Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Belinda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Borges, Patrícia, Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3400
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados no âmbito de uma investigação realizada sobre as Concepções e Práticas do Educador de Infância perante os medos na 2ª Infância. Pretende-se, a partir deste estudo, conhecer os medos mais frequentemente identificados nas crianças de Jardim de Infância e, consequentemente, de que forma os educadores abordam estas questões com as mesmas. Este estudo, de carácter descritivo, baseou-se numa amostra de 50 crianças e de 6 educadores, provenientes de vários Jardins de Infância da cidade de Santarém e periferia. O estudo foi desenvolvido em duas fases: numa primeira fase, foram entrevistadas as crianças, tendo-se procurado identificar os seus medos mais frequentes. Numa segunda fase, foram entrevistados os educadores, sendo aplicada uma entrevista semi-directiva, com o objectivo de conhecer e identificar as suas concepções e estratégias desenvolvidas pelos mesmos face a situações em que as crianças revelam alguma forma de medo.
id RCAP_6d19317932955ed9132c6933ad7a3e74
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infânciamedosinfânciapráticas do educador de infânciafearchildhoodkindergarten teacher practicesO presente artigo apresenta os resultados no âmbito de uma investigação realizada sobre as Concepções e Práticas do Educador de Infância perante os medos na 2ª Infância. Pretende-se, a partir deste estudo, conhecer os medos mais frequentemente identificados nas crianças de Jardim de Infância e, consequentemente, de que forma os educadores abordam estas questões com as mesmas. Este estudo, de carácter descritivo, baseou-se numa amostra de 50 crianças e de 6 educadores, provenientes de vários Jardins de Infância da cidade de Santarém e periferia. O estudo foi desenvolvido em duas fases: numa primeira fase, foram entrevistadas as crianças, tendo-se procurado identificar os seus medos mais frequentes. Numa segunda fase, foram entrevistados os educadores, sendo aplicada uma entrevista semi-directiva, com o objectivo de conhecer e identificar as suas concepções e estratégias desenvolvidas pelos mesmos face a situações em que as crianças revelam alguma forma de medo.This article presents the results of a research on the conceptions and practices of the Kindergarten teacher, about the childhood fears. The aim was to identify the most common fears among children of Kindergarten, and consequently, how the educators address these issues with them. This study was based on a sample of children and educators from 4 Kindergartener in the city of Santarém. The study was conducted in two stages: initially the children were interviewed, so that we could identify their most common fears and on a second phase, the educators were interviewed using a semi-directive interview to know their conceptions and strategies used when they face situations of fear from their children. The main results show that the most common fears among children of pre-school age are fear of animals and of imaginary characters from children’s literature. Teachers also relate, in addition to these fears, the fear of the unknown and of new situations. Both samples also mention the fear of the dark. Regarding the teachers’ conceptions, they understand fear as a natural part of child development. As for the practices undertaken in this domain, educators resort, mostly, the strategies supported by discussion, using written materials such as books or childhood literature, pedagogically appropriate to the individuality of each child.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, BelindaBorges, PatríciaSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz2021-02-28T00:22:57Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3400porFerreira, B., Borges, P. & Seixas, S. (2010). Os medos na 2ª infância: Concepções e práticas do educador de infância. Interacções, vol. 6, 15, 26-40.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:11.332600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância
title Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância
spellingShingle Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância
Ferreira, Belinda
medos
infância
práticas do educador de infância
fear
childhood
kindergarten teacher practices
title_short Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância
title_full Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância
title_fullStr Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância
title_full_unstemmed Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância
title_sort Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância
author Ferreira, Belinda
author_facet Ferreira, Belinda
Borges, Patrícia
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author_role author
author2 Borges, Patrícia
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Belinda
Borges, Patrícia
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.subject.por.fl_str_mv medos
infância
práticas do educador de infância
fear
childhood
kindergarten teacher practices
topic medos
infância
práticas do educador de infância
fear
childhood
kindergarten teacher practices
description O presente artigo apresenta os resultados no âmbito de uma investigação realizada sobre as Concepções e Práticas do Educador de Infância perante os medos na 2ª Infância. Pretende-se, a partir deste estudo, conhecer os medos mais frequentemente identificados nas crianças de Jardim de Infância e, consequentemente, de que forma os educadores abordam estas questões com as mesmas. Este estudo, de carácter descritivo, baseou-se numa amostra de 50 crianças e de 6 educadores, provenientes de vários Jardins de Infância da cidade de Santarém e periferia. O estudo foi desenvolvido em duas fases: numa primeira fase, foram entrevistadas as crianças, tendo-se procurado identificar os seus medos mais frequentes. Numa segunda fase, foram entrevistados os educadores, sendo aplicada uma entrevista semi-directiva, com o objectivo de conhecer e identificar as suas concepções e estratégias desenvolvidas pelos mesmos face a situações em que as crianças revelam alguma forma de medo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2021-02-28T00:22:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3400
url http://hdl.handle.net/10400.15/3400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, B., Borges, P. & Seixas, S. (2010). Os medos na 2ª infância: Concepções e práticas do educador de infância. Interacções, vol. 6, 15, 26-40.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137041073569792