Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, José Carlos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Librelotto, Giovani Rubert, Henriques, Pedro Rangel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4365
Resumo: Hoje em dia a presença na Web é quase mandatória para todos os intervenientes na sociedade da informação. Assim, não é estranho que muitas empresas e instituições dediquem uma grande fatia do seu tempo ao desenvolvimento e manutenção de websites. Esta tarefa tem sido uma grande consumidora de tempo e recursos. O que hoje é novidade é normalmente tido como garantido no dia seguinte pelos utilizadores. Os utilizadores nunca estão satisfeitos querem sempre mais: informação actualizada, acessos personalizados, ... Para responder a estes requisitos os websites têm de ser dinâmicos e têm de ser capazes de reconfigurar automaticamente a sua estrutura, o seu conteúdo e o seu aspecto visual. Este cenário tem favorecido a criação de ferramentas para geração automática e manutenção de websites. Neste artigo, não propomos mais uma ferramenta desta espécie mas sim uma nova abordagem ao problema. Nesta nova abordagem o sistema é dividido em duas grandes camadas. Uma camada física que corresponde ao sistema de informação que se quer expôr naWeb, que normalmente é constituído por bases de dados, documentos XML, partes do sistema de ficheiros e toda a panóplia de ficheiros nos mais variados formatos que se possa imaginar, e que foi denominada por camada de recursos. Uma segunda camada de metainformação, designada por ontologia, que fornece uma panorâmica estruturada sobre os recursos de informação. O ambiente ainda em desenvolvimento e baptizado de Metamorphosis, é composto por vários componentes. Neste artigo iremos abordar o componente TMBuilder que extrai automaticamente a ontologia dos recursos de informação, e outro componente DINavigator que a partir da ontologia gera automaticamente o website. Todo o ambiente é baseado na tecnologia XML, desta maneira garante-se a portabilidade e a independência relativamente a plataformas de hardware e software.
id RCAP_69a41b4fc056729d3badb248dc236bf0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosisWeb SemânticaTopic mapsXMLBrowserHoje em dia a presença na Web é quase mandatória para todos os intervenientes na sociedade da informação. Assim, não é estranho que muitas empresas e instituições dediquem uma grande fatia do seu tempo ao desenvolvimento e manutenção de websites. Esta tarefa tem sido uma grande consumidora de tempo e recursos. O que hoje é novidade é normalmente tido como garantido no dia seguinte pelos utilizadores. Os utilizadores nunca estão satisfeitos querem sempre mais: informação actualizada, acessos personalizados, ... Para responder a estes requisitos os websites têm de ser dinâmicos e têm de ser capazes de reconfigurar automaticamente a sua estrutura, o seu conteúdo e o seu aspecto visual. Este cenário tem favorecido a criação de ferramentas para geração automática e manutenção de websites. Neste artigo, não propomos mais uma ferramenta desta espécie mas sim uma nova abordagem ao problema. Nesta nova abordagem o sistema é dividido em duas grandes camadas. Uma camada física que corresponde ao sistema de informação que se quer expôr naWeb, que normalmente é constituído por bases de dados, documentos XML, partes do sistema de ficheiros e toda a panóplia de ficheiros nos mais variados formatos que se possa imaginar, e que foi denominada por camada de recursos. Uma segunda camada de metainformação, designada por ontologia, que fornece uma panorâmica estruturada sobre os recursos de informação. O ambiente ainda em desenvolvimento e baptizado de Metamorphosis, é composto por vários componentes. Neste artigo iremos abordar o componente TMBuilder que extrai automaticamente a ontologia dos recursos de informação, e outro componente DINavigator que a partir da ontologia gera automaticamente o website. Todo o ambiente é baseado na tecnologia XML, desta maneira garante-se a portabilidade e a independência relativamente a plataformas de hardware e software.Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)Universidade do MinhoRamalho, José CarlosLibrelotto, Giovani RubertHenriques, Pedro Rangel20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4365por"Sistemas de Informação". ISSN 0872-7031. 17 (2005) 53-71.0872-7031info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:40ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis
title Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis
spellingShingle Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis
Ramalho, José Carlos
Web Semântica
Topic maps
XML
Browser
title_short Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis
title_full Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis
title_fullStr Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis
title_full_unstemmed Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis
title_sort Geração automática de interfaces web para sistemas de informação : metamorphosis
author Ramalho, José Carlos
author_facet Ramalho, José Carlos
Librelotto, Giovani Rubert
Henriques, Pedro Rangel
author_role author
author2 Librelotto, Giovani Rubert
Henriques, Pedro Rangel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, José Carlos
Librelotto, Giovani Rubert
Henriques, Pedro Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Web Semântica
Topic maps
XML
Browser
topic Web Semântica
Topic maps
XML
Browser
description Hoje em dia a presença na Web é quase mandatória para todos os intervenientes na sociedade da informação. Assim, não é estranho que muitas empresas e instituições dediquem uma grande fatia do seu tempo ao desenvolvimento e manutenção de websites. Esta tarefa tem sido uma grande consumidora de tempo e recursos. O que hoje é novidade é normalmente tido como garantido no dia seguinte pelos utilizadores. Os utilizadores nunca estão satisfeitos querem sempre mais: informação actualizada, acessos personalizados, ... Para responder a estes requisitos os websites têm de ser dinâmicos e têm de ser capazes de reconfigurar automaticamente a sua estrutura, o seu conteúdo e o seu aspecto visual. Este cenário tem favorecido a criação de ferramentas para geração automática e manutenção de websites. Neste artigo, não propomos mais uma ferramenta desta espécie mas sim uma nova abordagem ao problema. Nesta nova abordagem o sistema é dividido em duas grandes camadas. Uma camada física que corresponde ao sistema de informação que se quer expôr naWeb, que normalmente é constituído por bases de dados, documentos XML, partes do sistema de ficheiros e toda a panóplia de ficheiros nos mais variados formatos que se possa imaginar, e que foi denominada por camada de recursos. Uma segunda camada de metainformação, designada por ontologia, que fornece uma panorâmica estruturada sobre os recursos de informação. O ambiente ainda em desenvolvimento e baptizado de Metamorphosis, é composto por vários componentes. Neste artigo iremos abordar o componente TMBuilder que extrai automaticamente a ontologia dos recursos de informação, e outro componente DINavigator que a partir da ontologia gera automaticamente o website. Todo o ambiente é baseado na tecnologia XML, desta maneira garante-se a portabilidade e a independência relativamente a plataformas de hardware e software.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/4365
url http://hdl.handle.net/1822/4365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Sistemas de Informação". ISSN 0872-7031. 17 (2005) 53-71.
0872-7031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303673083265024