Sustentabilidade social na indústria hoteleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Catarina Isabel Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38538
Resumo: A garantia de um desenvolvimento sustentável tem vindo a ser uma preocupação e um objetivo crescente nos diferentes setores económicos. O setor dos serviços, e em particular da hospitalidade, foi um dos mais afetados em todo o mundo pela pandemia, e um dos quais teve de recorrer a maiores alterações para poder continuar em funcionamento. Assim, a motivação para realizar esta investigação centrou-se não só no interesse próprio pelo setor da hotelaria, mas também na importância em compreender as estratégias utilizadas por estas empresas para fazerem face à pandemia, particularmente na dimensão social. Desta forma, esta investigação tem como objetivo explorar a forma como o conceito de sustentabilidade social é implementado no setor hoteleiro em Portugal, compreendendo a importância que esta dimensão desempenha nas empresas e quais as principais práticas implementadas. A metodologia utilizada foi uma metodologia qualitativa, tendo sido realizadas 6 entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados foram colaboradores do departamento de recursos humanos ou da direção de hotéis situados em Portugal, de categorias de 4 e 5 estrelas. Com esta investigação conclui-se que a sustentabilidade social ainda desempenha um pequeno papel nas empresas deste setor, não assumindo, até ao momento, um papel prioritário. Para além disso, foi salientado que com a pandemia muitas das práticas que já eram aplicadas ficaram suspensas e que surgiram novas dificuldades, como a contratação de colaboradores para áreas operacionais.
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