O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30538 |
Resumo: | O presente relatório de investigação aborda o desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância. O momento da sua escolha teve em conta as observações realizadas nos contextos onde realizei os estágios e, principalmente, o meu interesse pelos livros de literatura infantil. A estrutura do documento combina uma análise teórica com evidências empíricas. A vertente teórica é composta pelo quadro teórico de referências, que tem como objetivo fundamentar as conclusões do estudo, abordando aspetos que são essenciais para compreendê-la e interpretá-la. O desenvolvimento desta investigação pretende dar resposta à pergunta de investigação - Como contribuir para o desenvolvimento das competências narrativas, em torno do livro, no contexto de creche e de jardim de infância? -, tendo por base uma metodologia específica e recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados. Relativamente à metodologia, a mesma apresenta o paradigma interpretativo da investigação qualitativa, na qual a investigação-ação se encontra inserida. Quanto às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos multimédia, a entrevistas estruturadas e à análise documental. A vertente prática apresenta os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. Também inclui uma descrição e as reflexões relativas às minhas intervenções nos contextos educativos. Em suma, todos os capítulos que compõem o documento concorrem para demonstrar as potencialidades dos livros de literatura para a infância, dando especial ênfase ao desenvolvimento das competências narrativas. |
id |
RCAP_6af2530cadb3f9bc63f8e52ee835ffb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30538 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infânciaLiteratura infantilExpressão oralEducador(a) de infânciaNarrativaEstruturas da narrativaChildren's literatureOral expressionNursery and kindergarten teachersNarrativeNarrative structuresO presente relatório de investigação aborda o desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância. O momento da sua escolha teve em conta as observações realizadas nos contextos onde realizei os estágios e, principalmente, o meu interesse pelos livros de literatura infantil. A estrutura do documento combina uma análise teórica com evidências empíricas. A vertente teórica é composta pelo quadro teórico de referências, que tem como objetivo fundamentar as conclusões do estudo, abordando aspetos que são essenciais para compreendê-la e interpretá-la. O desenvolvimento desta investigação pretende dar resposta à pergunta de investigação - Como contribuir para o desenvolvimento das competências narrativas, em torno do livro, no contexto de creche e de jardim de infância? -, tendo por base uma metodologia específica e recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados. Relativamente à metodologia, a mesma apresenta o paradigma interpretativo da investigação qualitativa, na qual a investigação-ação se encontra inserida. Quanto às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos multimédia, a entrevistas estruturadas e à análise documental. A vertente prática apresenta os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. Também inclui uma descrição e as reflexões relativas às minhas intervenções nos contextos educativos. Em suma, todos os capítulos que compõem o documento concorrem para demonstrar as potencialidades dos livros de literatura para a infância, dando especial ênfase ao desenvolvimento das competências narrativas.This research report addresses the development of narrative skills based on children’s literature in the context of nurseries and kindergartens. The choice of the research topic took into account several field observations made in the course of internships and, particularly, my interest in children’s literature. The structure of the document combines theoretical analysis and empirical evidence. The theoretical strand of the research concerns the literature review carried out to support the empirical strand, touching upon aspects that are of the utmost importance for interpreting and understanding the study’s conclusions. The investigation seeks to answer the following question: how can children’s literature stimulate the development of narrative skills in the context of nurseries and kindergartens? To this end, it draws on a specially designed methodology as well as on various data collection techniques. Regarding the methodology, this study adopted the action-research method in the context of an interpretive approach to qualitative research. Concerning the data collection techniques employed, the researcher drew on participant observation, field notes, multimedia data records, focused interviews and document analysis. The examination of the information collected has enabled an understanding of the perceptions and practices of the kindergarten teachers involved, allowing the researcher to become acquainted with the children’s behavior and to act accordingly. The empirical strand of the research consists of a description of the educational contexts, including a brief presentation of each institution, the routines implemented by the nursery and kindergarten teachers and the characterization of the children involved. It also includes a description and the reflections related to my interventions in the above-mentioned educational contexts. In short, this investigation attempts to shed light on the potential benefits of children’s literature in developing children’s narrative skills.Pereira, LucianoRepositório ComumNeto, Ana Lúcia Ramos2019-12-17T15:00:31Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30538TID:202360148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.403889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância |
title |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância |
spellingShingle |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância Neto, Ana Lúcia Ramos Literatura infantil Expressão oral Educador(a) de infância Narrativa Estruturas da narrativa Children's literature Oral expression Nursery and kindergarten teachers Narrative Narrative structures |
title_short |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância |
title_full |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância |
title_fullStr |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância |
title_sort |
O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância |
author |
Neto, Ana Lúcia Ramos |
author_facet |
Neto, Ana Lúcia Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Luciano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Ana Lúcia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Expressão oral Educador(a) de infância Narrativa Estruturas da narrativa Children's literature Oral expression Nursery and kindergarten teachers Narrative Narrative structures |
topic |
Literatura infantil Expressão oral Educador(a) de infância Narrativa Estruturas da narrativa Children's literature Oral expression Nursery and kindergarten teachers Narrative Narrative structures |
description |
O presente relatório de investigação aborda o desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância. O momento da sua escolha teve em conta as observações realizadas nos contextos onde realizei os estágios e, principalmente, o meu interesse pelos livros de literatura infantil. A estrutura do documento combina uma análise teórica com evidências empíricas. A vertente teórica é composta pelo quadro teórico de referências, que tem como objetivo fundamentar as conclusões do estudo, abordando aspetos que são essenciais para compreendê-la e interpretá-la. O desenvolvimento desta investigação pretende dar resposta à pergunta de investigação - Como contribuir para o desenvolvimento das competências narrativas, em torno do livro, no contexto de creche e de jardim de infância? -, tendo por base uma metodologia específica e recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados. Relativamente à metodologia, a mesma apresenta o paradigma interpretativo da investigação qualitativa, na qual a investigação-ação se encontra inserida. Quanto às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos multimédia, a entrevistas estruturadas e à análise documental. A vertente prática apresenta os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. Também inclui uma descrição e as reflexões relativas às minhas intervenções nos contextos educativos. Em suma, todos os capítulos que compõem o documento concorrem para demonstrar as potencialidades dos livros de literatura para a infância, dando especial ênfase ao desenvolvimento das competências narrativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T15:00:31Z 2019-12 2019-12 2019-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30538 TID:202360148 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30538 |
identifier_str_mv |
TID:202360148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135378369675264 |