EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Joana Duarte
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Henriques, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10347
Resumo: Na sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning.
id RCAP_68cdfe0b3393d5657db9ee6aeba35b0b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológicaEaDeLearningTeoria das redesAnálise das redes sociaisDistance educationeLearningNetwork theorySocial network analysisODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesNa sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning.In today's networked society, where ICT-based interaction prevails, Distance Education and eLearning have gained a decisive place in national and international educational frameworks. We speak of educative-communicative environments based on collaborative learning processes, from a constructivist perspective, and fundamentally social, and which give rise to true virtual learning communities. Social Network Analysis (SNA), in turn, is a methodology that has been applied to describe and analyse network behaviours in several areas. In this sense, this paper will try to make, through a literature review, a brief survey of what is the network theory. Especially the social network theory according to some key authors, in which consists the methodology of Social Network Analysis and the potential that is present in the application of these constructs to the field of Distance Education and eLearning.o Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV), Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEARepositório AbertoCorreia, Joana DuarteHenriques, Susana2021-01-06T17:46:06Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10347porCorreira, J. D., Henriques, S. (2021). EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica, EducaOnline, 15(1), 44-581983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:51Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:57.892447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
title EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
spellingShingle EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
Correia, Joana Duarte
EaD
eLearning
Teoria das redes
Análise das redes sociais
Distance education
eLearning
Network theory
Social network analysis
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
title_full EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
title_fullStr EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
title_full_unstemmed EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
title_sort EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
author Correia, Joana Duarte
author_facet Correia, Joana Duarte
Henriques, Susana
author_role author
author2 Henriques, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Joana Duarte
Henriques, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv EaD
eLearning
Teoria das redes
Análise das redes sociais
Distance education
eLearning
Network theory
Social network analysis
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic EaD
eLearning
Teoria das redes
Análise das redes sociais
Distance education
eLearning
Network theory
Social network analysis
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Na sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-06T17:46:06Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10347
url http://hdl.handle.net/10400.2/10347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correira, J. D., Henriques, S. (2021). EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica, EducaOnline, 15(1), 44-58
1983-2664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv o Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV), Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA
publisher.none.fl_str_mv o Laboratório de Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ em parceria com o Grupo de Estudos de Representação Gráfica em Ambientes Virtuais (GERGAV), Laboratório de Ecologia e Desenvolvimento (LED) e com o Grupo de Estudos em Ciência e Educação Ambiental - GEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135085720502272