Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14081 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação era o de asseverar se os Jogos Sérios podem ou não ser considerados ferramentas pedagógicas válidas. Foi desenvolvido um protótipo, de um Jogo Sério, para ser utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de SQL. Para o atestar foi realizado um estudo, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação, com os alunos de duas escolas secundárias. Participaram, no referido estudo, 43 alunos e os respetivos professores de área de informática. No teste realizado após jogarem ao jogo, verificou-se que 93,8% dos alunos acertaram pelo menos uma pergunta, dos quais, 56,3% melhoraram em relação ao teste realizado antes de jogarem. Dado os resultados obtidos, pode-se concluir que os Jogos Sérios revelam ser ferramentas altamente motivadoras, versáteis e mostram fortes indícios de influência positiva na aquisição e reciclagem de conhecimentos; ABSTRACT: The objective of this dissertation was to verify if Serious Games can or cannot be considered valid as pedagogical tools. A Serious Game prototype has been developed to support the SQL learning. In order to test it was made a study, authorized by the Education Ministry, with 43 high school students and their computer science teachers. On the after playing test, 93.8% of the students had answered correctly for at least a question, from those 56.3% performed better than the test before playing. With these results it is possible to conclude that Serious Games are highly motivational, versatile tools and can influence positively the acquisition and recycling of the knowledge. |
id |
RCAP_6d1a31151c312f342d75646afa819c7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?Jogos sériosAprendizagemEducaçãoMotivação intrínsecaJogosMotivaçãoSerious gameLearningEducationIntrisic motivationGamesMotivationO objetivo desta dissertação era o de asseverar se os Jogos Sérios podem ou não ser considerados ferramentas pedagógicas válidas. Foi desenvolvido um protótipo, de um Jogo Sério, para ser utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de SQL. Para o atestar foi realizado um estudo, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação, com os alunos de duas escolas secundárias. Participaram, no referido estudo, 43 alunos e os respetivos professores de área de informática. No teste realizado após jogarem ao jogo, verificou-se que 93,8% dos alunos acertaram pelo menos uma pergunta, dos quais, 56,3% melhoraram em relação ao teste realizado antes de jogarem. Dado os resultados obtidos, pode-se concluir que os Jogos Sérios revelam ser ferramentas altamente motivadoras, versáteis e mostram fortes indícios de influência positiva na aquisição e reciclagem de conhecimentos; ABSTRACT: The objective of this dissertation was to verify if Serious Games can or cannot be considered valid as pedagogical tools. A Serious Game prototype has been developed to support the SQL learning. In order to test it was made a study, authorized by the Education Ministry, with 43 high school students and their computer science teachers. On the after playing test, 93.8% of the students had answered correctly for at least a question, from those 56.3% performed better than the test before playing. With these results it is possible to conclude that Serious Games are highly motivational, versatile tools and can influence positively the acquisition and recycling of the knowledge.Universidade de Évora2015-04-14T14:26:55Z2015-04-142011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14081http://hdl.handle.net/10174/14081porDepartamento de Informáticateses@bib.uevora.pt282Duarte, José Manuel Cobiçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:22.431350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas? |
title |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas? |
spellingShingle |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas? Duarte, José Manuel Cobiça Jogos sérios Aprendizagem Educação Motivação intrínseca Jogos Motivação Serious game Learning Education Intrisic motivation Games Motivation |
title_short |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas? |
title_full |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas? |
title_fullStr |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas? |
title_full_unstemmed |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas? |
title_sort |
Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas? |
author |
Duarte, José Manuel Cobiça |
author_facet |
Duarte, José Manuel Cobiça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, José Manuel Cobiça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos sérios Aprendizagem Educação Motivação intrínseca Jogos Motivação Serious game Learning Education Intrisic motivation Games Motivation |
topic |
Jogos sérios Aprendizagem Educação Motivação intrínseca Jogos Motivação Serious game Learning Education Intrisic motivation Games Motivation |
description |
O objetivo desta dissertação era o de asseverar se os Jogos Sérios podem ou não ser considerados ferramentas pedagógicas válidas. Foi desenvolvido um protótipo, de um Jogo Sério, para ser utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de SQL. Para o atestar foi realizado um estudo, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação, com os alunos de duas escolas secundárias. Participaram, no referido estudo, 43 alunos e os respetivos professores de área de informática. No teste realizado após jogarem ao jogo, verificou-se que 93,8% dos alunos acertaram pelo menos uma pergunta, dos quais, 56,3% melhoraram em relação ao teste realizado antes de jogarem. Dado os resultados obtidos, pode-se concluir que os Jogos Sérios revelam ser ferramentas altamente motivadoras, versáteis e mostram fortes indícios de influência positiva na aquisição e reciclagem de conhecimentos; ABSTRACT: The objective of this dissertation was to verify if Serious Games can or cannot be considered valid as pedagogical tools. A Serious Game prototype has been developed to support the SQL learning. In order to test it was made a study, authorized by the Education Ministry, with 43 high school students and their computer science teachers. On the after playing test, 93.8% of the students had answered correctly for at least a question, from those 56.3% performed better than the test before playing. With these results it is possible to conclude that Serious Games are highly motivational, versatile tools and can influence positively the acquisition and recycling of the knowledge. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2015-04-14T14:26:55Z 2015-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14081 http://hdl.handle.net/10174/14081 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Informática teses@bib.uevora.pt 282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136558180204544 |