A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10473 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_68ba178b103a1305b0ffebb3cd569bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10473 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradoresMotivaçãoComunicaçãoMotivationCommunicationMestrado em Ciências EmpresariaisA motivação é um conceito complexo que pela sua importância no mundo empresarial, não pode ser encarado de forma simplista. Entre os diferentes fatores que influenciam a motivação, a comunicação é identificada como um dos fatores que a influencia notoriamente. Neste aspeto a comunicação interna revela-se fundamental. De facto, para criar Organizações que transmitam uma imagem sólida, é necessário motivar os Colaboradores, promovendo o sentimento de pertença e incentivando-os a desempenhar as suas funções com qualidade, através da partilha de informação e conhecimento, i.e., apostando numa comunicação aberta e transparente entre o universo de Colaboradores. Este trabalho analisa a relação existente entre a comunicação interna e a motivação, encontrando evidências de que a comunicação interna contribui positivamente para a motivação dos Colaboradores.Motivation is a complex concept that due to its importance in the business, cannot be viewed in a simplistic way. Among the different factors that influence motivation, communication is identified as one of the essential factors that influence it. This aspect reveals the internal communication is essential. In fact, to create organizations that transmit a solid image, it is necessary to motivate employees promoting a sense of belonging and encouraging them to perform their duties diligently, by sharing information and knowledge, that is, to focus on an open and transparent communication between them. This paper analyzes the relationship between internal communication and motivation, concluding that internal communication positively contributes to employees' motivation.Instituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesRepositório da Universidade de LisboaMelo, Maria Manuela da Costa Silva Daniel de2015-12-17T09:09:42Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10473porMelo, Maria Manuela da Costa Silva Daniel de (2012). "A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:47ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores |
title |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores |
spellingShingle |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores Melo, Maria Manuela da Costa Silva Daniel de Motivação Comunicação Motivation Communication |
title_short |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores |
title_full |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores |
title_fullStr |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores |
title_sort |
A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores |
author |
Melo, Maria Manuela da Costa Silva Daniel de |
author_facet |
Melo, Maria Manuela da Costa Silva Daniel de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Paulo Lopes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Manuela da Costa Silva Daniel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Comunicação Motivation Communication |
topic |
Motivação Comunicação Motivation Communication |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2015-12-17T09:09:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10473 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, Maria Manuela da Costa Silva Daniel de (2012). "A comunicação interna como factor de motivação dos colaboradores". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302119969193984 |