Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/813 |
Resumo: | Visa-se com este artigo defender uma perspectiva anti-espontaneista e anti-empiricista do saber estar no trabalho de campo como meio de construção do conhecimento sociológico. Pretende-se atingir este propósito através da identificação dos efeitos mediadores dos conceitos de "contexto" e "cultura", usados pela antropologia social, conjugada com reflexões acerca duma experiência concreta de investigação etnográfica sobre professores do 2º ciclo do ensino básico. |
id |
RCAP_6c135a83aafb04a43f3007ee6f179228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/813 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográficaInvestigação etnográficaCultura profissional dos professoresEthnographyProfessional culture of teachersVisa-se com este artigo defender uma perspectiva anti-espontaneista e anti-empiricista do saber estar no trabalho de campo como meio de construção do conhecimento sociológico. Pretende-se atingir este propósito através da identificação dos efeitos mediadores dos conceitos de "contexto" e "cultura", usados pela antropologia social, conjugada com reflexões acerca duma experiência concreta de investigação etnográfica sobre professores do 2º ciclo do ensino básico.This paper adopts an anti-spontaneist and anti-empiricist perspective of knowledge concerning the fieldwork experience as a means of constructing sociological knowledge. This purpose is pursued by the identification of the mediation effects of the concepts of "context" and "culture" used in social anthropology, in combination with reflections on a specific piece of ethnographic research, carried out with teachers of children in the 2nd level of basic education (between the ages of 10 and 12).Cet article adopte une perspective antispontaneiste et anti-empiriciste du savoir être au travail de terrain pris comme un moyen de construction du savoir sociologique. Cet objective est poursuivie a travers de l"identification des effects médiateurs des concepts de "contexte" et "culture", utilisé par l"anthropologie sociale, et aussi a travers des réflexions à propos d"une expérience spécifique d"investigation ethnographique.Se pretende con este artículo defender una perspectiva anti-espontánea y anti-empírica del saber estar en el trabajo de campo como medio de construcción del conocimiento sociológico. Se quiere alcanzar este propósito mediante la identificación de los efectos mediadores de los conceptos de "contexto" y "cultura", utilizados por la antropología social, conjugada con reflexiones sobre una experiencia concreta de investigación etnográfica sobre profesores del 2º ciclo de enseñanza básica.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-20T17:02:00Z1997-11-01T00:00:00Z1997-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/813por0873-6529Caria, Telmo H.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:01.900179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica |
title |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica |
spellingShingle |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica Caria, Telmo H. Investigação etnográfica Cultura profissional dos professores Ethnography Professional culture of teachers |
title_short |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica |
title_full |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica |
title_fullStr |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica |
title_full_unstemmed |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica |
title_sort |
Leitura sociológica de uma experiência de investigação etnográfica |
author |
Caria, Telmo H. |
author_facet |
Caria, Telmo H. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caria, Telmo H. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação etnográfica Cultura profissional dos professores Ethnography Professional culture of teachers |
topic |
Investigação etnográfica Cultura profissional dos professores Ethnography Professional culture of teachers |
description |
Visa-se com este artigo defender uma perspectiva anti-espontaneista e anti-empiricista do saber estar no trabalho de campo como meio de construção do conhecimento sociológico. Pretende-se atingir este propósito através da identificação dos efeitos mediadores dos conceitos de "contexto" e "cultura", usados pela antropologia social, conjugada com reflexões acerca duma experiência concreta de investigação etnográfica sobre professores do 2º ciclo do ensino básico. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-11-01T00:00:00Z 1997-11 2008-11-20T17:02:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/813 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIES-ISCTE / CELTA |
publisher.none.fl_str_mv |
CIES-ISCTE / CELTA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134728782086144 |