pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo, Cláudia Sofia Dinis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3976
Resumo: A intervenção com famílias em situação de carência socio-económica constitui um desafio para os agentes sociais, na medida em que a situação de carência é muitas vezes acompanhada de outros factores stressores que colocam estas famílias em situações de vulnerabilidade social, com riscos para o bem-estar dos seus membros, nomeadamente dos menores a cargo. A negligência parental aparece assim muitas vezes associada à escassez de recursos económicos das famílias, fundamentando assim a necessidade de intervenções que a par do suporte socio-económico por parte do Estado, potenciem as competências destas famílias, capacitando-as a desempenhar eficazmente as suas funções parentais. O presente estudo teve por objectivo construir, implementar e avaliar um programa de formação parental, designado pRó.paRental, aplicado em contexto domiciliário durante oito sessões, com o fim de promover o desenvolvimento de competências parentais e de diminuir práticas negligentes para com os seus filhos menores. As metodologias deste programa são dinâmicas e activas, assentes na experimentação em contexto real, através de tarefas semanais que coloquem em prática as aprendizagens efectuadas. O programa pRó.paRental foi implementado no âmbito dos serviços locais de acompanhamento de famílias do Rendimento Social de Inserção e Acção Social, junto de quatro famílias em situação de carência socio-económica. O desenho da investigação inclui um grupo de controlo e um grupo experimental, ambos avaliados antes do programa e o último após o programa, recorrendo a metodologias de avaliação quantitativas e qualitativas. Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo na maioria das competências parentais trabalhadas.
id RCAP_69f6e677af9e46854d76245af887977d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parentalNegligência parentalFamílias em riscoCompetências parentaisFormação parentalParental neglectAt-risk familiesParenting skillsParental trainingA intervenção com famílias em situação de carência socio-económica constitui um desafio para os agentes sociais, na medida em que a situação de carência é muitas vezes acompanhada de outros factores stressores que colocam estas famílias em situações de vulnerabilidade social, com riscos para o bem-estar dos seus membros, nomeadamente dos menores a cargo. A negligência parental aparece assim muitas vezes associada à escassez de recursos económicos das famílias, fundamentando assim a necessidade de intervenções que a par do suporte socio-económico por parte do Estado, potenciem as competências destas famílias, capacitando-as a desempenhar eficazmente as suas funções parentais. O presente estudo teve por objectivo construir, implementar e avaliar um programa de formação parental, designado pRó.paRental, aplicado em contexto domiciliário durante oito sessões, com o fim de promover o desenvolvimento de competências parentais e de diminuir práticas negligentes para com os seus filhos menores. As metodologias deste programa são dinâmicas e activas, assentes na experimentação em contexto real, através de tarefas semanais que coloquem em prática as aprendizagens efectuadas. O programa pRó.paRental foi implementado no âmbito dos serviços locais de acompanhamento de famílias do Rendimento Social de Inserção e Acção Social, junto de quatro famílias em situação de carência socio-económica. O desenho da investigação inclui um grupo de controlo e um grupo experimental, ambos avaliados antes do programa e o último após o programa, recorrendo a metodologias de avaliação quantitativas e qualitativas. Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo na maioria das competências parentais trabalhadas.Intervention with families in socioeconomic distress is a challenge to social workers, to the extent that this impoverishment is often associated with other stressors that put these families in situations of socially vulnerability, endangering the well-being of its members, in particular their children. Child neglect appears often associated with lack of economic resources of families, substantiating the need for interventions that combined with the socio-economic support of the government, enhance the skills of these families and empower them to effectively perform their parental functions,. This study aimed to develop, implement and evaluate a parent training program, named pRó.paRental, delivered in home contexts throughout eight sessions, in order to promote the development of parental skills and to reduce negligent practices towards their children. The methods of this program are active and dynamic, based on experimentation in a real context through weekly assignments that put into practice the learning acquisitions. The pRó.paRental program was implemented within the local services that follow the families of the Rendimento Social de Inserção and Acção Social, with four families with socio-economic needs. The research design included a control and an experimental group both evaluated before the program end the latter also after the program thought both quantitative and qualitative evaluation methodologies. Results indicate that the program had a positive impact over the majority of the targeted parental skills.2012-11-02T12:25:09Z2010-01-01T00:00:00Z20102012-11-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3976porCamilo, Cláudia Sofia Dinisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:23.533452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
title pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
spellingShingle pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
Camilo, Cláudia Sofia Dinis
Negligência parental
Famílias em risco
Competências parentais
Formação parental
Parental neglect
At-risk families
Parenting skills
Parental training
title_short pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
title_full pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
title_fullStr pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
title_full_unstemmed pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
title_sort pRó.paRental: construção, implementação e avaliação de um programa de formação parental
author Camilo, Cláudia Sofia Dinis
author_facet Camilo, Cláudia Sofia Dinis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo, Cláudia Sofia Dinis
dc.subject.por.fl_str_mv Negligência parental
Famílias em risco
Competências parentais
Formação parental
Parental neglect
At-risk families
Parenting skills
Parental training
topic Negligência parental
Famílias em risco
Competências parentais
Formação parental
Parental neglect
At-risk families
Parenting skills
Parental training
description A intervenção com famílias em situação de carência socio-económica constitui um desafio para os agentes sociais, na medida em que a situação de carência é muitas vezes acompanhada de outros factores stressores que colocam estas famílias em situações de vulnerabilidade social, com riscos para o bem-estar dos seus membros, nomeadamente dos menores a cargo. A negligência parental aparece assim muitas vezes associada à escassez de recursos económicos das famílias, fundamentando assim a necessidade de intervenções que a par do suporte socio-económico por parte do Estado, potenciem as competências destas famílias, capacitando-as a desempenhar eficazmente as suas funções parentais. O presente estudo teve por objectivo construir, implementar e avaliar um programa de formação parental, designado pRó.paRental, aplicado em contexto domiciliário durante oito sessões, com o fim de promover o desenvolvimento de competências parentais e de diminuir práticas negligentes para com os seus filhos menores. As metodologias deste programa são dinâmicas e activas, assentes na experimentação em contexto real, através de tarefas semanais que coloquem em prática as aprendizagens efectuadas. O programa pRó.paRental foi implementado no âmbito dos serviços locais de acompanhamento de famílias do Rendimento Social de Inserção e Acção Social, junto de quatro famílias em situação de carência socio-económica. O desenho da investigação inclui um grupo de controlo e um grupo experimental, ambos avaliados antes do programa e o último após o programa, recorrendo a metodologias de avaliação quantitativas e qualitativas. Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo na maioria das competências parentais trabalhadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-11-02T12:25:09Z
2012-11-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/3976
url http://hdl.handle.net/10071/3976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134753320861696