A compreensão leitora em textos predominantemente informativos: Ler para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Carla Maria da Silva Garcez do Lago Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1085
Resumo: A leitura e as questões a ela associadas sempre foram alvo de estudo de investigadores de diferentes áreas científicas, desde a Psicologia à Linguística, procurando determinar como o processamento desta competência pode ser explicado. Enquanto agentes educativos, procuramos metodologias proficientes, capazes de consolidar hábitos de leitura e garantir, por um lado, a formação de leitores competentes a curto prazo e, por outro, a sua fidelização. Acreditamos que os alunos que se mostram resistentes à leitura revelam dificuldade em interpretar o que leem. O penúltimo relatório do PISA vem confirmar que 24,9% dos alunos se encontram no nível 1 - não conseguem identificar o assunto de um texto ou localizar uma informação lida. Os baixos desempenhos a este nível revelam que ainda há caminhos a percorrer nas nossas escolas. A chave para o sucesso da literacia passa não só pela valorização da leitura, a frequência de bibliotecas e a motivação como pelo ensino de estratégias que visem melhorar a compreensão de textos. Os textos predominantemente informativos, que autores como Pereira et al. (2006), designam por texto didático são aqueles que maiores dificuldades de compreensão globalmente levantam aos destinatários da intervenção deste projeto, quer pela sua extensão, quer pela forma como está organizado o discurso, pois exigem um nível de compreensão mais complexo.
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