Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, ?ngela Isabel Trindade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/995
Resumo: Introdu??o: O clima escolar pode ser caraterizado pela qualidade das intera??es que o aluno tem para com a comunidade escolar (professores, funcion?rios, colegas/amigos), bem como pelo envolvimento e sentimento de seguran?a f?sica e psicol?gica presente neste contexto espec?fico, o qual influencia consequentemente o desenvolvimento cognitivo, social e psicol?gico dos alunos. Neste sentido, e tendo em conta que a escola ? um espa?o privilegiado para o desenvolvimento equilibrado e saud?vel dos adolescentes, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira e Lima (2019) desenvolveram uma escala que avalia diferentes tipos de emo??es na sala de aula, designada por Escala de Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula (EACESA). O desenvolvimento da escala foi baseado numa abordagem evolucion?ria e motivacional que aponta a interdepend?ncia de tr?s sistemas diferentes na regula??o do afeto (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objetivos: Desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para a popula??o de adolescentes designado de EACESA. Pretendeu-se analisar a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas, bem como explorar a sua rela??o com outras medidas de afeto positivo e negativo, estados emocionais negativos, formas de autocriticismo e de autotranquiliza??o e a qualidade de vida. M?todos: A amostra final incluiu 390 adolescentes portugueses (179 rapazes e 211 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade, a frequentarem entre o 7? e o 12? ano de escolaridade. Para al?m da EACESA, os participantes preencheram os seguintes instrumentos: Escala de Tipos de Afeto Positivo (ETAP), Escala das Formas de Autocriticismo e de Autotranquiliza??o para Adolescentes (EFAAA), Escala de Ansiedade, Depress?o e Stresse (EADS-21), Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crian?as (EAPAN-C) e o Question?rio de Qualidade de Vida em Crian?as e Adolescentes (Kidscreen 10). Resultados: O modelo hipotetizado de tr?s fatores da EACESA (Seguran?a, Drive e Amea?a) foi testado atrav?s de uma an?lise fatorial confirmat?ria, revelando um bom ajustamento aos dados (?2/gl = 2,93; CFI = 0,91; GFI = 0,92; RMSEA = 0,07). As subescalas apresentaram uma consist?ncia interna adequada (? = 0,73 para a subescala de seguran?a, ? = 0,86 para a subescala de drive e ? = 0,70 para a subescala de amea?a). Foram encontradas diferen?as de g?nero, manifestando os rapazes valores mais elevados nas subescalas de seguran?a e drive e as raparigas valores mais elevados na subescala de amea?a. A idade n?o mostrou uma correla??o significativa com qualquer das subescalas da EACESA. A escala apresentou uma boa estabilidade teste-reteste no intervalo de 1 m?s. As subescalas Seguran?a e Drive da EACESA apresentaram correla??es positivas significativas com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Apresentaram-se tamb?m correlacionadas, mas negativamente com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo (Eu Detestado e Eu Inadequado). J? a subescala de Amea?a apresentou correla??es positivas e significativas com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo, bem como uma associa??o negativa com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Conclus?o: Este estudo demonstrou que a EACESA ? um instrumento robusto e fidedigno que permite a avalia??o do clima emocional na sala de aula, identificando tr?s sistemas diferentes associados a sentimentos de seguran?a/tranquiliza??o, de drive/ procura-recompensa e de defesa/amea?a. / Introduction: The school climate can be characterized by the students? quality of interactions with the school community (teachers, staff, colleagues/friends), as well as by the involvement and feeling of physical and psychological security present in this specific context, which consequently influences the cognitive, social and psychological development of students. Therefore, considering that the school is a privileged space for the balanced and healthy development of adolescents, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira and Lima (2019) developed a scale that evaluates different kinds of emotions in the classroom, called the Classroom Emotional Climate Assessment Scale (EACESA). The development of the scale was based on an evolutionary and motivational approach that points to the interdependence of three different systems in affect regulation (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objectives: Development and validation of a new instrument for the adolescent population designated by EACESA. It was intended to analyse its factorial structure and psychometric properties, as well as explore its relationship with other measures of positive and negative affect, negative emotional states, forms of self-criticism and selfreassurance and quality of life. Method: The final sample included 390 Portuguese adolescents (179 boys and 211 girls), with aged between 12 and 19 years old, attending between 7th and 12th year of schooling. In addition to the EACESA, participants completed the following instruments: Activation and Safe/Content Affect Scale (ETAP), Depression Anxiety Stress Scales (DASS-21), Forms of Self?Criticizing and Self-Reassuring Scale (FSCRS), Positive Affect and Negative Affect for Children Scale (PANAS-C) and the Children and Adolescent Quality of Life Questionnaire (Kidscreen 10). Results: The hypothesized EACESA three factor model (Safe, Drive and Threat) was tested by confirmatory factor analysis, adjustment a good fit to the data (?2 / gl = 2.93; CFI = 0.91; GFI = 0.92; RMSEA = 0.07). The subscales had an adequate internal consistency (? = 0.73 for the safe subscale, ? = 0.86 for the drive subscale and ? = 0.70 for the threat subscale). Gender differences were found, with boys indicating higher values in the safe and drive subscales and girls indicating values in the threat subscale. Age did not show a significant correlation with any of the EACESA subscales. The scale showed good test-retest stability within 1 month. EACESA Safe and Drive subscales showed significant positive correlations with the types of positive affect, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. They were also correlated, but negatively, with negative emotional states, negative affectivity, and forms of self-criticism (I Hated and I Inappropriate). The Threat subscale showed positive and significant correlations with negative emotional states, negative affectivity and forms of self-criticism, as well as a negative association with positive affect types, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. Conclusion: This study demonstrated that the EACESA is a robust and reliable instrument that allows to the assessment of the emotional climate in the classroom, identifying three different systems associated with feelings of safe/reassurance, drive/seek-reward and defense/threat.
id RCAP_6d121bf3e8edc77aed54a9113a2ce041
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentesClima emocional na sala de aula - Emotional climate in the classroomAdolesc?ncia - AdolescenceAn?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysisPropriedades psicom?tricas - Psychometric propertiesIntrodu??o: O clima escolar pode ser caraterizado pela qualidade das intera??es que o aluno tem para com a comunidade escolar (professores, funcion?rios, colegas/amigos), bem como pelo envolvimento e sentimento de seguran?a f?sica e psicol?gica presente neste contexto espec?fico, o qual influencia consequentemente o desenvolvimento cognitivo, social e psicol?gico dos alunos. Neste sentido, e tendo em conta que a escola ? um espa?o privilegiado para o desenvolvimento equilibrado e saud?vel dos adolescentes, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira e Lima (2019) desenvolveram uma escala que avalia diferentes tipos de emo??es na sala de aula, designada por Escala de Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula (EACESA). O desenvolvimento da escala foi baseado numa abordagem evolucion?ria e motivacional que aponta a interdepend?ncia de tr?s sistemas diferentes na regula??o do afeto (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objetivos: Desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para a popula??o de adolescentes designado de EACESA. Pretendeu-se analisar a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas, bem como explorar a sua rela??o com outras medidas de afeto positivo e negativo, estados emocionais negativos, formas de autocriticismo e de autotranquiliza??o e a qualidade de vida. M?todos: A amostra final incluiu 390 adolescentes portugueses (179 rapazes e 211 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade, a frequentarem entre o 7? e o 12? ano de escolaridade. Para al?m da EACESA, os participantes preencheram os seguintes instrumentos: Escala de Tipos de Afeto Positivo (ETAP), Escala das Formas de Autocriticismo e de Autotranquiliza??o para Adolescentes (EFAAA), Escala de Ansiedade, Depress?o e Stresse (EADS-21), Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crian?as (EAPAN-C) e o Question?rio de Qualidade de Vida em Crian?as e Adolescentes (Kidscreen 10). Resultados: O modelo hipotetizado de tr?s fatores da EACESA (Seguran?a, Drive e Amea?a) foi testado atrav?s de uma an?lise fatorial confirmat?ria, revelando um bom ajustamento aos dados (?2/gl = 2,93; CFI = 0,91; GFI = 0,92; RMSEA = 0,07). As subescalas apresentaram uma consist?ncia interna adequada (? = 0,73 para a subescala de seguran?a, ? = 0,86 para a subescala de drive e ? = 0,70 para a subescala de amea?a). Foram encontradas diferen?as de g?nero, manifestando os rapazes valores mais elevados nas subescalas de seguran?a e drive e as raparigas valores mais elevados na subescala de amea?a. A idade n?o mostrou uma correla??o significativa com qualquer das subescalas da EACESA. A escala apresentou uma boa estabilidade teste-reteste no intervalo de 1 m?s. As subescalas Seguran?a e Drive da EACESA apresentaram correla??es positivas significativas com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Apresentaram-se tamb?m correlacionadas, mas negativamente com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo (Eu Detestado e Eu Inadequado). J? a subescala de Amea?a apresentou correla??es positivas e significativas com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo, bem como uma associa??o negativa com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Conclus?o: Este estudo demonstrou que a EACESA ? um instrumento robusto e fidedigno que permite a avalia??o do clima emocional na sala de aula, identificando tr?s sistemas diferentes associados a sentimentos de seguran?a/tranquiliza??o, de drive/ procura-recompensa e de defesa/amea?a. / Introduction: The school climate can be characterized by the students? quality of interactions with the school community (teachers, staff, colleagues/friends), as well as by the involvement and feeling of physical and psychological security present in this specific context, which consequently influences the cognitive, social and psychological development of students. Therefore, considering that the school is a privileged space for the balanced and healthy development of adolescents, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira and Lima (2019) developed a scale that evaluates different kinds of emotions in the classroom, called the Classroom Emotional Climate Assessment Scale (EACESA). The development of the scale was based on an evolutionary and motivational approach that points to the interdependence of three different systems in affect regulation (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objectives: Development and validation of a new instrument for the adolescent population designated by EACESA. It was intended to analyse its factorial structure and psychometric properties, as well as explore its relationship with other measures of positive and negative affect, negative emotional states, forms of self-criticism and selfreassurance and quality of life. Method: The final sample included 390 Portuguese adolescents (179 boys and 211 girls), with aged between 12 and 19 years old, attending between 7th and 12th year of schooling. In addition to the EACESA, participants completed the following instruments: Activation and Safe/Content Affect Scale (ETAP), Depression Anxiety Stress Scales (DASS-21), Forms of Self?Criticizing and Self-Reassuring Scale (FSCRS), Positive Affect and Negative Affect for Children Scale (PANAS-C) and the Children and Adolescent Quality of Life Questionnaire (Kidscreen 10). Results: The hypothesized EACESA three factor model (Safe, Drive and Threat) was tested by confirmatory factor analysis, adjustment a good fit to the data (?2 / gl = 2.93; CFI = 0.91; GFI = 0.92; RMSEA = 0.07). The subscales had an adequate internal consistency (? = 0.73 for the safe subscale, ? = 0.86 for the drive subscale and ? = 0.70 for the threat subscale). Gender differences were found, with boys indicating higher values in the safe and drive subscales and girls indicating values in the threat subscale. Age did not show a significant correlation with any of the EACESA subscales. The scale showed good test-retest stability within 1 month. EACESA Safe and Drive subscales showed significant positive correlations with the types of positive affect, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. They were also correlated, but negatively, with negative emotional states, negative affectivity, and forms of self-criticism (I Hated and I Inappropriate). The Threat subscale showed positive and significant correlations with negative emotional states, negative affectivity and forms of self-criticism, as well as a negative association with positive affect types, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. Conclusion: This study demonstrated that the EACESA is a robust and reliable instrument that allows to the assessment of the emotional climate in the classroom, identifying three different systems associated with feelings of safe/reassurance, drive/seek-reward and defense/threat.ISMT2020-01-07T10:38:02Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/995TID:202316530porHenriques, ?ngela Isabel TrindadeCunha, Marina (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:34ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
title Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
spellingShingle Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
Henriques, ?ngela Isabel Trindade
Clima emocional na sala de aula - Emotional climate in the classroom
Adolesc?ncia - Adolescence
An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis
Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties
title_short Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
title_full Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
title_fullStr Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
title_full_unstemmed Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
title_sort Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
author Henriques, ?ngela Isabel Trindade
author_facet Henriques, ?ngela Isabel Trindade
Cunha, Marina (Orientadora)
author_role author
author2 Cunha, Marina (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, ?ngela Isabel Trindade
Cunha, Marina (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Clima emocional na sala de aula - Emotional climate in the classroom
Adolesc?ncia - Adolescence
An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis
Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties
topic Clima emocional na sala de aula - Emotional climate in the classroom
Adolesc?ncia - Adolescence
An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis
Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties
description Introdu??o: O clima escolar pode ser caraterizado pela qualidade das intera??es que o aluno tem para com a comunidade escolar (professores, funcion?rios, colegas/amigos), bem como pelo envolvimento e sentimento de seguran?a f?sica e psicol?gica presente neste contexto espec?fico, o qual influencia consequentemente o desenvolvimento cognitivo, social e psicol?gico dos alunos. Neste sentido, e tendo em conta que a escola ? um espa?o privilegiado para o desenvolvimento equilibrado e saud?vel dos adolescentes, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira e Lima (2019) desenvolveram uma escala que avalia diferentes tipos de emo??es na sala de aula, designada por Escala de Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula (EACESA). O desenvolvimento da escala foi baseado numa abordagem evolucion?ria e motivacional que aponta a interdepend?ncia de tr?s sistemas diferentes na regula??o do afeto (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objetivos: Desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para a popula??o de adolescentes designado de EACESA. Pretendeu-se analisar a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas, bem como explorar a sua rela??o com outras medidas de afeto positivo e negativo, estados emocionais negativos, formas de autocriticismo e de autotranquiliza??o e a qualidade de vida. M?todos: A amostra final incluiu 390 adolescentes portugueses (179 rapazes e 211 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade, a frequentarem entre o 7? e o 12? ano de escolaridade. Para al?m da EACESA, os participantes preencheram os seguintes instrumentos: Escala de Tipos de Afeto Positivo (ETAP), Escala das Formas de Autocriticismo e de Autotranquiliza??o para Adolescentes (EFAAA), Escala de Ansiedade, Depress?o e Stresse (EADS-21), Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crian?as (EAPAN-C) e o Question?rio de Qualidade de Vida em Crian?as e Adolescentes (Kidscreen 10). Resultados: O modelo hipotetizado de tr?s fatores da EACESA (Seguran?a, Drive e Amea?a) foi testado atrav?s de uma an?lise fatorial confirmat?ria, revelando um bom ajustamento aos dados (?2/gl = 2,93; CFI = 0,91; GFI = 0,92; RMSEA = 0,07). As subescalas apresentaram uma consist?ncia interna adequada (? = 0,73 para a subescala de seguran?a, ? = 0,86 para a subescala de drive e ? = 0,70 para a subescala de amea?a). Foram encontradas diferen?as de g?nero, manifestando os rapazes valores mais elevados nas subescalas de seguran?a e drive e as raparigas valores mais elevados na subescala de amea?a. A idade n?o mostrou uma correla??o significativa com qualquer das subescalas da EACESA. A escala apresentou uma boa estabilidade teste-reteste no intervalo de 1 m?s. As subescalas Seguran?a e Drive da EACESA apresentaram correla??es positivas significativas com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Apresentaram-se tamb?m correlacionadas, mas negativamente com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo (Eu Detestado e Eu Inadequado). J? a subescala de Amea?a apresentou correla??es positivas e significativas com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo, bem como uma associa??o negativa com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Conclus?o: Este estudo demonstrou que a EACESA ? um instrumento robusto e fidedigno que permite a avalia??o do clima emocional na sala de aula, identificando tr?s sistemas diferentes associados a sentimentos de seguran?a/tranquiliza??o, de drive/ procura-recompensa e de defesa/amea?a. / Introduction: The school climate can be characterized by the students? quality of interactions with the school community (teachers, staff, colleagues/friends), as well as by the involvement and feeling of physical and psychological security present in this specific context, which consequently influences the cognitive, social and psychological development of students. Therefore, considering that the school is a privileged space for the balanced and healthy development of adolescents, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira and Lima (2019) developed a scale that evaluates different kinds of emotions in the classroom, called the Classroom Emotional Climate Assessment Scale (EACESA). The development of the scale was based on an evolutionary and motivational approach that points to the interdependence of three different systems in affect regulation (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objectives: Development and validation of a new instrument for the adolescent population designated by EACESA. It was intended to analyse its factorial structure and psychometric properties, as well as explore its relationship with other measures of positive and negative affect, negative emotional states, forms of self-criticism and selfreassurance and quality of life. Method: The final sample included 390 Portuguese adolescents (179 boys and 211 girls), with aged between 12 and 19 years old, attending between 7th and 12th year of schooling. In addition to the EACESA, participants completed the following instruments: Activation and Safe/Content Affect Scale (ETAP), Depression Anxiety Stress Scales (DASS-21), Forms of Self?Criticizing and Self-Reassuring Scale (FSCRS), Positive Affect and Negative Affect for Children Scale (PANAS-C) and the Children and Adolescent Quality of Life Questionnaire (Kidscreen 10). Results: The hypothesized EACESA three factor model (Safe, Drive and Threat) was tested by confirmatory factor analysis, adjustment a good fit to the data (?2 / gl = 2.93; CFI = 0.91; GFI = 0.92; RMSEA = 0.07). The subscales had an adequate internal consistency (? = 0.73 for the safe subscale, ? = 0.86 for the drive subscale and ? = 0.70 for the threat subscale). Gender differences were found, with boys indicating higher values in the safe and drive subscales and girls indicating values in the threat subscale. Age did not show a significant correlation with any of the EACESA subscales. The scale showed good test-retest stability within 1 month. EACESA Safe and Drive subscales showed significant positive correlations with the types of positive affect, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. They were also correlated, but negatively, with negative emotional states, negative affectivity, and forms of self-criticism (I Hated and I Inappropriate). The Threat subscale showed positive and significant correlations with negative emotional states, negative affectivity and forms of self-criticism, as well as a negative association with positive affect types, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. Conclusion: This study demonstrated that the EACESA is a robust and reliable instrument that allows to the assessment of the emotional climate in the classroom, identifying three different systems associated with feelings of safe/reassurance, drive/seek-reward and defense/threat.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-01-07T10:38:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/995
TID:202316530
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/995
identifier_str_mv TID:202316530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303609188286464