Scholarship e a identidade académica na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9062 |
Resumo: | As instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior. |
id |
RCAP_6d96f3276dffbb12973c04e53cd6ed5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9062 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Scholarship e a identidade académica na era digitalScholarshipEducação abertaIdentidade académicaOpen educationAcademic identityODS::04:Educação de QualidadeAs instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior.Similarly to current society, higher education institutions are facing important challenges nowadays, particularly of socio-economic, scientific and technological nature. In the context of these challenges, which simultaneously represent opportunities for 21st century institutions, we revisit in this article Ernest Boyer's (1990) concept of scholarship, as a concept that describes the multidimensional functions of higher education teachers/researchers. We also analyse the changes that have occurred in response to the challenges of the network society, the digital practices and the global movement of openness to knowledge, with particular attention to the potentialities that the movement of openness to knowledge can bring to each of the academic functions of higher education teachers/researchers.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCardoso, PaulaMorgado, LinaTeixeira, António2020-01-20T12:17:14Z2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9062porCardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António - Scholarship e a identidade académica na era digital. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 16-282182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:39Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:00.628029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scholarship e a identidade académica na era digital |
title |
Scholarship e a identidade académica na era digital |
spellingShingle |
Scholarship e a identidade académica na era digital Cardoso, Paula Scholarship Educação aberta Identidade académica Open education Academic identity ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Scholarship e a identidade académica na era digital |
title_full |
Scholarship e a identidade académica na era digital |
title_fullStr |
Scholarship e a identidade académica na era digital |
title_full_unstemmed |
Scholarship e a identidade académica na era digital |
title_sort |
Scholarship e a identidade académica na era digital |
author |
Cardoso, Paula |
author_facet |
Cardoso, Paula Morgado, Lina Teixeira, António |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Lina Teixeira, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Paula Morgado, Lina Teixeira, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scholarship Educação aberta Identidade académica Open education Academic identity ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Scholarship Educação aberta Identidade académica Open education Academic identity ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
As instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11 2019-11-01T00:00:00Z 2020-01-20T12:17:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9062 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António - Scholarship e a identidade académica na era digital. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 16-28 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135073426997248 |