Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Lígia Benevides
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1559
Resumo: O documentário inscreve sua importância na história do cinema por sua capacidade única de representar a realidade histórica. Embora guarde semelhanças técnicas e por vezes metodológicas com o cinema de ficção, especialmente no que concerne ao regime narrativo, o documentário tem mostrado, ao longo das décadas, uma impressionante capacidade de renovação que reforçam a peculiaridade de um olhar que só existe em contato direto com o mundo. As inovações tecnológicas experimentadas ao longo dos séculos XX e XXI tornaram possíveis não só mudanças estéticas, mas principalmente a diversificação de metodologias e abordagens éticas, que são a base da realização de qualquer filme documentário. Num momento em que o cinema de ficção se debate em meio a crises de criatividade e enfrenta a dura concorrência com o mercado ilegal de filmes, com a internet e com as novas tecnologias, o documentário toma partido dessas mudanças paradigmáticas e revoluciona-se a si próprio. A atitude reflexiva do documentário sobre seus próprios métodos tem provocado o engrandecimento do gênero e de seus modos de representação. Estudar a história do documentário e suas diferentes abordagens no trato com o mundo é fazer um mergulho na história da humanidade, é encontrar-se com questões que conectam todos nós e nosso anseio de descobrir nosso papel no mundo, de compreender os meios e modos pelos quais temos sobrevivido, e pelos quais damos significado à nossa existência.
id RCAP_68e739779fc06bd3f494245997214721
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton CorreiaDocumentário cinematográfico - RelatórioDocumentário - MontagemDocumentário - RepresentaçãoDocumentário - ProduçãoO documentário inscreve sua importância na história do cinema por sua capacidade única de representar a realidade histórica. Embora guarde semelhanças técnicas e por vezes metodológicas com o cinema de ficção, especialmente no que concerne ao regime narrativo, o documentário tem mostrado, ao longo das décadas, uma impressionante capacidade de renovação que reforçam a peculiaridade de um olhar que só existe em contato direto com o mundo. As inovações tecnológicas experimentadas ao longo dos séculos XX e XXI tornaram possíveis não só mudanças estéticas, mas principalmente a diversificação de metodologias e abordagens éticas, que são a base da realização de qualquer filme documentário. Num momento em que o cinema de ficção se debate em meio a crises de criatividade e enfrenta a dura concorrência com o mercado ilegal de filmes, com a internet e com as novas tecnologias, o documentário toma partido dessas mudanças paradigmáticas e revoluciona-se a si próprio. A atitude reflexiva do documentário sobre seus próprios métodos tem provocado o engrandecimento do gênero e de seus modos de representação. Estudar a história do documentário e suas diferentes abordagens no trato com o mundo é fazer um mergulho na história da humanidade, é encontrar-se com questões que conectam todos nós e nosso anseio de descobrir nosso papel no mundo, de compreender os meios e modos pelos quais temos sobrevivido, e pelos quais damos significado à nossa existência.The documentary inscribes its importance to film history with its unique ability to represent historical reality. Despite its technical and even methodological similarities to fiction films, especially regarding its narrative regime, the documentary has shown that it carries an impressive capacity for renewal. Over the decades, this capacity has reinforced the distinctiveness of a representation that only exists in direct contact with the world. Technological innovations experienced over the 20th and 21st centuries made not only aesthetic innovations possible, but also the diversification of methodologies and ethical approaches, which are the basis for any documentary film. Meanwhile, the industry of fiction films struggles to renew itself in creative ways, and faces a harsh competition with internet piracy and new technologies and platforms of distribution of audiovisual projects; the documentary takes advantage of these paradigmatic shifts and revolutionizes itself. The reflexive attitude of documentary towards its own methods has led to the advancement of the genre and of its modes of representation. Studying the history of documentary and its different approaches in dealing with the world can be compared to a diving into the history of mankind; it is a chance to face issues that connects all of us and our desire to find our role in the world, to understand the ways and means by which mankind has survived, and by which we give meaning to human existence.Universidade da Beira InteriorPenafria, Manuela Maria FernandesuBibliorumBatista, Lígia Benevides2014-01-27T15:21:00Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:10Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:21.996983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia
title Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia
spellingShingle Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia
Batista, Lígia Benevides
Documentário cinematográfico - Relatório
Documentário - Montagem
Documentário - Representação
Documentário - Produção
title_short Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia
title_full Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia
title_fullStr Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia
title_full_unstemmed Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia
title_sort Filmes de papel: o cinema emoldurável de Hamilton Correia
author Batista, Lígia Benevides
author_facet Batista, Lígia Benevides
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penafria, Manuela Maria Fernandes
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Lígia Benevides
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário cinematográfico - Relatório
Documentário - Montagem
Documentário - Representação
Documentário - Produção
topic Documentário cinematográfico - Relatório
Documentário - Montagem
Documentário - Representação
Documentário - Produção
description O documentário inscreve sua importância na história do cinema por sua capacidade única de representar a realidade histórica. Embora guarde semelhanças técnicas e por vezes metodológicas com o cinema de ficção, especialmente no que concerne ao regime narrativo, o documentário tem mostrado, ao longo das décadas, uma impressionante capacidade de renovação que reforçam a peculiaridade de um olhar que só existe em contato direto com o mundo. As inovações tecnológicas experimentadas ao longo dos séculos XX e XXI tornaram possíveis não só mudanças estéticas, mas principalmente a diversificação de metodologias e abordagens éticas, que são a base da realização de qualquer filme documentário. Num momento em que o cinema de ficção se debate em meio a crises de criatividade e enfrenta a dura concorrência com o mercado ilegal de filmes, com a internet e com as novas tecnologias, o documentário toma partido dessas mudanças paradigmáticas e revoluciona-se a si próprio. A atitude reflexiva do documentário sobre seus próprios métodos tem provocado o engrandecimento do gênero e de seus modos de representação. Estudar a história do documentário e suas diferentes abordagens no trato com o mundo é fazer um mergulho na história da humanidade, é encontrar-se com questões que conectam todos nós e nosso anseio de descobrir nosso papel no mundo, de compreender os meios e modos pelos quais temos sobrevivido, e pelos quais damos significado à nossa existência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10
2012-10-01T00:00:00Z
2014-01-27T15:21:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1559
url http://hdl.handle.net/10400.6/1559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333083443200