A compreensão leitora em textos predominantemente informativos: Ler para aprender
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1085 |
Resumo: | A leitura e as questões a ela associadas sempre foram alvo de estudo de investigadores de diferentes áreas científicas, desde a Psicologia à Linguística, procurando determinar como o processamento desta competência pode ser explicado. Enquanto agentes educativos, procuramos metodologias proficientes, capazes de consolidar hábitos de leitura e garantir, por um lado, a formação de leitores competentes a curto prazo e, por outro, a sua fidelização. Acreditamos que os alunos que se mostram resistentes à leitura revelam dificuldade em interpretar o que leem. O penúltimo relatório do PISA vem confirmar que 24,9% dos alunos se encontram no nível 1 - não conseguem identificar o assunto de um texto ou localizar uma informação lida. Os baixos desempenhos a este nível revelam que ainda há caminhos a percorrer nas nossas escolas. A chave para o sucesso da literacia passa não só pela valorização da leitura, a frequência de bibliotecas e a motivação como pelo ensino de estratégias que visem melhorar a compreensão de textos. Os textos predominantemente informativos, que autores como Pereira et al. (2006), designam por texto didático são aqueles que maiores dificuldades de compreensão globalmente levantam aos destinatários da intervenção deste projeto, quer pela sua extensão, quer pela forma como está organizado o discurso, pois exigem um nível de compreensão mais complexo. |
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A compreensão leitora em textos predominantemente informativos: Ler para aprenderA leitura e as questões a ela associadas sempre foram alvo de estudo de investigadores de diferentes áreas científicas, desde a Psicologia à Linguística, procurando determinar como o processamento desta competência pode ser explicado. Enquanto agentes educativos, procuramos metodologias proficientes, capazes de consolidar hábitos de leitura e garantir, por um lado, a formação de leitores competentes a curto prazo e, por outro, a sua fidelização. Acreditamos que os alunos que se mostram resistentes à leitura revelam dificuldade em interpretar o que leem. O penúltimo relatório do PISA vem confirmar que 24,9% dos alunos se encontram no nível 1 - não conseguem identificar o assunto de um texto ou localizar uma informação lida. Os baixos desempenhos a este nível revelam que ainda há caminhos a percorrer nas nossas escolas. A chave para o sucesso da literacia passa não só pela valorização da leitura, a frequência de bibliotecas e a motivação como pelo ensino de estratégias que visem melhorar a compreensão de textos. Os textos predominantemente informativos, que autores como Pereira et al. (2006), designam por texto didático são aqueles que maiores dificuldades de compreensão globalmente levantam aos destinatários da intervenção deste projeto, quer pela sua extensão, quer pela forma como está organizado o discurso, pois exigem um nível de compreensão mais complexo.Reading and its associated questions has always been a target of study from investigators of different scientific areas, from Psychology to Linguistics, searching for a way to explain how this skill is processed and how it can be explained. As an educational agent, we seek proficient methodologies in order to consolidate reading habits and ensure, on one hand, the skill of competent readers in a short period of time and, on the other hand, its loyalty towards reading. We believe that students who are resilient towards reading reveal difficulties before interpretation.The latest report of PISA confirms that 24.9% of the students can be placed on level 1, which means that they can't identify the subject of a text or find meaningfull information when they read it. Low performances at this level show that there is still a long way to go in our schools. The key to the success of literacy among students is enjoying reading, going to libraries, being motivated as well as being taught some strategies in order to improve the comprehension of texts. Informational texts, that some authors like Pereira et al (2006) appoint as being didactic, are the ones that the students in this project have greatest difficulty in understanding, either by their extension, either by the way the speech is organized, because it requires a more complex level of comprehension.2012-05-24T11:49:22Z2013-05-20T14:03:40Z2012-03-01T00:00:00Z2012-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1085porCardoso, Carla Maria da Silva Garcez do Lago Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.759215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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