EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10347 |
Resumo: | Na sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning. |
id |
RCAP_68cdfe0b3393d5657db9ee6aeba35b0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10347 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológicaEaDeLearningTeoria das redesAnálise das redes sociaisDistance educationeLearningNetwork theorySocial network analysisODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesNa sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning.In today's networked society, where ICT-based interaction prevails, Distance Education and eLearning have gained a decisive place in national and international educational frameworks. We speak of educative-communicative environments based on collaborative learning processes, from a constructivist perspective, and fundamentally social, and which give rise to true virtual learning communities. Social Network Analysis (SNA), in turn, is a methodology that has been applied to describe and analyse network behaviours in several areas. In this sense, this paper will try to make, through a literature review, a brief survey of what is the network theory. Especially the social network theory according to some key authors, in which consists the methodology of Social Network Analysis and the potential that is present in the application of these constructs to the field of Distance Education and eLearning.o Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV), Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEARepositório AbertoCorreia, Joana DuarteHenriques, Susana2021-01-06T17:46:06Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10347porCorreira, J. D., Henriques, S. (2021). EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica, EducaOnline, 15(1), 44-581983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:51Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:57.892447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica |
title |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica |
spellingShingle |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica Correia, Joana Duarte EaD eLearning Teoria das redes Análise das redes sociais Distance education eLearning Network theory Social network analysis ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica |
title_full |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica |
title_fullStr |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica |
title_full_unstemmed |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica |
title_sort |
EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica |
author |
Correia, Joana Duarte |
author_facet |
Correia, Joana Duarte Henriques, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Susana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Joana Duarte Henriques, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EaD eLearning Teoria das redes Análise das redes sociais Distance education eLearning Network theory Social network analysis ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
EaD eLearning Teoria das redes Análise das redes sociais Distance education eLearning Network theory Social network analysis ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
Na sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06T17:46:06Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10347 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correira, J. D., Henriques, S. (2021). EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica, EducaOnline, 15(1), 44-58 1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
o Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV), Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA |
publisher.none.fl_str_mv |
o Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV), Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135085720502272 |