O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Ana Lúcia Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30538
Resumo: O presente relatório de investigação aborda o desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância. O momento da sua escolha teve em conta as observações realizadas nos contextos onde realizei os estágios e, principalmente, o meu interesse pelos livros de literatura infantil. A estrutura do documento combina uma análise teórica com evidências empíricas. A vertente teórica é composta pelo quadro teórico de referências, que tem como objetivo fundamentar as conclusões do estudo, abordando aspetos que são essenciais para compreendê-la e interpretá-la. O desenvolvimento desta investigação pretende dar resposta à pergunta de investigação - Como contribuir para o desenvolvimento das competências narrativas, em torno do livro, no contexto de creche e de jardim de infância? -, tendo por base uma metodologia específica e recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados. Relativamente à metodologia, a mesma apresenta o paradigma interpretativo da investigação qualitativa, na qual a investigação-ação se encontra inserida. Quanto às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos multimédia, a entrevistas estruturadas e à análise documental. A vertente prática apresenta os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. Também inclui uma descrição e as reflexões relativas às minhas intervenções nos contextos educativos. Em suma, todos os capítulos que compõem o documento concorrem para demonstrar as potencialidades dos livros de literatura para a infância, dando especial ênfase ao desenvolvimento das competências narrativas.
id RCAP_6af2530cadb3f9bc63f8e52ee835ffb4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infânciaLiteratura infantilExpressão oralEducador(a) de infânciaNarrativaEstruturas da narrativaChildren's literatureOral expressionNursery and kindergarten teachersNarrativeNarrative structuresO presente relatório de investigação aborda o desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância. O momento da sua escolha teve em conta as observações realizadas nos contextos onde realizei os estágios e, principalmente, o meu interesse pelos livros de literatura infantil. A estrutura do documento combina uma análise teórica com evidências empíricas. A vertente teórica é composta pelo quadro teórico de referências, que tem como objetivo fundamentar as conclusões do estudo, abordando aspetos que são essenciais para compreendê-la e interpretá-la. O desenvolvimento desta investigação pretende dar resposta à pergunta de investigação - Como contribuir para o desenvolvimento das competências narrativas, em torno do livro, no contexto de creche e de jardim de infância? -, tendo por base uma metodologia específica e recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados. Relativamente à metodologia, a mesma apresenta o paradigma interpretativo da investigação qualitativa, na qual a investigação-ação se encontra inserida. Quanto às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos multimédia, a entrevistas estruturadas e à análise documental. A vertente prática apresenta os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. Também inclui uma descrição e as reflexões relativas às minhas intervenções nos contextos educativos. Em suma, todos os capítulos que compõem o documento concorrem para demonstrar as potencialidades dos livros de literatura para a infância, dando especial ênfase ao desenvolvimento das competências narrativas.This research report addresses the development of narrative skills based on children’s literature in the context of nurseries and kindergartens. The choice of the research topic took into account several field observations made in the course of internships and, particularly, my interest in children’s literature. The structure of the document combines theoretical analysis and empirical evidence. The theoretical strand of the research concerns the literature review carried out to support the empirical strand, touching upon aspects that are of the utmost importance for interpreting and understanding the study’s conclusions. The investigation seeks to answer the following question: how can children’s literature stimulate the development of narrative skills in the context of nurseries and kindergartens? To this end, it draws on a specially designed methodology as well as on various data collection techniques. Regarding the methodology, this study adopted the action-research method in the context of an interpretive approach to qualitative research. Concerning the data collection techniques employed, the researcher drew on participant observation, field notes, multimedia data records, focused interviews and document analysis. The examination of the information collected has enabled an understanding of the perceptions and practices of the kindergarten teachers involved, allowing the researcher to become acquainted with the children’s behavior and to act accordingly. The empirical strand of the research consists of a description of the educational contexts, including a brief presentation of each institution, the routines implemented by the nursery and kindergarten teachers and the characterization of the children involved. It also includes a description and the reflections related to my interventions in the above-mentioned educational contexts. In short, this investigation attempts to shed light on the potential benefits of children’s literature in developing children’s narrative skills.Pereira, LucianoRepositório ComumNeto, Ana Lúcia Ramos2019-12-17T15:00:31Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30538TID:202360148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.403889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
title O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
spellingShingle O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
Neto, Ana Lúcia Ramos
Literatura infantil
Expressão oral
Educador(a) de infância
Narrativa
Estruturas da narrativa
Children's literature
Oral expression
Nursery and kindergarten teachers
Narrative
Narrative structures
title_short O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
title_full O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
title_fullStr O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
title_full_unstemmed O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
title_sort O desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância
author Neto, Ana Lúcia Ramos
author_facet Neto, Ana Lúcia Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Luciano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Ana Lúcia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Expressão oral
Educador(a) de infância
Narrativa
Estruturas da narrativa
Children's literature
Oral expression
Nursery and kindergarten teachers
Narrative
Narrative structures
topic Literatura infantil
Expressão oral
Educador(a) de infância
Narrativa
Estruturas da narrativa
Children's literature
Oral expression
Nursery and kindergarten teachers
Narrative
Narrative structures
description O presente relatório de investigação aborda o desenvolvimento das competências narrativas em torno do livro para a infância no contexto de creche e de jardim de infância. O momento da sua escolha teve em conta as observações realizadas nos contextos onde realizei os estágios e, principalmente, o meu interesse pelos livros de literatura infantil. A estrutura do documento combina uma análise teórica com evidências empíricas. A vertente teórica é composta pelo quadro teórico de referências, que tem como objetivo fundamentar as conclusões do estudo, abordando aspetos que são essenciais para compreendê-la e interpretá-la. O desenvolvimento desta investigação pretende dar resposta à pergunta de investigação - Como contribuir para o desenvolvimento das competências narrativas, em torno do livro, no contexto de creche e de jardim de infância? -, tendo por base uma metodologia específica e recorrendo a diversas técnicas de recolha de dados. Relativamente à metodologia, a mesma apresenta o paradigma interpretativo da investigação qualitativa, na qual a investigação-ação se encontra inserida. Quanto às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, às notas de campo, aos registos multimédia, a entrevistas estruturadas e à análise documental. A vertente prática apresenta os contextos educativos, incluindo uma breve apresentação de cada instituição, as rotinas implementadas pelas educadoras e a caracterização das crianças envolvidas. Também inclui uma descrição e as reflexões relativas às minhas intervenções nos contextos educativos. Em suma, todos os capítulos que compõem o documento concorrem para demonstrar as potencialidades dos livros de literatura para a infância, dando especial ênfase ao desenvolvimento das competências narrativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T15:00:31Z
2019-12
2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30538
TID:202360148
url http://hdl.handle.net/10400.26/30538
identifier_str_mv TID:202360148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135378369675264