O papel do marketing experiencial na lealdade à marca: o setor automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João Carlos de Matos Cunha Viana de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22017
Resumo: Cada vez mais as marcas estão conscientes da importância que clientes envolvidos e leais detêm na obtenção de uma maior vantagem competitiva. Mas estarão as marcas a conseguir alcançar a lealdade dos seus clientes ao proporcionarem-lhes experiências? Será o marketing experiencial um caminho para a lealdade? O presente estudo tem como objetivo compreender em que medida as ações de marketing experiencial desenvolvidas pelas marcas do setor automóvel ajudam a criar clientes leais à marca. Para este efeito, foi efetuada pesquisa sobre as temáticas em foco e analisados vários modelos da experiência e lealdade, que serviram de base ao trabalho desenvolvido. Posteriormente procedeu-se a um estudo, levando a efeito a aplicação de um inquérito construído com base no modelo de Brakus, J., Schmitt, B. e Zarantonello, L. (2009), aplicado a uma amostra composta quer por inquiridos que participaram em ações de marketing experiencial promovidas por marcas do setor automóvel, quer por inquiridos que não participaram. Uma vez que foram utilizados fatores já validados pelos autores do modelo, não se executou a análise fatorial, tendo-se avançado para o teste de fiabilidade com o Alpha de Chronbach, em que se concluiu que a escala comportamental não é fiável. Posteriormente utilizou-se a regressão linear múltipla, através da qual se concluiu que o nível de experiência não influencia a lealdade à marca.
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