A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Oliveira, Paula Fernanda Diogo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga Simão, Ana, Ferreira, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62506
Resumo: Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.
id RCAP_6c14b29905730392f7d30541dab54ec3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLEPerceived Self-regulation as a Predictor of Resource use in MOODLEAutorregulaçãoMoodleMeios de ensinoTecnologia educacionalSelf-regulationTeaching resourcesEducational technologyAutorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.Self-regulated learning involves reflecting on the use of educational resources to manage what, when, how, with whom, and why to learn. Thus, this study investigated the relationship between students’ perceptions regarding the planning, execution and self-evaluation of learning and the selection of Moodle resources and activities. A total of 438 middle school students (grades 7-9) responded to the Inventory of Resources and Activities in Moodle Environments and to the Inventory of Self-regulated Learning in Moodle Environments. A regression analysis showed that the students’ perception about the planning, execution and self-evaluation of learning predicted the selection of resources and activities pertaining to information availability and work accomplishment, but not to collaboration/interaction in all phases of work regulation.Fundação Carlos ChagasRepositório da Universidade de LisboaDe Oliveira, Paula Fernanda DiogoVeiga Simão, AnaFerreira, Paula2024-02-08T09:23:19Z2020-062024-01-31T21:55:21Z2020-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62506porOliveira, P. D., Veiga Simão, A. M., & Ferreira, P. C. (2020). A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE. Cadernos de Pesquisa, 50(176), 461-474. https://doi.org/10.1590/1980531462790100-1574cv-prod-220366110.1590/1980531462791980-5314info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-12T01:19:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:51.501258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
Perceived Self-regulation as a Predictor of Resource use in MOODLE
title A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
spellingShingle A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
De Oliveira, Paula Fernanda Diogo
Autorregulação
Moodle
Meios de ensino
Tecnologia educacional
Self-regulation
Teaching resources
Educational technology
title_short A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
title_full A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
title_fullStr A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
title_full_unstemmed A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
title_sort A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE
author De Oliveira, Paula Fernanda Diogo
author_facet De Oliveira, Paula Fernanda Diogo
Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
author_role author
author2 Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv De Oliveira, Paula Fernanda Diogo
Veiga Simão, Ana
Ferreira, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
Moodle
Meios de ensino
Tecnologia educacional
Self-regulation
Teaching resources
Educational technology
topic Autorregulação
Moodle
Meios de ensino
Tecnologia educacional
Self-regulation
Teaching resources
Educational technology
description Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06
2020-06-01T00:00:00Z
2024-02-08T09:23:19Z
2024-01-31T21:55:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62506
url http://hdl.handle.net/10451/62506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, P. D., Veiga Simão, A. M., & Ferreira, P. C. (2020). A Autorregulação Percebida como Preditora da Utilização de Recursos no MOODLE. Cadernos de Pesquisa, 50(176), 461-474. https://doi.org/10.1590/198053146279
0100-1574
cv-prod-2203661
10.1590/198053146279
1980-5314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137429385379840