O desenvolvimento moral na adolescência : uma aproximação pedagógica à Unidade Letiva 3 do 7.º ano : riqueza e sentido dos afetos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41587 |
Resumo: | O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas, tem como propósito relatar as experiências vivenciadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), apresentando, igualmente, uma análise reflexiva sobre o impacto que a PES teve no meu desenvolvimento e na minha aprendizagem, enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Todo o trabalho desenvolvido aquando da PES orientou-se pelo objetivo de aferir de que forma a disciplina de EMRC poderá contribuir para o desenvolvimento moral na adolescência. Neste seguimento, conseguimos constatar que a disciplina de EMRC surge como um lugar privilegiado para o desenvolvimento moral dos adolescentes, na medida em que adotando estratégias adequadas permite que os alunos dialoguem, reflitam e tomem consciência do que é, efetiva e moralmente, correto. Para além da disciplina de EMRC existem outros fatores que poderão contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes no que às questões morais diz respeito. Desta forma, o presente trabalho apresentará e refletirá sobre estudos realizados no âmbito da psicologia, sociologia e expostos em alguns documentos do magistério, os quais, também, nos mostram de que forma se processa o desenvolvimento moral na adolescência. Este trabalho pretende, num último momento, realçar uma proposta didática que, envolvendo alunos, professores e a comunidade educativa, possa proceder a uma reformulação da unidade letiva (UL) explorada, expressando, através da mesma e de um modo mais concreto, o desenvolvimento moral na adolescência. |
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O desenvolvimento moral na adolescência : uma aproximação pedagógica à Unidade Letiva 3 do 7.º ano : riqueza e sentido dos afetosMestrado em Ciências ReligiosasPrática de ensino supervisionadaEducação Moral e Religiosa CatólicaAdolescênciaDesenvolvimento moralPsicologiaSociologiaMaster’s in Religious SciencesSupervised teaching practiceCatholic Moral and Religious EducationAdolescenceMoral developmentPsychologySociologyDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas, tem como propósito relatar as experiências vivenciadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), apresentando, igualmente, uma análise reflexiva sobre o impacto que a PES teve no meu desenvolvimento e na minha aprendizagem, enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Todo o trabalho desenvolvido aquando da PES orientou-se pelo objetivo de aferir de que forma a disciplina de EMRC poderá contribuir para o desenvolvimento moral na adolescência. Neste seguimento, conseguimos constatar que a disciplina de EMRC surge como um lugar privilegiado para o desenvolvimento moral dos adolescentes, na medida em que adotando estratégias adequadas permite que os alunos dialoguem, reflitam e tomem consciência do que é, efetiva e moralmente, correto. Para além da disciplina de EMRC existem outros fatores que poderão contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes no que às questões morais diz respeito. Desta forma, o presente trabalho apresentará e refletirá sobre estudos realizados no âmbito da psicologia, sociologia e expostos em alguns documentos do magistério, os quais, também, nos mostram de que forma se processa o desenvolvimento moral na adolescência. Este trabalho pretende, num último momento, realçar uma proposta didática que, envolvendo alunos, professores e a comunidade educativa, possa proceder a uma reformulação da unidade letiva (UL) explorada, expressando, através da mesma e de um modo mais concreto, o desenvolvimento moral na adolescência.The present work, carried out within the scope of the Master in Religious Sciences, aims to report the experiences lived during the Supervised Teaching Practice (PES), also presenting a reflective analysis of the impact that PES had on my development my learning as a teacher of Catholic Moral and Religious Education (EMRC). All the work carried out during the PES is guided assessing how the EMRC discipline can contribute to moral development in adolescence. In this follow-up, I observed that the EMRC discipline emerges as a privileged place for the moral development of adolescents, insofar as it enables the adoption of strategies that enable students to dialogue, reflect and become aware of what is, effectively and morally, correct. In addition to the EMRC discipline, other factors may contribute to adolescents development in terms of moral issues. In this way, the present work will present and reflect on studies carried out in psychology and sociology and exposed in some teaching documents, which also show us how moral development in adolescence is processed. This work intends, at the last moment, to highlight a didactic proposal that, involving students, teachers and the educational community, can carry out a reformulation of the taught unit (UL) explored, expressing, through it and in a more concrete way, the development morality in adolescence.Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesGarcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFélix, Diana Sofia Silva2023-07-06T09:10:29Z2023-05-3020232023-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41587TID:203325010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:15.594843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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