Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16609 |
Resumo: | O estudo teve como principal propósito confirmar na perspetiva dos construtos da Inteligência/Competência Emocional e Social, a presença das referidas dimensões na auto-percepção dos enfermeiros, ao nível das relações interpessoais na equipa de enfermagem, em contexto organizacional, tendo sido conduzido em duas instituições Hospitalares EPE., junto de 122 enfermeiros, que foram avaliados, numa lógica de auto perceção de competências. Foram utilizados três questionários Emotional intelligence 360 View Questionnaire, de Nowack (1997, 2004), para avaliar a Inteligência emocional; TCS-A: Teste de Competência Situacional - Auto-percepção de Candeias (2001), Candeias e Almeida (2005), Candeias e Jesus (2006), para avaliar a Competência social; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory - Revised), da Costa e McCrae (1989, 1990), para avaliar as cinco dimensões fundamentais da personalidade. Os resultados confirmam a relação entre competências emocionais e competências sociais e demonstram que as competências situacionais parecem estar associadas à experiência prática de relações interpessoais, tendo-se verificado uma relação positiva entre as variáveis: a idade, o tempo de serviço, o número de filhos e a competência situacional. Não havendo diferenças entre a percepção da competência emocional e a competência situacional, em função das restantes variàveis. /ABSTRACT - The study’s main purpose was to confirm, from the point of view of the constructs of the Intelligence/Emotional and Social Responsibility, the presence of these dimensions in self-perception of nurses, at the level of interpersonal relations in the team of nursing, in the organizational context, and was conducted in two medical institutions EPE, together with 122 nurses, who were evaluated, based on self-perception of competence. Three questionnaires were used: Emotional intelligence 360 View Questionnaire, Nowak (1997, 2004), to assess the emotional intelligence; TCS-A: Situational Competency Test - Self-perception, Candeias (2001), Candeias and Almeida (2005), Candeias and Jesus (2006), to assess the social competence; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory-Revised), Costa & McCrae (1989, 1990), to evaluate the five fundamental dimensions of personality. The results confirm the relation between emotional abilities and social abilities and demonstrate that the situational competences seem to be associated to the practical experience of interpersonal relations, having itself verified a positive relation among the variables: age, time of service, number of children and situational ability. There weren’t any differences between the perception of the emotional ability and the situational ability in function of the remaining variables. |
id |
RCAP_68ee6fed88ac56687153e2cf8c5f0111 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagemCompetências sociais/emocionaisPersonalidadeRelações interpessoais na equipaEnfermagemSocial/emotional skillsPersonalityInterpersonal relations in the teamNursingO estudo teve como principal propósito confirmar na perspetiva dos construtos da Inteligência/Competência Emocional e Social, a presença das referidas dimensões na auto-percepção dos enfermeiros, ao nível das relações interpessoais na equipa de enfermagem, em contexto organizacional, tendo sido conduzido em duas instituições Hospitalares EPE., junto de 122 enfermeiros, que foram avaliados, numa lógica de auto perceção de competências. Foram utilizados três questionários Emotional intelligence 360 View Questionnaire, de Nowack (1997, 2004), para avaliar a Inteligência emocional; TCS-A: Teste de Competência Situacional - Auto-percepção de Candeias (2001), Candeias e Almeida (2005), Candeias e Jesus (2006), para avaliar a Competência social; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory - Revised), da Costa e McCrae (1989, 1990), para avaliar as cinco dimensões fundamentais da personalidade. Os resultados confirmam a relação entre competências emocionais e competências sociais e demonstram que as competências situacionais parecem estar associadas à experiência prática de relações interpessoais, tendo-se verificado uma relação positiva entre as variáveis: a idade, o tempo de serviço, o número de filhos e a competência situacional. Não havendo diferenças entre a percepção da competência emocional e a competência situacional, em função das restantes variàveis. /ABSTRACT - The study’s main purpose was to confirm, from the point of view of the constructs of the Intelligence/Emotional and Social Responsibility, the presence of these dimensions in self-perception of nurses, at the level of interpersonal relations in the team of nursing, in the organizational context, and was conducted in two medical institutions EPE, together with 122 nurses, who were evaluated, based on self-perception of competence. Three questionnaires were used: Emotional intelligence 360 View Questionnaire, Nowak (1997, 2004), to assess the emotional intelligence; TCS-A: Situational Competency Test - Self-perception, Candeias (2001), Candeias and Almeida (2005), Candeias and Jesus (2006), to assess the social competence; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory-Revised), Costa & McCrae (1989, 1990), to evaluate the five fundamental dimensions of personality. The results confirm the relation between emotional abilities and social abilities and demonstrate that the situational competences seem to be associated to the practical experience of interpersonal relations, having itself verified a positive relation among the variables: age, time of service, number of children and situational ability. There weren’t any differences between the perception of the emotional ability and the situational ability in function of the remaining variables.Universidade de Évora2016-01-13T15:50:19Z2016-01-132007-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16609http://hdl.handle.net/10174/16609pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt687Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:01.071509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem |
title |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem |
spellingShingle |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo Competências sociais/emocionais Personalidade Relações interpessoais na equipa Enfermagem Social/emotional skills Personality Interpersonal relations in the team Nursing |
title_short |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem |
title_full |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem |
title_fullStr |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem |
title_sort |
Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem |
author |
Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo |
author_facet |
Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências sociais/emocionais Personalidade Relações interpessoais na equipa Enfermagem Social/emotional skills Personality Interpersonal relations in the team Nursing |
topic |
Competências sociais/emocionais Personalidade Relações interpessoais na equipa Enfermagem Social/emotional skills Personality Interpersonal relations in the team Nursing |
description |
O estudo teve como principal propósito confirmar na perspetiva dos construtos da Inteligência/Competência Emocional e Social, a presença das referidas dimensões na auto-percepção dos enfermeiros, ao nível das relações interpessoais na equipa de enfermagem, em contexto organizacional, tendo sido conduzido em duas instituições Hospitalares EPE., junto de 122 enfermeiros, que foram avaliados, numa lógica de auto perceção de competências. Foram utilizados três questionários Emotional intelligence 360 View Questionnaire, de Nowack (1997, 2004), para avaliar a Inteligência emocional; TCS-A: Teste de Competência Situacional - Auto-percepção de Candeias (2001), Candeias e Almeida (2005), Candeias e Jesus (2006), para avaliar a Competência social; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory - Revised), da Costa e McCrae (1989, 1990), para avaliar as cinco dimensões fundamentais da personalidade. Os resultados confirmam a relação entre competências emocionais e competências sociais e demonstram que as competências situacionais parecem estar associadas à experiência prática de relações interpessoais, tendo-se verificado uma relação positiva entre as variáveis: a idade, o tempo de serviço, o número de filhos e a competência situacional. Não havendo diferenças entre a percepção da competência emocional e a competência situacional, em função das restantes variàveis. /ABSTRACT - The study’s main purpose was to confirm, from the point of view of the constructs of the Intelligence/Emotional and Social Responsibility, the presence of these dimensions in self-perception of nurses, at the level of interpersonal relations in the team of nursing, in the organizational context, and was conducted in two medical institutions EPE, together with 122 nurses, who were evaluated, based on self-perception of competence. Three questionnaires were used: Emotional intelligence 360 View Questionnaire, Nowak (1997, 2004), to assess the emotional intelligence; TCS-A: Situational Competency Test - Self-perception, Candeias (2001), Candeias and Almeida (2005), Candeias and Jesus (2006), to assess the social competence; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory-Revised), Costa & McCrae (1989, 1990), to evaluate the five fundamental dimensions of personality. The results confirm the relation between emotional abilities and social abilities and demonstrate that the situational competences seem to be associated to the practical experience of interpersonal relations, having itself verified a positive relation among the variables: age, time of service, number of children and situational ability. There weren’t any differences between the perception of the emotional ability and the situational ability in function of the remaining variables. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-01T00:00:00Z 2016-01-13T15:50:19Z 2016-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16609 http://hdl.handle.net/10174/16609 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep. C.S. teses@bib.uevora.pt 687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136573164355584 |