Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Filipa Nunes Nardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85403
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_691ab051ca1f16f039e5867d2851f4da
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolarPsychopedagogical intervention and research in the scope of school libraryliteraciacompreensão de leituraaprendizagem de textoscompreensão de textosliteracyreading comprehensionlearning of textsunderstanding of textsRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório visa apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular do curso de Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra que decorreu no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC), no ano letivo de 2017-2018, dando particular destaque ao projeto de intervenção e à componente de investigação que desenvolvemos. O projeto de intervenção constituiu num projeto de promoção da literacia. Foi desenvolvido em contexto de biblioteca escolar e teve como objetivos: promover o gosto e hábitos de leitura; desenvolver a compreensão de textos e fomentar a expressão oral e escrita, sendo o público-alvo os estudantes de turmas do 2º ciclo do ensino básico de uma das escolas onde decorreu o estágio. O projeto encontra-se fundamentado, descrito e avaliado no presente relatório.O estudo empírico teve como principal objetivo analisar a influência de características do texto, nomeadamente a integração de imagens e de esquemas, no interesse e compreensão dos mesmos, sendo os participantes estudantes de turmas do 2º ciclo do ensino básico de escolaridade de escolas do Agrupamento. Foram elaborados três tipos de textos expositivos diferentes (texto expositivo simples, texto expositivo com esquema e texto expositivo com imagem), sendo solicitado aos participantes no estudo a sua leitura e posterior resposta a um inquérito que incluía questões sobre o interesse do texto, perguntas de compreensão, sendo ainda solicitada a formulação de perguntas sobre aspetos do texto acerca dos quais gostariam de ter mais informação. Os resultados mostraram que o texto expositivo com imagem é o que obtém níveis mais elevados de interesse e compreensão.This report aims to present the work developed during the curricular internship of the Master's Degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This internship took place in the Scholl Network Coimbra Centre, in the academic year of 2017-2018, with particular emphasis on the intervention project and the research component we have developed. The basis of the intervention project was to promote literacy. It was developed in a school library context and had as objectives: the promotion of reading habits; the development of text comprehension skills and the fostering of oral and written expression, with the target audience being the students of classes in the 2nd cycle of basic education at one of the schools where the internship took place. The project is supported, described and evaluated in this report.The main objective of the empirical study was to analyze the influence of text characteristics, namely the integration of images and schemas, in the interest and understanding of said text. The participants of this study were the students of classes of the 2nd cycle of basic education of schooling of the School Network. Three types of different expository texts (simple expository text, expository text with schema and expository text with image) were elaborated, and participants were asked to read and respond to a survey that included questions regarding their interest on the text, questions on comprehension, while also asking questions on which of the texts they would like more information about. The results showed that the expository text with image is what obtains higher levels of interest and understanding.2018-10-249999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85403http://hdl.handle.net/10316/85403TID:202194027porPires, Ana Filipa Nunes Nardoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:51:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:43.566641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar
Psychopedagogical intervention and research in the scope of school library
title Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar
spellingShingle Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar
Pires, Ana Filipa Nunes Nardo
literacia
compreensão de leitura
aprendizagem de textos
compreensão de textos
literacy
reading comprehension
learning of texts
understanding of texts
title_short Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar
title_full Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar
title_fullStr Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar
title_full_unstemmed Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar
title_sort Intervenção e investigação psicopedagógicas em contexto de biblioteca escolar
author Pires, Ana Filipa Nunes Nardo
author_facet Pires, Ana Filipa Nunes Nardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Filipa Nunes Nardo
dc.subject.por.fl_str_mv literacia
compreensão de leitura
aprendizagem de textos
compreensão de textos
literacy
reading comprehension
learning of texts
understanding of texts
topic literacia
compreensão de leitura
aprendizagem de textos
compreensão de textos
literacy
reading comprehension
learning of texts
understanding of texts
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85403
http://hdl.handle.net/10316/85403
TID:202194027
url http://hdl.handle.net/10316/85403
identifier_str_mv TID:202194027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959642152960