Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/995 |
Resumo: | Introdu??o: O clima escolar pode ser caraterizado pela qualidade das intera??es que o aluno tem para com a comunidade escolar (professores, funcion?rios, colegas/amigos), bem como pelo envolvimento e sentimento de seguran?a f?sica e psicol?gica presente neste contexto espec?fico, o qual influencia consequentemente o desenvolvimento cognitivo, social e psicol?gico dos alunos. Neste sentido, e tendo em conta que a escola ? um espa?o privilegiado para o desenvolvimento equilibrado e saud?vel dos adolescentes, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira e Lima (2019) desenvolveram uma escala que avalia diferentes tipos de emo??es na sala de aula, designada por Escala de Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula (EACESA). O desenvolvimento da escala foi baseado numa abordagem evolucion?ria e motivacional que aponta a interdepend?ncia de tr?s sistemas diferentes na regula??o do afeto (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objetivos: Desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para a popula??o de adolescentes designado de EACESA. Pretendeu-se analisar a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas, bem como explorar a sua rela??o com outras medidas de afeto positivo e negativo, estados emocionais negativos, formas de autocriticismo e de autotranquiliza??o e a qualidade de vida. M?todos: A amostra final incluiu 390 adolescentes portugueses (179 rapazes e 211 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade, a frequentarem entre o 7? e o 12? ano de escolaridade. Para al?m da EACESA, os participantes preencheram os seguintes instrumentos: Escala de Tipos de Afeto Positivo (ETAP), Escala das Formas de Autocriticismo e de Autotranquiliza??o para Adolescentes (EFAAA), Escala de Ansiedade, Depress?o e Stresse (EADS-21), Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crian?as (EAPAN-C) e o Question?rio de Qualidade de Vida em Crian?as e Adolescentes (Kidscreen 10). Resultados: O modelo hipotetizado de tr?s fatores da EACESA (Seguran?a, Drive e Amea?a) foi testado atrav?s de uma an?lise fatorial confirmat?ria, revelando um bom ajustamento aos dados (?2/gl = 2,93; CFI = 0,91; GFI = 0,92; RMSEA = 0,07). As subescalas apresentaram uma consist?ncia interna adequada (? = 0,73 para a subescala de seguran?a, ? = 0,86 para a subescala de drive e ? = 0,70 para a subescala de amea?a). Foram encontradas diferen?as de g?nero, manifestando os rapazes valores mais elevados nas subescalas de seguran?a e drive e as raparigas valores mais elevados na subescala de amea?a. A idade n?o mostrou uma correla??o significativa com qualquer das subescalas da EACESA. A escala apresentou uma boa estabilidade teste-reteste no intervalo de 1 m?s. As subescalas Seguran?a e Drive da EACESA apresentaram correla??es positivas significativas com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Apresentaram-se tamb?m correlacionadas, mas negativamente com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo (Eu Detestado e Eu Inadequado). J? a subescala de Amea?a apresentou correla??es positivas e significativas com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo, bem como uma associa??o negativa com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Conclus?o: Este estudo demonstrou que a EACESA ? um instrumento robusto e fidedigno que permite a avalia??o do clima emocional na sala de aula, identificando tr?s sistemas diferentes associados a sentimentos de seguran?a/tranquiliza??o, de drive/ procura-recompensa e de defesa/amea?a. / Introduction: The school climate can be characterized by the students? quality of interactions with the school community (teachers, staff, colleagues/friends), as well as by the involvement and feeling of physical and psychological security present in this specific context, which consequently influences the cognitive, social and psychological development of students. Therefore, considering that the school is a privileged space for the balanced and healthy development of adolescents, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira and Lima (2019) developed a scale that evaluates different kinds of emotions in the classroom, called the Classroom Emotional Climate Assessment Scale (EACESA). The development of the scale was based on an evolutionary and motivational approach that points to the interdependence of three different systems in affect regulation (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objectives: Development and validation of a new instrument for the adolescent population designated by EACESA. It was intended to analyse its factorial structure and psychometric properties, as well as explore its relationship with other measures of positive and negative affect, negative emotional states, forms of self-criticism and selfreassurance and quality of life. Method: The final sample included 390 Portuguese adolescents (179 boys and 211 girls), with aged between 12 and 19 years old, attending between 7th and 12th year of schooling. In addition to the EACESA, participants completed the following instruments: Activation and Safe/Content Affect Scale (ETAP), Depression Anxiety Stress Scales (DASS-21), Forms of Self?Criticizing and Self-Reassuring Scale (FSCRS), Positive Affect and Negative Affect for Children Scale (PANAS-C) and the Children and Adolescent Quality of Life Questionnaire (Kidscreen 10). Results: The hypothesized EACESA three factor model (Safe, Drive and Threat) was tested by confirmatory factor analysis, adjustment a good fit to the data (?2 / gl = 2.93; CFI = 0.91; GFI = 0.92; RMSEA = 0.07). The subscales had an adequate internal consistency (? = 0.73 for the safe subscale, ? = 0.86 for the drive subscale and ? = 0.70 for the threat subscale). Gender differences were found, with boys indicating higher values in the safe and drive subscales and girls indicating values in the threat subscale. Age did not show a significant correlation with any of the EACESA subscales. The scale showed good test-retest stability within 1 month. EACESA Safe and Drive subscales showed significant positive correlations with the types of positive affect, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. They were also correlated, but negatively, with negative emotional states, negative affectivity, and forms of self-criticism (I Hated and I Inappropriate). The Threat subscale showed positive and significant correlations with negative emotional states, negative affectivity and forms of self-criticism, as well as a negative association with positive affect types, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. Conclusion: This study demonstrated that the EACESA is a robust and reliable instrument that allows to the assessment of the emotional climate in the classroom, identifying three different systems associated with feelings of safe/reassurance, drive/seek-reward and defense/threat. |
id |
RCAP_6d121bf3e8edc77aed54a9113a2ce041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/995 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentesClima emocional na sala de aula - Emotional climate in the classroomAdolesc?ncia - AdolescenceAn?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysisPropriedades psicom?tricas - Psychometric propertiesIntrodu??o: O clima escolar pode ser caraterizado pela qualidade das intera??es que o aluno tem para com a comunidade escolar (professores, funcion?rios, colegas/amigos), bem como pelo envolvimento e sentimento de seguran?a f?sica e psicol?gica presente neste contexto espec?fico, o qual influencia consequentemente o desenvolvimento cognitivo, social e psicol?gico dos alunos. Neste sentido, e tendo em conta que a escola ? um espa?o privilegiado para o desenvolvimento equilibrado e saud?vel dos adolescentes, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira e Lima (2019) desenvolveram uma escala que avalia diferentes tipos de emo??es na sala de aula, designada por Escala de Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula (EACESA). O desenvolvimento da escala foi baseado numa abordagem evolucion?ria e motivacional que aponta a interdepend?ncia de tr?s sistemas diferentes na regula??o do afeto (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objetivos: Desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para a popula??o de adolescentes designado de EACESA. Pretendeu-se analisar a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas, bem como explorar a sua rela??o com outras medidas de afeto positivo e negativo, estados emocionais negativos, formas de autocriticismo e de autotranquiliza??o e a qualidade de vida. M?todos: A amostra final incluiu 390 adolescentes portugueses (179 rapazes e 211 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade, a frequentarem entre o 7? e o 12? ano de escolaridade. Para al?m da EACESA, os participantes preencheram os seguintes instrumentos: Escala de Tipos de Afeto Positivo (ETAP), Escala das Formas de Autocriticismo e de Autotranquiliza??o para Adolescentes (EFAAA), Escala de Ansiedade, Depress?o e Stresse (EADS-21), Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crian?as (EAPAN-C) e o Question?rio de Qualidade de Vida em Crian?as e Adolescentes (Kidscreen 10). Resultados: O modelo hipotetizado de tr?s fatores da EACESA (Seguran?a, Drive e Amea?a) foi testado atrav?s de uma an?lise fatorial confirmat?ria, revelando um bom ajustamento aos dados (?2/gl = 2,93; CFI = 0,91; GFI = 0,92; RMSEA = 0,07). As subescalas apresentaram uma consist?ncia interna adequada (? = 0,73 para a subescala de seguran?a, ? = 0,86 para a subescala de drive e ? = 0,70 para a subescala de amea?a). Foram encontradas diferen?as de g?nero, manifestando os rapazes valores mais elevados nas subescalas de seguran?a e drive e as raparigas valores mais elevados na subescala de amea?a. A idade n?o mostrou uma correla??o significativa com qualquer das subescalas da EACESA. A escala apresentou uma boa estabilidade teste-reteste no intervalo de 1 m?s. As subescalas Seguran?a e Drive da EACESA apresentaram correla??es positivas significativas com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Apresentaram-se tamb?m correlacionadas, mas negativamente com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo (Eu Detestado e Eu Inadequado). J? a subescala de Amea?a apresentou correla??es positivas e significativas com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo, bem como uma associa??o negativa com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Conclus?o: Este estudo demonstrou que a EACESA ? um instrumento robusto e fidedigno que permite a avalia??o do clima emocional na sala de aula, identificando tr?s sistemas diferentes associados a sentimentos de seguran?a/tranquiliza??o, de drive/ procura-recompensa e de defesa/amea?a. / Introduction: The school climate can be characterized by the students? quality of interactions with the school community (teachers, staff, colleagues/friends), as well as by the involvement and feeling of physical and psychological security present in this specific context, which consequently influences the cognitive, social and psychological development of students. Therefore, considering that the school is a privileged space for the balanced and healthy development of adolescents, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira and Lima (2019) developed a scale that evaluates different kinds of emotions in the classroom, called the Classroom Emotional Climate Assessment Scale (EACESA). The development of the scale was based on an evolutionary and motivational approach that points to the interdependence of three different systems in affect regulation (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objectives: Development and validation of a new instrument for the adolescent population designated by EACESA. It was intended to analyse its factorial structure and psychometric properties, as well as explore its relationship with other measures of positive and negative affect, negative emotional states, forms of self-criticism and selfreassurance and quality of life. Method: The final sample included 390 Portuguese adolescents (179 boys and 211 girls), with aged between 12 and 19 years old, attending between 7th and 12th year of schooling. In addition to the EACESA, participants completed the following instruments: Activation and Safe/Content Affect Scale (ETAP), Depression Anxiety Stress Scales (DASS-21), Forms of Self?Criticizing and Self-Reassuring Scale (FSCRS), Positive Affect and Negative Affect for Children Scale (PANAS-C) and the Children and Adolescent Quality of Life Questionnaire (Kidscreen 10). Results: The hypothesized EACESA three factor model (Safe, Drive and Threat) was tested by confirmatory factor analysis, adjustment a good fit to the data (?2 / gl = 2.93; CFI = 0.91; GFI = 0.92; RMSEA = 0.07). The subscales had an adequate internal consistency (? = 0.73 for the safe subscale, ? = 0.86 for the drive subscale and ? = 0.70 for the threat subscale). Gender differences were found, with boys indicating higher values in the safe and drive subscales and girls indicating values in the threat subscale. Age did not show a significant correlation with any of the EACESA subscales. The scale showed good test-retest stability within 1 month. EACESA Safe and Drive subscales showed significant positive correlations with the types of positive affect, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. They were also correlated, but negatively, with negative emotional states, negative affectivity, and forms of self-criticism (I Hated and I Inappropriate). The Threat subscale showed positive and significant correlations with negative emotional states, negative affectivity and forms of self-criticism, as well as a negative association with positive affect types, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. Conclusion: This study demonstrated that the EACESA is a robust and reliable instrument that allows to the assessment of the emotional climate in the classroom, identifying three different systems associated with feelings of safe/reassurance, drive/seek-reward and defense/threat.ISMT2020-01-07T10:38:02Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/995TID:202316530porHenriques, ?ngela Isabel TrindadeCunha, Marina (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:34ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes |
title |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes |
spellingShingle |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes Henriques, ?ngela Isabel Trindade Clima emocional na sala de aula - Emotional climate in the classroom Adolesc?ncia - Adolescence An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties |
title_short |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes |
title_full |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes |
title_fullStr |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes |
title_full_unstemmed |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes |
title_sort |
Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula: desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para adolescentes |
author |
Henriques, ?ngela Isabel Trindade |
author_facet |
Henriques, ?ngela Isabel Trindade Cunha, Marina (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Marina (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, ?ngela Isabel Trindade Cunha, Marina (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima emocional na sala de aula - Emotional climate in the classroom Adolesc?ncia - Adolescence An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties |
topic |
Clima emocional na sala de aula - Emotional climate in the classroom Adolesc?ncia - Adolescence An?lise fatorial confirmat?ria - Confirmatory factor analysis Propriedades psicom?tricas - Psychometric properties |
description |
Introdu??o: O clima escolar pode ser caraterizado pela qualidade das intera??es que o aluno tem para com a comunidade escolar (professores, funcion?rios, colegas/amigos), bem como pelo envolvimento e sentimento de seguran?a f?sica e psicol?gica presente neste contexto espec?fico, o qual influencia consequentemente o desenvolvimento cognitivo, social e psicol?gico dos alunos. Neste sentido, e tendo em conta que a escola ? um espa?o privilegiado para o desenvolvimento equilibrado e saud?vel dos adolescentes, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira e Lima (2019) desenvolveram uma escala que avalia diferentes tipos de emo??es na sala de aula, designada por Escala de Avalia??o do Clima Emocional na Sala de Aula (EACESA). O desenvolvimento da escala foi baseado numa abordagem evolucion?ria e motivacional que aponta a interdepend?ncia de tr?s sistemas diferentes na regula??o do afeto (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objetivos: Desenvolvimento e valida??o de um novo instrumento para a popula??o de adolescentes designado de EACESA. Pretendeu-se analisar a sua estrutura fatorial e propriedades psicom?tricas, bem como explorar a sua rela??o com outras medidas de afeto positivo e negativo, estados emocionais negativos, formas de autocriticismo e de autotranquiliza??o e a qualidade de vida. M?todos: A amostra final incluiu 390 adolescentes portugueses (179 rapazes e 211 raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade, a frequentarem entre o 7? e o 12? ano de escolaridade. Para al?m da EACESA, os participantes preencheram os seguintes instrumentos: Escala de Tipos de Afeto Positivo (ETAP), Escala das Formas de Autocriticismo e de Autotranquiliza??o para Adolescentes (EFAAA), Escala de Ansiedade, Depress?o e Stresse (EADS-21), Escala de Afeto Positivo e Negativo para Crian?as (EAPAN-C) e o Question?rio de Qualidade de Vida em Crian?as e Adolescentes (Kidscreen 10). Resultados: O modelo hipotetizado de tr?s fatores da EACESA (Seguran?a, Drive e Amea?a) foi testado atrav?s de uma an?lise fatorial confirmat?ria, revelando um bom ajustamento aos dados (?2/gl = 2,93; CFI = 0,91; GFI = 0,92; RMSEA = 0,07). As subescalas apresentaram uma consist?ncia interna adequada (? = 0,73 para a subescala de seguran?a, ? = 0,86 para a subescala de drive e ? = 0,70 para a subescala de amea?a). Foram encontradas diferen?as de g?nero, manifestando os rapazes valores mais elevados nas subescalas de seguran?a e drive e as raparigas valores mais elevados na subescala de amea?a. A idade n?o mostrou uma correla??o significativa com qualquer das subescalas da EACESA. A escala apresentou uma boa estabilidade teste-reteste no intervalo de 1 m?s. As subescalas Seguran?a e Drive da EACESA apresentaram correla??es positivas significativas com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Apresentaram-se tamb?m correlacionadas, mas negativamente com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo (Eu Detestado e Eu Inadequado). J? a subescala de Amea?a apresentou correla??es positivas e significativas com os estados emocionais negativos, com a afetividade negativa e com as formas de autocriticismo, bem como uma associa??o negativa com os tipos de afeto positivo, com a afetividade positiva, com a autotranquiliza??o e com a qualidade de vida. Conclus?o: Este estudo demonstrou que a EACESA ? um instrumento robusto e fidedigno que permite a avalia??o do clima emocional na sala de aula, identificando tr?s sistemas diferentes associados a sentimentos de seguran?a/tranquiliza??o, de drive/ procura-recompensa e de defesa/amea?a. / Introduction: The school climate can be characterized by the students? quality of interactions with the school community (teachers, staff, colleagues/friends), as well as by the involvement and feeling of physical and psychological security present in this specific context, which consequently influences the cognitive, social and psychological development of students. Therefore, considering that the school is a privileged space for the balanced and healthy development of adolescents, Albuquerque, Matos, Cunha, Galhardo, Palmeira and Lima (2019) developed a scale that evaluates different kinds of emotions in the classroom, called the Classroom Emotional Climate Assessment Scale (EACESA). The development of the scale was based on an evolutionary and motivational approach that points to the interdependence of three different systems in affect regulation (Gilbert, 2005; Gilbert, 2019). Objectives: Development and validation of a new instrument for the adolescent population designated by EACESA. It was intended to analyse its factorial structure and psychometric properties, as well as explore its relationship with other measures of positive and negative affect, negative emotional states, forms of self-criticism and selfreassurance and quality of life. Method: The final sample included 390 Portuguese adolescents (179 boys and 211 girls), with aged between 12 and 19 years old, attending between 7th and 12th year of schooling. In addition to the EACESA, participants completed the following instruments: Activation and Safe/Content Affect Scale (ETAP), Depression Anxiety Stress Scales (DASS-21), Forms of Self?Criticizing and Self-Reassuring Scale (FSCRS), Positive Affect and Negative Affect for Children Scale (PANAS-C) and the Children and Adolescent Quality of Life Questionnaire (Kidscreen 10). Results: The hypothesized EACESA three factor model (Safe, Drive and Threat) was tested by confirmatory factor analysis, adjustment a good fit to the data (?2 / gl = 2.93; CFI = 0.91; GFI = 0.92; RMSEA = 0.07). The subscales had an adequate internal consistency (? = 0.73 for the safe subscale, ? = 0.86 for the drive subscale and ? = 0.70 for the threat subscale). Gender differences were found, with boys indicating higher values in the safe and drive subscales and girls indicating values in the threat subscale. Age did not show a significant correlation with any of the EACESA subscales. The scale showed good test-retest stability within 1 month. EACESA Safe and Drive subscales showed significant positive correlations with the types of positive affect, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. They were also correlated, but negatively, with negative emotional states, negative affectivity, and forms of self-criticism (I Hated and I Inappropriate). The Threat subscale showed positive and significant correlations with negative emotional states, negative affectivity and forms of self-criticism, as well as a negative association with positive affect types, positive affectivity, self-reassurance and quality of life. Conclusion: This study demonstrated that the EACESA is a robust and reliable instrument that allows to the assessment of the emotional climate in the classroom, identifying three different systems associated with feelings of safe/reassurance, drive/seek-reward and defense/threat. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2020-01-07T10:38:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/995 TID:202316530 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/995 |
identifier_str_mv |
TID:202316530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303609188286464 |