Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16609
Resumo: O estudo teve como principal propósito confirmar na perspetiva dos construtos da Inteligência/Competência Emocional e Social, a presença das referidas dimensões na auto-percepção dos enfermeiros, ao nível das relações interpessoais na equipa de enfermagem, em contexto organizacional, tendo sido conduzido em duas instituições Hospitalares EPE., junto de 122 enfermeiros, que foram avaliados, numa lógica de auto perceção de competências. Foram utilizados três questionários Emotional intelligence 360 View Questionnaire, de Nowack (1997, 2004), para avaliar a Inteligência emocional; TCS-A: Teste de Competência Situacional - Auto-percepção de Candeias (2001), Candeias e Almeida (2005), Candeias e Jesus (2006), para avaliar a Competência social; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory - Revised), da Costa e McCrae (1989, 1990), para avaliar as cinco dimensões fundamentais da personalidade. Os resultados confirmam a relação entre competências emocionais e competências sociais e demonstram que as competências situacionais parecem estar associadas à experiência prática de relações interpessoais, tendo-se verificado uma relação positiva entre as variáveis: a idade, o tempo de serviço, o número de filhos e a competência situacional. Não havendo diferenças entre a percepção da competência emocional e a competência situacional, em função das restantes variàveis. /ABSTRACT - The study’s main purpose was to confirm, from the point of view of the constructs of the Intelligence/Emotional and Social Responsibility, the presence of these dimensions in self-perception of nurses, at the level of interpersonal relations in the team of nursing, in the organizational context, and was conducted in two medical institutions EPE, together with 122 nurses, who were evaluated, based on self-perception of competence. Three questionnaires were used: Emotional intelligence 360 View Questionnaire, Nowak (1997, 2004), to assess the emotional intelligence; TCS-A: Situational Competency Test - Self-perception, Candeias (2001), Candeias and Almeida (2005), Candeias and Jesus (2006), to assess the social competence; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory-Revised), Costa & McCrae (1989, 1990), to evaluate the five fundamental dimensions of personality. The results confirm the relation between emotional abilities and social abilities and demonstrate that the situational competences seem to be associated to the practical experience of interpersonal relations, having itself verified a positive relation among the variables: age, time of service, number of children and situational ability. There weren’t any differences between the perception of the emotional ability and the situational ability in function of the remaining variables.
id RCAP_68ee6fed88ac56687153e2cf8c5f0111
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagemCompetências sociais/emocionaisPersonalidadeRelações interpessoais na equipaEnfermagemSocial/emotional skillsPersonalityInterpersonal relations in the teamNursingO estudo teve como principal propósito confirmar na perspetiva dos construtos da Inteligência/Competência Emocional e Social, a presença das referidas dimensões na auto-percepção dos enfermeiros, ao nível das relações interpessoais na equipa de enfermagem, em contexto organizacional, tendo sido conduzido em duas instituições Hospitalares EPE., junto de 122 enfermeiros, que foram avaliados, numa lógica de auto perceção de competências. Foram utilizados três questionários Emotional intelligence 360 View Questionnaire, de Nowack (1997, 2004), para avaliar a Inteligência emocional; TCS-A: Teste de Competência Situacional - Auto-percepção de Candeias (2001), Candeias e Almeida (2005), Candeias e Jesus (2006), para avaliar a Competência social; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory - Revised), da Costa e McCrae (1989, 1990), para avaliar as cinco dimensões fundamentais da personalidade. Os resultados confirmam a relação entre competências emocionais e competências sociais e demonstram que as competências situacionais parecem estar associadas à experiência prática de relações interpessoais, tendo-se verificado uma relação positiva entre as variáveis: a idade, o tempo de serviço, o número de filhos e a competência situacional. Não havendo diferenças entre a percepção da competência emocional e a competência situacional, em função das restantes variàveis. /ABSTRACT - The study’s main purpose was to confirm, from the point of view of the constructs of the Intelligence/Emotional and Social Responsibility, the presence of these dimensions in self-perception of nurses, at the level of interpersonal relations in the team of nursing, in the organizational context, and was conducted in two medical institutions EPE, together with 122 nurses, who were evaluated, based on self-perception of competence. Three questionnaires were used: Emotional intelligence 360 View Questionnaire, Nowak (1997, 2004), to assess the emotional intelligence; TCS-A: Situational Competency Test - Self-perception, Candeias (2001), Candeias and Almeida (2005), Candeias and Jesus (2006), to assess the social competence; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory-Revised), Costa & McCrae (1989, 1990), to evaluate the five fundamental dimensions of personality. The results confirm the relation between emotional abilities and social abilities and demonstrate that the situational competences seem to be associated to the practical experience of interpersonal relations, having itself verified a positive relation among the variables: age, time of service, number of children and situational ability. There weren’t any differences between the perception of the emotional ability and the situational ability in function of the remaining variables.Universidade de Évora2016-01-13T15:50:19Z2016-01-132007-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16609http://hdl.handle.net/10174/16609pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt687Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:01.071509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
title Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
spellingShingle Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo
Competências sociais/emocionais
Personalidade
Relações interpessoais na equipa
Enfermagem
Social/emotional skills
Personality
Interpersonal relations in the team
Nursing
title_short Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
title_full Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
title_fullStr Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
title_full_unstemmed Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
title_sort Competências sociais e emocionais nas relações interpessoais da equipa de enfermagem
author Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo
author_facet Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Ana Paula Figueiredo Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sociais/emocionais
Personalidade
Relações interpessoais na equipa
Enfermagem
Social/emotional skills
Personality
Interpersonal relations in the team
Nursing
topic Competências sociais/emocionais
Personalidade
Relações interpessoais na equipa
Enfermagem
Social/emotional skills
Personality
Interpersonal relations in the team
Nursing
description O estudo teve como principal propósito confirmar na perspetiva dos construtos da Inteligência/Competência Emocional e Social, a presença das referidas dimensões na auto-percepção dos enfermeiros, ao nível das relações interpessoais na equipa de enfermagem, em contexto organizacional, tendo sido conduzido em duas instituições Hospitalares EPE., junto de 122 enfermeiros, que foram avaliados, numa lógica de auto perceção de competências. Foram utilizados três questionários Emotional intelligence 360 View Questionnaire, de Nowack (1997, 2004), para avaliar a Inteligência emocional; TCS-A: Teste de Competência Situacional - Auto-percepção de Candeias (2001), Candeias e Almeida (2005), Candeias e Jesus (2006), para avaliar a Competência social; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory - Revised), da Costa e McCrae (1989, 1990), para avaliar as cinco dimensões fundamentais da personalidade. Os resultados confirmam a relação entre competências emocionais e competências sociais e demonstram que as competências situacionais parecem estar associadas à experiência prática de relações interpessoais, tendo-se verificado uma relação positiva entre as variáveis: a idade, o tempo de serviço, o número de filhos e a competência situacional. Não havendo diferenças entre a percepção da competência emocional e a competência situacional, em função das restantes variàveis. /ABSTRACT - The study’s main purpose was to confirm, from the point of view of the constructs of the Intelligence/Emotional and Social Responsibility, the presence of these dimensions in self-perception of nurses, at the level of interpersonal relations in the team of nursing, in the organizational context, and was conducted in two medical institutions EPE, together with 122 nurses, who were evaluated, based on self-perception of competence. Three questionnaires were used: Emotional intelligence 360 View Questionnaire, Nowak (1997, 2004), to assess the emotional intelligence; TCS-A: Situational Competency Test - Self-perception, Candeias (2001), Candeias and Almeida (2005), Candeias and Jesus (2006), to assess the social competence; NEO-PI-R (NEO Personality Inventory-Revised), Costa & McCrae (1989, 1990), to evaluate the five fundamental dimensions of personality. The results confirm the relation between emotional abilities and social abilities and demonstrate that the situational competences seem to be associated to the practical experience of interpersonal relations, having itself verified a positive relation among the variables: age, time of service, number of children and situational ability. There weren’t any differences between the perception of the emotional ability and the situational ability in function of the remaining variables.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-01T00:00:00Z
2016-01-13T15:50:19Z
2016-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16609
http://hdl.handle.net/10174/16609
url http://hdl.handle.net/10174/16609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136573164355584