Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, José Manuel Cobiça
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14081
Resumo: O objetivo desta dissertação era o de asseverar se os Jogos Sérios podem ou não ser considerados ferramentas pedagógicas válidas. Foi desenvolvido um protótipo, de um Jogo Sério, para ser utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de SQL. Para o atestar foi realizado um estudo, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação, com os alunos de duas escolas secundárias. Participaram, no referido estudo, 43 alunos e os respetivos professores de área de informática. No teste realizado após jogarem ao jogo, verificou-se que 93,8% dos alunos acertaram pelo menos uma pergunta, dos quais, 56,3% melhoraram em relação ao teste realizado antes de jogarem. Dado os resultados obtidos, pode-se concluir que os Jogos Sérios revelam ser ferramentas altamente motivadoras, versáteis e mostram fortes indícios de influência positiva na aquisição e reciclagem de conhecimentos; ABSTRACT: The objective of this dissertation was to verify if Serious Games can or cannot be considered valid as pedagogical tools. A Serious Game prototype has been developed to support the SQL learning. In order to test it was made a study, authorized by the Education Ministry, with 43 high school students and their computer science teachers. On the after playing test, 93.8% of the students had answered correctly for at least a question, from those 56.3% performed better than the test before playing. With these results it is possible to conclude that Serious Games are highly motivational, versatile tools and can influence positively the acquisition and recycling of the knowledge.
id RCAP_6d1a31151c312f342d75646afa819c7f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?Jogos sériosAprendizagemEducaçãoMotivação intrínsecaJogosMotivaçãoSerious gameLearningEducationIntrisic motivationGamesMotivationO objetivo desta dissertação era o de asseverar se os Jogos Sérios podem ou não ser considerados ferramentas pedagógicas válidas. Foi desenvolvido um protótipo, de um Jogo Sério, para ser utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de SQL. Para o atestar foi realizado um estudo, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação, com os alunos de duas escolas secundárias. Participaram, no referido estudo, 43 alunos e os respetivos professores de área de informática. No teste realizado após jogarem ao jogo, verificou-se que 93,8% dos alunos acertaram pelo menos uma pergunta, dos quais, 56,3% melhoraram em relação ao teste realizado antes de jogarem. Dado os resultados obtidos, pode-se concluir que os Jogos Sérios revelam ser ferramentas altamente motivadoras, versáteis e mostram fortes indícios de influência positiva na aquisição e reciclagem de conhecimentos; ABSTRACT: The objective of this dissertation was to verify if Serious Games can or cannot be considered valid as pedagogical tools. A Serious Game prototype has been developed to support the SQL learning. In order to test it was made a study, authorized by the Education Ministry, with 43 high school students and their computer science teachers. On the after playing test, 93.8% of the students had answered correctly for at least a question, from those 56.3% performed better than the test before playing. With these results it is possible to conclude that Serious Games are highly motivational, versatile tools and can influence positively the acquisition and recycling of the knowledge.Universidade de Évora2015-04-14T14:26:55Z2015-04-142011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14081http://hdl.handle.net/10174/14081porDepartamento de Informáticateses@bib.uevora.pt282Duarte, José Manuel Cobiçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:22.431350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
title Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
spellingShingle Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
Duarte, José Manuel Cobiça
Jogos sérios
Aprendizagem
Educação
Motivação intrínseca
Jogos
Motivação
Serious game
Learning
Education
Intrisic motivation
Games
Motivation
title_short Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
title_full Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
title_fullStr Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
title_full_unstemmed Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
title_sort Serious game - ferramentas lúdicas ou pedagógicas?
author Duarte, José Manuel Cobiça
author_facet Duarte, José Manuel Cobiça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, José Manuel Cobiça
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos sérios
Aprendizagem
Educação
Motivação intrínseca
Jogos
Motivação
Serious game
Learning
Education
Intrisic motivation
Games
Motivation
topic Jogos sérios
Aprendizagem
Educação
Motivação intrínseca
Jogos
Motivação
Serious game
Learning
Education
Intrisic motivation
Games
Motivation
description O objetivo desta dissertação era o de asseverar se os Jogos Sérios podem ou não ser considerados ferramentas pedagógicas válidas. Foi desenvolvido um protótipo, de um Jogo Sério, para ser utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de SQL. Para o atestar foi realizado um estudo, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação, com os alunos de duas escolas secundárias. Participaram, no referido estudo, 43 alunos e os respetivos professores de área de informática. No teste realizado após jogarem ao jogo, verificou-se que 93,8% dos alunos acertaram pelo menos uma pergunta, dos quais, 56,3% melhoraram em relação ao teste realizado antes de jogarem. Dado os resultados obtidos, pode-se concluir que os Jogos Sérios revelam ser ferramentas altamente motivadoras, versáteis e mostram fortes indícios de influência positiva na aquisição e reciclagem de conhecimentos; ABSTRACT: The objective of this dissertation was to verify if Serious Games can or cannot be considered valid as pedagogical tools. A Serious Game prototype has been developed to support the SQL learning. In order to test it was made a study, authorized by the Education Ministry, with 43 high school students and their computer science teachers. On the after playing test, 93.8% of the students had answered correctly for at least a question, from those 56.3% performed better than the test before playing. With these results it is possible to conclude that Serious Games are highly motivational, versatile tools and can influence positively the acquisition and recycling of the knowledge.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-04-14T14:26:55Z
2015-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14081
http://hdl.handle.net/10174/14081
url http://hdl.handle.net/10174/14081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Informática
teses@bib.uevora.pt
282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136558180204544