Inovação e práticas de gestão de pessoas: Um estudo sobre atribuições de gestores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84585 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia |
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Inovação e práticas de gestão de pessoas: Um estudo sobre atribuições de gestoresInnovation and people management practices: A study about managers attributionsInovaçãoGestão de pessoasEcossistemaBem-estarPerformanceInnovationPeople managementEcosystemWell-beingPerformanceDissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de EconomiaO presente estudo, compreende à partida dois pressupostos. Fruto dos avanços tecnológicos alcançados pela Humanidade, as empresas operam hoje em mercados tendencialmente mais dinâmicos, nos quais se torna progressivamente mais difícil manterem o seu espaço vital. Por sua vez, a inovação, enquanto processo e resultado, assume-se cada vez mais, como uma vantagem competitiva que confere às companhias, novas ou seculares, a capacidade necessária para igualarem ou preferencialmente eliminarem a concorrência. O incremento da inovação adota ainda especial relevância, devido ao facto de estar provada a sua corelação positiva com a manutenção da longevidade dos agentes económicos.Assim, este trabalhou visou identificar quais as melhores práticas de governo das organizações e de gestão de pessoas, dado estas deterem uma real influência na performance inovadora das sociedades e a habilidade de mitigarem a referida concorrência. Procurando alcançar este objetivo, e com recurso a uma metodologia qualitativa, preparou-se um conjunto de entrevistas a gestores de empresas do sul da Europa, centradas na análise das referidas práticas. Os resultados indagados apontam na direção de um envolvimento constante dos trabalhadores nos processos de decisão, da criação de equipas multidisciplinares devidamente acompanhadas e reconhecidas e de uma aposta inequívoca na felicidade eudemónica dos mesmos. As medidas que pela sua natureza envolvem a gestão direta de pessoas foram analisadas com recurso ao modelo analítico concebido por David Guest, por se encontrar desenhado de forma a devolver benefícios mútuos para a organização e para o colaborador em função das ações executadas pelos gestores. A replicação das práticas nesta dissertação sumarizadas, com os devidos ajustes de contexto, significará certamente um exponenciar dos resultados inovadores, permitindo aos executivos a criação de ciclos virtuosos e a consequente prosperidade das suas organizações.The following study comprehends two main ideas: due to technological advances achieved by Humanity, nowadays companies operates on markets even more dynamic, where it gets harder to keep their vital space. On the other hand, innovation, as process and product, is increasingly considered as a competitive advantage that offers companies, new or ancient, the appropriate tools to equal or, ideally, eliminate competition. The increase of innovation is of special relevance, as there are evidence of a positive correlation with economical longevity maintenance.Therefore, the aim of this paper is to determine which are the best management practices for organizations and its people, given they have an impact on the societies innovative performance and have the ability to mitigate competition. To do so, and using a qualitative methodology, a set of interviews to managers of South Europe companies were arranged, focusing on the the practices mentioned above. The results point in direction of a constant involvement of workers in the processes of decision, creation of multidisciplinary teams properly accompanied and acknowledged, as well as an unequivocal focus on their happiness. Practices, whose nature involve a direct management of people, were analysed by means of an analytic model created by David Guest, as it is designed to develop mutual benefits for the organization and employee, according to the actions executed by managers. The replication of the practices summarised in this thesis, with proper adjustments of context, will certainly mean an increase of innovative results, allowing managers the creation of virtuos circles and consequent prosperity of their organizations.2018-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84585http://hdl.handle.net/10316/84585TID:202160106porValente, Tiago Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-04T11:13:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:07.316956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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