Scholarship e a identidade académica na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morgado, Lina, Teixeira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9062
Resumo: As instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior.
id RCAP_6d96f3276dffbb12973c04e53cd6ed5c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9062
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Scholarship e a identidade académica na era digitalScholarshipEducação abertaIdentidade académicaOpen educationAcademic identityODS::04:Educação de QualidadeAs instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior.Similarly to current society, higher education institutions are facing important challenges nowadays, particularly of socio-economic, scientific and technological nature. In the context of these challenges, which simultaneously represent opportunities for 21st century institutions, we revisit in this article Ernest Boyer's (1990) concept of scholarship, as a concept that describes the multidimensional functions of higher education teachers/researchers. We also analyse the changes that have occurred in response to the challenges of the network society, the digital practices and the global movement of openness to knowledge, with particular attention to the potentialities that the movement of openness to knowledge can bring to each of the academic functions of higher education teachers/researchers.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCardoso, PaulaMorgado, LinaTeixeira, António2020-01-20T12:17:14Z2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9062porCardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António - Scholarship e a identidade académica na era digital. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 16-282182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:39Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:00.628029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Scholarship e a identidade académica na era digital
title Scholarship e a identidade académica na era digital
spellingShingle Scholarship e a identidade académica na era digital
Cardoso, Paula
Scholarship
Educação aberta
Identidade académica
Open education
Academic identity
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Scholarship e a identidade académica na era digital
title_full Scholarship e a identidade académica na era digital
title_fullStr Scholarship e a identidade académica na era digital
title_full_unstemmed Scholarship e a identidade académica na era digital
title_sort Scholarship e a identidade académica na era digital
author Cardoso, Paula
author_facet Cardoso, Paula
Morgado, Lina
Teixeira, António
author_role author
author2 Morgado, Lina
Teixeira, António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Paula
Morgado, Lina
Teixeira, António
dc.subject.por.fl_str_mv Scholarship
Educação aberta
Identidade académica
Open education
Academic identity
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Scholarship
Educação aberta
Identidade académica
Open education
Academic identity
ODS::04:Educação de Qualidade
description As instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11
2019-11-01T00:00:00Z
2020-01-20T12:17:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9062
url http://hdl.handle.net/10400.2/9062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, António - Scholarship e a identidade académica na era digital. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 16-28
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp16-28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135073426997248