of stress. Conclusion: Regardless of the intensity of the frequency of the sports practice, there are no differences regarding the psychological inflexibility, mindfulness skills, the depression, and anxiety symptoms as well as stress.
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M?todo: A amostra foi constitu?da por 156 crian?as e adolescentes, com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos de idade, das quais 50 n?o praticava qualquer desporto extracurricularmente, 53 praticavam de modo recreativo e 53 praticavam de modo competitivo e federado. A amostra foi avaliada atrav?s do Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y), da Children?s Acceptance and Mindfulness Measure (CAMM) e da Depression, Anxiety and Stress Scale, short version (DASS-21). Resultados: N?o foram verificadas diferen?as significativas nas m?dias do AFQ-Y, da CAMM e das subescalas da DASS-21 em fun??o da idade, do sexo e do n?vel de pr?tica desportiva. A inflexibilidade psicol?gica mostrou-se positivamente associada ? sintomatologia depressiva, ? sintomatologia ansiosa e ao stress; e negativamente associada ?s compet?ncias de mindfulness. As compet?ncias de mindfulness apresentaram-se associadas negativamente ? sintomatologia depressiva, ? sintomatologia ansiosa e ao stress. 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The main objective of this study is to verify if the different variables such as the psychological inflexibility, mindfulness skills, depression, anxiety, and stress vary according to the practice of sports. Other objectives included verifying if the variables psychological inflexibility, mindfulness skills, depression, anxiety, and stress vary according to the sociodemographic variables (age and sex) and verify the existence of relationships between the different variables of the study and if that relationship is influenced by the level of sports practice. Method: This sample had a total of 156 children and adolescents, with ages between 9 and 18 years old, in which 50 did not practice any extracurricular sport, 53 practice in recreational mode and 53 practice in competitive and federated mode. 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