Mudança conceptual no tema “Terra no Espaço” com base na interdisciplinaridade em ciências físicas e naturais no 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/4922 |
Resumo: | Tese de mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e Química. |
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Mudança conceptual no tema “Terra no Espaço” com base na interdisciplinaridade em ciências físicas e naturais no 3º cicloConceptual change in the topic “Earth in Space” based on an interdisciplinary approach of physical and natural sciences in basic educationTese de mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e Química.O presente estudo desenvolveu-se com alunos do 7º ano de escolaridade numa escola de Bragança, no nordeste transmontano. Foram formados dois grupos de trabalho, aos quais foram aplicadas duas abordagens didácticas distintas do tema “Terra no Espaço”: uma abordagem disciplinar e outra interdisciplinar, ambas tendo como base a mudança conceptual. Ao contrário da perspectiva disciplinar, na qual os conteúdos foram leccionados de acordo com o programa emanado pelo Ministério da Educação, na perspectiva interdisciplinar houve um trabalho colaborativo entre dois docentes das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Ciências Naturais. Uma vez que no programa de ambas disciplinas há conteúdos que se repetem, foi feita uma selecção, reorganização e sequencialização dos mesmos, de modo a serem tratados por cada uma das disciplinas de uma forma integrada. O teste de conhecimentos, que funcionou como pré teste e pós teste, serviu para identificar algumas das ideias que os alunos trazem consigo para a sala de aula e também para verificar se houve ou não evolução a nível conceptual testando, assim, a eficácia das metodologias adoptadas. Constatou-se que muitas das concepções alternativas que os alunos possuíam tinham já sido diagnosticadas por diversos investigadores. Os resultados obtidos sugerem que a abordagem interdisciplinar, aplicada a um dos grupos, foi mais eficaz (em cerca de 26%) do que a abordagem disciplinar, pois a evolução mais significativa registou-se em questões que implicavam mais directamente interligação de conhecimentos das duas disciplinas.The present investigation was developed with 7th grade students and took place in a school of Bragança, in the northeast of Trás-os-Montes. Two groups of work were built, to which two different didactic approaches to the topic “Earth in Space” were applied: a subject approach and an interdisciplinary one, both having conceptual change as basis. Unlike the subject approach, in which the contents were taught according to the syllabus sent out by the Ministry of Education, the interdisciplinary approach implied a cooperation work between two teachers of Physics-Chemistry and Natural Sciences. Since the syllabus of both subjects has got contents that are repeated, they made their selection, reorganization and sequence, in order to be taught by each of the subjects in an interdisciplinary way. The survey test, which was given as pre-test and post-test, was used to identify some of the ideas that the students bring with them to the classroom and also to verify if there was (or not) progress regarding conceptual change, thus testing the effectiveness of the adopted approaches. It was proved that some of the alternative conceptions held by the students had already been identified by several researchers. The results suggest that the interdisciplinary approach, applied to one of the groups, was more effective (about 26%) than the subject approach, since the most significant progress was detected in questions that implied, more directly, an interconnection between contents of both subjects.Sequeira, ManuelUniversidade do MinhoFreitas, Luis Miguel Pereira2006-01-232006-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:54.597599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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